terça-feira, 29 de maio de 2012

GRAVIDEZ, AS DORES TRATADAS COM ACUPUNTURA



DEFINIÇÃO
A gravidez se refere ao estado de fecundação de um óvulo com um espermatozóide, onde haverá um conseqüente desenvolvimento do feto gerado no útero por nove meses até o nascimento.

A GESTAÇÃO
O processo embriológico da gestação é dado, obviamente, pelo ato da fecundação, e por isso não há como saber com exatidão o momento exato deste processo. A identificação se dá pela idade obstétrica da gravidez, ou seja, o primeiro dia do último período menstrual da mulher.
A idade gestacional é definida como o tempo transcorrido do último dia da menstruação, e a data atual medido em semanas e dias. A gestação dura em média 240 dias ou 40 semanas, 10 meses lunares.

ESTÁGIO PROGRESSIVO DA GRAVIDEZ

          Estágios no desenvolvimento pré-natal com semanas e meses (idade gestacional)


FORMAS DE GRAVIDEZ
A gravidez pode acontecer de várias formas, a mais comum é quando o pênis penetra na vagina expelindo uma grande quantidade de espermatozóides, ou a fertilização in vitro, por meio laboratorial.


SINTOMAS
Muitas mulheres não percebem nada no aspecto da gravidez, pois darão conta somente quando a menstruação atrasar. Os sintomas mais comuns são ânsia de vômito na parte da manhã, atraso menstrual e vontade de comer em horários estranhos como na madrugada e no meio da noite. Um ponto indicativo também se dá quando ocorre cólica com pequeno sangramento, este episódio significa que o zigoto esta se fixando na parede do endométrio.

SINTOMAS EFETIVOS DURANTE A GRAVIDEZ
-EDEMA OU INCHAÇO DAS MAMAS E PERNAS: ocorre nas duas primeiras semanas depois da concepção, se percebe maior sensibilidade nas mamas, assim como dor ao toque, sensação de peso e mamas latejantes.
-FADIGA E CANSAÇO: o cansaço e a sonolência poderão estar presentes logo nas primeiras semanas, devido ao aumento da progesterona durante a gestação.
-DORES NAS COSTAS / DOR LOMBAR: dores lombares são muito comuns na gestação, são mais comuns no terceiro trimestre e podem perdurar por toda a gravidez.
-DORES DE CABEÇA: as alterações hormonais nesta fase e o aumento da circulação sanguínea podem predispor as dores de cabeça durante a gestação.
-AUMENTO DA FREQÜÊNCIA URINÁRIA: após a 6 ou 8 semanas poderá ocorrer um aumento da freqüência urinária devido ao crescimento do útero e da cavidade pélvica.
-AUMENTO DA CIRCUNFERÊNCIA ABDOMINAL: até as 6 primeiras semanas o útero ainda está na cavidade pélvica, após ocorre a elevação dos órgãos internos, então o abdômen se torna protuberante com conseqüente relaxamento da musculatura.
-AVERSÃO OU DESEJOS POR ALIMENTOS: gestantes desenvolvem certos desejos ou aversões pelos mesmos, principalmente nos três primeiros meses.
-INSTABILIDADE DO ESTADO DE HUMOR: poderão ocorrer quadros de sensibilidade maior com choros e sentimentos hostis, pois esta fase se torna uma fase de aprendizado e adaptação ao novo estilo de vida.
-TONTURAS E DESMAIOS: ocorre dilatação dos vasos e a pressão sangüínea pode cair, assim como o índice glicêmico, ou seja, o açúcar do sangue cai e pode levar aos desmaios.

MODIFICAÇÕES NA ESTRUTURA FÍSICA DEVIDO A GESTAÇÃO

UTERO
O útero aumenta dos seus quase 100g para mais de 1 kg, onde haverá conseqüente compressão da bexiga; também ocorre uma hiperplasia do miométrio, ocorrendo estreitamento das fibras musculares lisas. Ocorre o espessamento do muco cervical criando uma rolha chamada rocha de Schroder que isola o ambiente fetal do ambiente externo, evitando assim infecções.

VULVA E VAGINA
A vulva e a vagina tornan-se flexíveis e edematosas (inchadas) e a secreção vaginal se torna espessa e esbranquiçada.

SEIOS
As mamas aumentam seu volume e os vasos sanguíneos ficam visíveis, a aréola fica mais escura. Glândulas sebáceas podem se hipertrofiar nos mamilos e aréolas, e no final da gestação haverá o colostro, líquido fino e amarelado riquíssimo para o bebê.

