quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Depoimento #01





SERVIÇOS - mapa da região (clique no endereço desejado) 
Dr. José Antonio Rinaldi (Crefito3 / 12347-F)
Consultório I: Rua Salete, 117 - Santana - Telefone: (11)2973-9099
Consultório II: Rua Serra de Bragança, 1355 - Tatuapé - Telefone:(11) 3628-2125 / 3628-2129
Consultório III: Av.Onze de Junho, 357 -Vila Clementino  - Telefone: (11)3211-7105



CONTATOS
Cel: 55(11)- 993472511
email: dr.rinaldiacupuntura@gmail.com

domingo, 22 de janeiro de 2012

DOENCAS PSICOSSOMÁTICAS E OS TRATAMENTOS NATURAIS E ACUPUNTURA


A psicossomática é uma ciência importante que integra a Medina e a psicologia, que estudo os efeitos dos fatores sociais e psicológicos sobre processos orgânicos do corpo humano e sobre o bem estar de cada pessoa.

A palavra psicossomática não deve ser compreendida apenas como um adjetivo para sintomas, pois não existe separação para mente, corpo, alma e espírito. A psicossomática é portanto empregada para qualquer tipo de sintoma, seja ele físico, mental, emocional, psíquico, espiritual, profissional, relacional, comportamental, social e familiar.



HISTÓRICO

A medicina psicossomática começou a ser definida com tal, nas primeiras décadas do século XX, mas teve seu inicio e evolução nas  investigações psicanalíticas com Jean-Martin Chacot (1825-1893) e Josefh Breuer (1842-1925). Em 1939 pode ser considaderado uma data da sua consagração tendo como marco a fundação da American Psycossomatic Society. Hoje em dia a psicossomática tem se desenvolvido sobre uma ótica multiprofissional.

IDENTIFICAÇÃO DE FATORES PSICOSSOMÁTICOS

Existem inúmeras possibilidades sob uma visão cartesiana para identificação de processos patológicos, mas com certa distinção de causas orgânicas, pois haverá múltiplas causas como genéticas, orgânicas, acidentais, ambientais, trazendo um pensamento diferenciado sobre fatores psicológicos.
Algumas doenças supostamente teriam origem exclusivamente no aspecto psíquico, ou ainda doenças de ordem neuro-vegetativas, ou sejam doenças com respostas fisiológicas exageradas causando tensão emocional.

Na visão Junguiana ou da psicologia integral, todo sintoma é psicossomático e pode ser um meio para que o processo de autoconhecimento possa acontecer.
ANALISE DE FREUD
Todo processo de relação da doença física com o aspecto emocional  já havia sido imaginada por Freud quando fez a recomendação que todo médico além de sua especialidade deveria ser treinado em psicanálise para melhor observação do ser humano no que tange a doença.



DOENÇAS PSICOSSOMÁTICAS
As doenças psicossomáticas podem se manifestar nos diversos sistemas que constituem nosso corpo como:
-GASTROINTESTINAL ( gastrite, úlcera, retocolite, prisão de ventre)
-RESPIRATÓRIO ( asma, bronquite, rinite)
-CARDIOVASCULAR ( hipertensão, taquicardia, angina)
-DERMATOLÓGICO ( vitiligo, psoríase, dermatite, herpez, urticária, eczema)
-ENDÓCRINO E METABÓLICO ( diabetes)
-NEUROLÓGICO ( enxaqueca, vertigens)
-ARTICULÇÕES ( artrite, artrose, tendinites, reumatismos)
-SEXUAL ( impotência e disfunções sexuais)
-IMUNOLÓGICO ( infecções).

RELAÇÃO CORPO E MENTE
As relações entre o corpo e mente é absolutamente intima e capaz de modular todo o comportamento do corpo, levando a supressão orgânica trazendo imensas modificações no seu funcionamento. Por exemplo: é difícil um paciente que apresenta um quadro de gastrite de relacionar isto ao seu quadro emocional, assim como a ansiedade e irritabilidade que são sentimentos comuns no quadros psicossomáticos, onde levarão a muitos sintomas como dores pelo corpo, dores de cabeça, insônia e depressão.
ENTENDER A CAUSA
Na doença psicossomática é importante entender que a causa principal desta descompensação física , que aparece no corpo humano, esta intimamente ligado à esfera emocional deste individuo, ligado ao sua mente, seus sentimentos e à sua afetividade.
No entanto o individuo normalmente negligencia seus sentimentos, e suas emoções e não admite que deveria procurar ajuda para resolver conflitos internos, considerando assim seus medos e seus “fantasmas”.
RESUMO DA ÓPERA
Todo sinal e sintoma patológico deve ser considerado e não significa que a dor física e os sofrimento não existam, pelo contrario o corpo sofre, pede ajuda pois também haverá descontrole orgânico, mas muitas vezes se não bem identificados as relações psicossomáticas os medicamentos não farão efeito.
TRATAMENTO PELA ACUPUNTURA
A Medicina Tradicional Chinesa nos mostra cinco emoções: a raiva, o medo, a tristeza, a preocupação, a alegria ou euforia.
A alegria em excesso ou euforia, reduz o funcionamento da circulação de energia nos meridianos, a tristeza oprime o coração e prejudica o pulmão, o temor dificulta a energia essencial ou ancestral, o excesso de preocupação pode prejudicar o baço-pâncreas, a cólera pode causar morte súbita por apoplexia e um medo muito grande pode enlouquecer uma pessoa ou lhe causar um acidente vascular cerebral.
Quando a Medicina tradicional Chinesa fala que os humores psíquicos são elaborados no coração, e enviados para o cérebro, quer dizer que esses humores são um conceito imaterial energético e psíquico, se dirigindo também para um coração energético, um centro organizador em contato diret



Dr. José Antonio Rinaldi (CrefitoSP 12347-F)
Consultórios:  

Rua: Voluntários da Pátria, 654 - Sala 317 - Santana - Telefone: (11) 97372-3325
Rua: Serra de Bragança, 1355 - Tatuapé Tel:(11) 97372-3325


Whatssap 55(11)- 99347-2511
o com os meridianos.
Contudo a atividade psíquica não está separada da atividade orgânica e quando estamos cuidando do paciente o olhamos de um





forma integral, cuidando tanto dos problemas físicos e emocionais, no sentido de equilibrá-lo amplamente.



domingo, 15 de janeiro de 2012

BAIXA AUTOESTIMA E OS TRATAMENTOS NATURAIS


DEFINICAO
Autoestima é a capacidade de sentirmos a vida, estando de bem o mesma. É a confiança em nosso modo de pensar e enfrentar os problemas, e o direito de viver bem aumentando assim nossa qualidade de vida.

CONCEITO

A autoestima envolve tanto crenças como por exemplo competente/ incompetente, e emoções como exemplo triunfo/ desespero. Também encontra expressão no comportamento do individuo como exemplo confiança/ medo. De modo geral a autoestima pode ser construída como característica da personalidade ou como condição psicológica temporária. Contudo a autoestima se torna uma condição particular de viver autenticamente bem.

AUTOESTIMA RESULTA:
-A AUTO-EFICIÊNCIA – noção de eficiência pessoal, confiança nas aptidões mentais como forma e fonte de gestão, ou seja  capacidade de resolver conflitos internos ou externos.

-AUTO-RESPEITO – Ter a consciência dos verdadeiros valores internos e ter certeza que deles irão nascer atitudes positivas perante a vida, onde garanta a total felicidade nos seus princípios, propiciando o desejo de ser feliz, e respeitando-se a si mesmo e dando aos outros o exemplo de como gostamos de ser tratados.

-AUTO-VALORIZAÇÃO – Consciência total e profunda sobre nos recursos internos de valorização pessoal.

-AUTO-OBSERVAÇÃO – Consciência e atenção para entender padrões, atitudes e sentimentos, para entender as crenças negativas, bloqueios e medos.

-AUTO-RESPONSABILIZAÇÃO – Consciência da total responsabilidade sobre nossa vida e o fazemos dela.