PELE
Haverá uma hiperpigmentação na pele com o aparecimento de cloama e da linha de nigrans no abdome. Poderá ocorrer hipertricose, ou seja, surgimento de pelos finos no rosto. Com a distensão abdominal poderá ocorrer estrias aparentes.

EXAMES QUE DETECTAM A GRAVIDEZ
Pode-se detectar a gravidez através de um exame de urina ou sangue conhecido como beta–HCG (gonadotrofina coriônica humana). Após identificado e comprovado inicia-se todo o pré-natal.

BENEFÍCIOS DA ACUPUNTURA NA GRAVIDEZ
A acupuntura na gravidez funciona como analgésico, antiinflamatório ou antialérgico, melhora a circulação sanguínea, diminui a pressão arterial, podendo prevenir contra os quadros de pré-eclânpsia. Melhoram os quadros de náuseas, vômitos e cefaléias.
Sem dúvida está indicada para as dores nas costas e no quadril, relaxando assim a musculatura, aliviam a sensação de peso, isto é, corrige a postura e diminui as dores. Diminui o inchaço, melhora os quadros de tensão e ansiedade. Outro benefício se dá nos quadros de insônia.

BENEFÍCIOS DA ACUPUNTURA PARA O BEBÊ
Não há estudos comprovados, mas sempre que se aplica a acupuntura na mamãe a criança fica mais calma, pois os todos os sintomas melhorados na mamãe se refletem no bebê.

BENEFÍCIOS PÓS-PARTO
Nesta fase a acupuntura irá reequilibrar as funções do organismo, assim como a produção hormonal. A mãe estando mais calma irá produzir mais leite, também contribui para a cura da mastite. A acupuntura atua no sistema nervoso central melhorando os quadros de depressão pós-parto. Outra função especial da acupuntura se dá na parte estética, melhorando as manchas da pele, melhorando a circulação na pele e a produção de colágeno. Podemos contribuir e muito nos quadros de gordura localizada e até celulite.

TRATAMENTO POR ACUPUNTURA
Utilizamos agulhamento sistêmico (agulhas no corpo) e acupuntura auricular. Podemos utilizar ventosas em alguns quadros mais sérios de dores lombares.
OBS: Os resultados são ótimos e a dor diminui gradativamente, porém temos que tomar muito cuidado no que diz respeito ao esforço excessivo nesta fase, mesmo que a dor tenha desaparecido, pois não devemos esquecer que o corpo da gestante esta passando por mudanças na sua estrutura, então todo cuidado é pouco!

Caso Clínico (Tratamento)














MAMÃE CENTRO DO INFINITO E EPISTEMOLÓGICO VIVER, QUE NO SEU VENTRE SE PROLONGA A VIDA, QUE EMANA DA MAIS PREFEITA CRIAÇÃO DO UNIVERSO....



Dr. José Antonio Rinaldi (CrefitoSP 12347-F)
Consultórios: 

Rua: Voluntários da Pátria, 654 - Sala 317 - Santana - Telefone: (11) 97372-3325
Rua: Serra de Bragança, 1355 - Tatuapé Tel:(11) 97372-3325

Whatssap 55(11)- 99347-2511





quarta-feira, 23 de maio de 2012

PERDA DE PESO E ACUPUNTURA



OBESIDADE
Obesidade, nidiez ou pimelose (do grego pimele = gordura e ose =  processo mórbido). É uma doença crônica e multifatorial, na qual a reserva natural de gordura aumenta de forma desordenada, levando o indivíduo a sofrer de distúrbios que levarão a sério comprometimento de saúde. Classificamos a obesidade como resultada da balança energética positiva, ou seja, a ingestão dos alimentos é superior ao gasto energético, causando assim excesso de peso corporal.
TIPOS DE OBESIDADE
-OBESIDADE ANDRÓIDE
A obesidade andróide é caracterizada pela acumulação de gordura na parte superior do corpo, onde a maior parte da gordura se acumula nas costas, barriga e braços, deixando as partes inferiores magras.