-AUTO-CONHECIMENTO – É um processo de auto-análise, observando nossas necessidades e bloqueios emocionais para podermos nos libertar e viver mais feliz.

CIÚME E BAIXA AUTO-ESTIMA



O ciúme patológico é visto pela psiquiatria como uma espécie de paranóia. A pessoa cimenta apresenta na sua personalidade um traço marcante de timidez e sentimentos de insegurança, problemas estes que costumam ter vinculo com a infância. Este sentimento também agrava o processo de baixa auto-estima, pois a pessoa não tem confiança no outro e nem em si própria.

BULLYING E AUTOESTIMA

Bullying é um termo para descrever atos de violência física ou psicológica. Neste aspecto irá comprometer e muito a autoestima do individuo, pois poderá haver desde pequenos insultos até atos de violência e humilhação.

QUALIDADE E NIVEL DA AUTOESTIMA

Estes dois termos não são sinônimos, pois poderá haver autoestima elevada mas frágil, um exemplo é o próprio narcisismo, e autoestima baixa porém segura, por exemplo a humildade. O nível da autoestima acaba por depender da estrutura de cada  individuo que cultua e cultiva maior ou menor estabilidade na sua condição emocional.

TRATAMENTO POR ACUPUNTURA


A doença inicia-se por um desequilíbrio energético, onde poderá haver bloqueios, excessos ou deficiências, onde levará a alterações funcionais nos órgãos e sistemas. A Acupuntura trata as alterações energéticas  e funcionais trazendo a melhora dos quadros físicos e emocionais. Utilizamos agulhas no corpo e nas orelhas, assim como sementes orgânicas. Podemos utilizar homeopáticos a base de Florais para o equilíbrio vibracional.

AUTOESTIMA VERDADEIRA
Autoestima é a nossa predisposição para vivências existenciais, assim como modo de expressão positiva para a vida.
Autoestima condiz acima de tudo nossa capacidade de acreditar que somos dotados de um pensamento inteligente capaz de compreender e enfrentar tudo com sabedoria. A confiança e convicção de ser feliz é um direito  e depende apenas do individuo a sabedoria de encarar os desafios como aprendizagem, superando assim os obstáculos.
A certeza de sermos merecedores desta convicção e a confiança nos faz dignos e capazes de demonstrar nossas necessidades e nossos desejos dentro de um contexto de vida.


Dr. José Antonio Rinaldi (CrefitoSP 12347-F)
Consultórios:  

Rua: Voluntários da Pátria, 654 - Sala 317 - Santana - Telefone: (11) 97372-3325
Rua: Serra de Bragança, 1355 - Tatuapé Tel:(11) 97372-3325


Whatssap 55(11)- 99347-2511






quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

IMUNOLOGIA NA VISÃO DA MEDICINA TRADICONAL CHINESA

DEFINICÃO
Imunologia é o ramo da biologia que estuda o sistema imunitário. Este estudo lida com o funcionamento fisiológico do sistema imune do individuo, estando ele sadio ou doentio.


CONCEITO     
  
As células responsáveis pela imunidade são os linfócitos e os fagócitos. Os linfócitos apresentam-se como linfócitos T e linfócitos B ( responsáveis pela produção de anticorpos). Estas são barreiras internas, mas também temos as externas que são as primeiras a serem comprometidas.
As células T e B são responsáveis pelo reconhecimento especifico dos antígenos (células agressoras), já  as células citotóxicas reconhecem e destroem as células que se são infectadas.


ANTICORPOS
Os anticorpos são um grupo de proteínas séricas produzidas pelos linfócitos B. Os anticorpos ligam-se especificamente aos antígenos e assim promovem efeitos secundários.




ANTIGENOS
Antigenos são quaisquer molécula que o sistema imune adaptativo possa reconhecer. O sistema imune evolui com a finalidade de reconhecer os antígenos e destruir e eliminar a sua fonte. Quando o antígeno é eliminado o sistema imune é desligado.

FISIOLOGIA DA IMUNIDADE

Ocorrerão diversos eventos no processo da imunidade como:

-NEUTRALIZAÇÃO: os anticorpos simplesmente neutralizam os antígenos por se ligarem a eles.

-FAGOCITOSE: é o englobamento e digestão do material sólido e microorganismos.

-REAÇÕES CITOTÓXICAS: são direcionadas contra células muito grandes para sofrerem fagocitose.

-A INFALAMAÇÃO: é a concentração de células do sistema imune no local da infecção compreendendo três eventos; aumento do suprimento sanguíneo no local da lesão, aumento da permeabilidade capilar e migração dos leucócitos, dos capilares para os tecidos adjacentes.
Quando o sistema imune de defronta com um agente patogênico extracelular, o seu objetivo e neutralizar e destruir os seus produtos.

QUANDO O SISTEMA IMUNE FALHA

-HIPERSENSIBILIDADE: resposta imune exagerada, por exemplo nas doenças auto-imune.
-IMUNODEFICIÊNCIA: o sistema imune não responde.
MECANISMOS DE AÇÃO DA ACUPUNTURA
>CONCEPÇÃO ENERGÉTICA
Segundo a concepção da medicina tradicional chinesa, o organismo humano é considerado como uma unidade funcional com uma organização idêntica do universo, ou seja o conceito Yin-Yang. Isto representando energeticamente o ser humano como partícula do universo.

>CONCEPÇÃO CIENTÍFICA
A acupuntura conduz uma estimulação cutânea inespecífica de certos pontos, zonas e tecidos com caráter especifico. Estes estímulos se dirigem às estruturas neurorrecptoras diferentes: terminações livres sensitivas, corpúsculos de Krauss e de Ruffini, terminações vegetativas do tipo aferente ou eferente, corpúsculos de Paccini, de Golgi, terminações de Meissner. 
Os níveis de reações são: nível local, segmentar, intraneuroeixo e nível neuro-humoral.

EFEITOS DA ACUPUNTURA
-Analgésico
-Neuromuscualares ( relaxamento, facilitando e desbloqueando)
-Antiinflamatórios
-Os efeitos imunológicos e de ativação de defesa orgânica
-Os efeitos de comando funcional de certos órgãos e sistemas orgânicos
-Os efeitos psíquicos.

AÇÃO IMUNOLÓGICA DE DEFESA DA ACUPUNTURA
Está consolidada a constatação do efeito imunológico da acupuntura no corpo, pois haverá modulação específica dos neurotransmissores, com liberação imediata do aumento do número de leucócitos, aumento de proteínas totais e das gamaglobulinas, portanto há evidencia cientifica destes mecanismos em estudos randomizados.



“As teorias e as doutrinas são divertimentos do espírito que se ligam entre si e que devem ser abandonados logo que um fato lhes resiste.” (René Laennec).



Dr. José Antonio Rinaldi (CrefitoSP 12347-F)
Consultórios:  

Rua: Voluntários da Pátria, 654 - Sala 317 - Santana - Telefone: (11) 97372-3325
Rua: Serra de Bragança, 1355 - Tatuapé Tel:(11) 97372-3325


Whatssap 55(11)- 99347-2511




domingo, 8 de janeiro de 2012

ENVELHECIMENTO, ASPECTO EMOCIONAL, DOENÇAS OPORTUNISTAS E MEDICINA CHINESA


A melhor idade ou dita terceira idade é uma fase da vida do individuo. Esta época da vida esta consolidada conforme a cultura e o desenvolvimento da sociedade em que vive. Em alguns países já se considera terceira idade quando se chega aos 60 anos, mas segundo a geriatria somente as 75 anos se afirma este conceito.

O ENVELHECIMENTO

O envelhecimento é uma preocupação do ser humano há muito tempo. Em nossa sociedade o homem rejeita o envelhecimento, não se conformando com as mudanças que o tempo trás ao corpo ao longo de nossa vida. A terceira idade sempre trás uma idéia negativa, e de sentimentos negativos, como piedade, medo e constrangimento.
Aristóteles (filosofo grego) e Galeno, acreditavam que cada ser nascia com uma quantidade de calor que iria se dissipando com avançar de idade, chegando a terceira idade.

Na China o taoísmo  preconiza o encontro do “verdadeiro caminho”que seria de viver tanto até se tornar imortal, para isso aprende-se a conservar energia, como controle da respiração, alimentação natural, evitar carne e álcool e usar a meditação.







O ASPECTO EMOCIONAL NO IDOSO

O relacionamento do idoso com o mundo, meio social e família se caracteriza pelas dificuldades emocionais quanto fisiológicas. Neste contexto o idoso se depara com dificuldades na sua performance ocupacional e social e conseqüente dificuldade em aceitar o novo, as alterações nas escalas de valores psíquico-intrinsicas despojadas no âmbito e degratante pensamento do fim...
No relacionamento com sua historia o idoso pode atribuir novos significados a fatos antigos e trazer um tom mais colorido ao aspecto “démodé”, passando a dar um ar mais colorido e glorioso a tudo que fez e transportar para o futuro uma idéia de projeção e abnegação dos sentimentos rudes e melancólicos. Por tudo isto o idoso se faz rico de experiência, dinâmico psiquicamnte e extremamente complicado no atrós devaneio do contexto aceitação pela idade!
Freud afirmava que determinantes patogênicos envolvidos nos transtornos mentais são divididos em duas partes: aqueles que o individuo traz  consigo, e aquele que a vida lhe traz.

DEPRESSÃO


A depressão constitui a enfermidade mental mais comum nos idosos, comprometendo sua qualidade de vida, sendo considerada fatores  de risco nos casos demênciais principalmente nos pacientes que tem doenças crônico-degenerativas ou incapacintantes. Estes pacientes apresentam baixa auto-estima, com tendência a desenvolver doenças oportuneistas, pois poderá haver mudanças no aspecto imunológico de defesa contra doenças.

PRINCIPAIS DOENÇAS NO ENVELHECIMENTO

-CARDIOVASCULARES: 
Infarto do miocárdio, angina e insuficiência cardíaca. São fatores de risco devido ao sedentarismo, fumo, diabetes, alto colesterol e obesidade.
-DERRAMES: Acidente vascular cerebral. Os fatores de risco são os mesmos dos cardiovasculares, mas o pior é a hipertensão arterial sistêmica (pressão alta).

-PNEUMONIA: Pacientes idosos com gripe persistente, enfisema e bronquite crônica e pacientes imóvies na cama tem fatores de risco.

-CÂNCER: Pessoas fumantes, exposição excessiva ao sol, obesidade, alcoolismo, fatores hereditários tem fatores de risco.

-ENFISEMA E BRONQUITE CRÔNICA: Tabagismo, poluição são fatores de risco.

-INFECÇÃO URINÁRIA: Tanto incontinência urinaria ou retenção urinária são fatores de risco.

-OSTEOPOROSE: Mais comum em mulheres, em que  o risco é de sete vezes maior, com resultado do enfraquecimento dos ossos e risco de fraturas.

ACUPUNTURA NA TERCEIRA IDADE

Há séculos a medicina tradicional chinesa (MTC) preocupa-se com o envelhecimento, onde tratamos problemas de insônia, depressão, ansiedade, estresse, cefaléias, distúrbios gastrointestinais, doenças respiratórias, acidente vascular cerebral, conseqüências de uso de quimioterapia, dores devido  artrites e artroses nesta fase da idade.







RESULTADOS: Há diminuição das dores e inflamações, melhora a capacidade funcional e o equilíbrio, fortalece o organismo, melhora o estado de humor e sono. Também minimiza os efeitos medicamentosos e previne o corpo contra doenças oportunistas. Podemos utilizar agulhas no corpo, na orelha, uso de ventosas e até do tratamento com raio Laser.



Tratamento





Dr. José Antonio Rinaldi (CrefitoSP 12347-F)
Consultórios:  

Rua: Voluntários da Pátria, 654 - Sala 317 - Santana - Telefone: (11) 97372-3325
Rua: Serra de Bragança, 1355 - Tatuapé Tel:(11) 97372-3325


Whatssap 55(11)- 99347-2511


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...