CARACTERÍSTICAS DA OBESIDADE ANDRÓIDE
Este tipo de obesidade está associado à hipertensão e problemas digestivos, onde também estarão associados quadros de falta de ar, cansaço e problemas cardíacos.
Na obesidade andróide a gordura não está somente localizada entre a pele e os músculos, mas também localizada na cavidade abdominal, causando compressão interna dos órgãos. Então haverá aumento da circunferência abdominal, levando a riscos cardíacos.
-OBESIDADE GINÓIDE
A obesidade ginóide é característica de obesidade feminina, pois o corpo apresenta-se em forma de pera.  A gordura se instala na parte inferior do corpo, principalmente na região do quadril e coxas, deixando a parte superior mais magra. Este tipo de obesidade quase sempre esta associado aos fatores hormonais femininos.

CAUSAS DA OBESIDADE
As causas podem estar associadas a predisposição genética, dieta, ou seja, alto consumo de alimentos calóricos, sedentarismo, fatores ambientais e socioculturais . Podem estar associados quadros de estresse severo e depressão.
Dentro de todo processo de ganho de peso excessivo esta na comida, ou seja, comer demais e de forma incorreta, como gorduras, doces e guloseimas em demasia. Também comer rapidamente e principalmente tarde da noite, onde a digestão fica mais difícil.
A ansiedade é um dos maiores fatores que levam a pessoa a comer muito sem ter noção do que esta ingerindo.

OBESIDADE ABDOMINAL
Este tipo de obesidade efetivamente é o tipo mais grave, pois o acúmulo excessivo de células de gordura  no abdome leva ao risco de ataques cardíacos, dislipidemias, resistência a insulina, levando ao diabetes tipo 2, distúrbios metabólicos, inflamações e trombose. Um grave e assustador distúrbio que vem acometendo principalmente crianças e adolescentes.

IMC (ÍNDICE DE MASSA CORPORAL)
Este índice é um método que irá determinar ou medir a gordura corporal, para saber se há aumento ou ganho excessivo de peso. É calculado dividindo o peso do indivíduo em quilos pelo quadrado de sua altura em metros.

IMC
Classificação
< 18.5
Abaixo do Peso
18.5–24.9
Peso normal
25.0–29.9
Sobrepeso
30.0–34.9
Obesidade grau I
35.0–39.9
Obesidade grau II
≥ 40.0
  Obesidade grau III 

TRATAMENTO PELA ACUPUNTURA
A acupuntura irá atuar diretamente no aspecto energético do corpo, tentando equilibrar os órgãos internos. Usaremos pontos para inibição da fome, ansiedade, eliminação de líquidos e gordura corporal, assim como pontos para reduzir medidas da cintura. Tratamos com pontos sistêmicos e auriculoacupuntura cibernética, acelerando o metabolismo, fazendo assim o corpo expelir rapidamente o excesso de gordura.

                                          Caso Clínico



 
A LEVEZA DA VIDA SE DÁ ATRAVÉS DA QUEBRA DOS CONCEITOS E PRÉ-CONCEITOS, DO QUE SE É E DA VERDADE DO QUE SE FAZ...

Dr. José Antonio Rinaldi (CrefitoSP 12347-F)
Consultórios: 

Rua: Voluntários da Pátria, 654 - Sala 317 - Santana - Telefone: (11) 97372-3325
Rua: Serra de Bragança, 1355 - Tatuapé Tel:(11) 97372-3325

Whatssap 55(11)- 99347-2511



sábado, 12 de maio de 2012

HOMENAGEM A UMA QUERIDA...


Um dia do simples ato magnânimo da vida se fez matéria alguém tão especial. De um tempo tão distante o criador lhe permite a vida!
O tempo passa e desta estrutura se carna outra pessoinha, onde deixa toda sua vida em prol desta prole (filha pequena e querida), e na sua enfermidade transborda seu coração de amor pura e simplesmente aceita o que a vida lhe reservou.
Por mais de 40 anos se fez pura dedicação a esta pequena vida acamada.
O sorriso maroto desta mulher brilha na plena e amarga trajetória, e ela sorri com toda tolerância pela vida e clama a Deus no meu ouvido: Dr. Quem irá cuidar de minha filhinha...
Já sabendo que sua doença é incurável, assim como é incurável o coração dos incrédulos que não tem nada para dar!
Este ser humano se veste de atitude pela vida e mostrou para todos que ainda é possível sonhar, amar e degustar um “torresminho”...pelo prazer que fez desta mulher um ser querido, uma escolhida entre muitas para ser a mãe da filha, e mulher do homem presente e de sua incomensurável capacidade de aceitar este plano terreno para ensinar mais do que aprender.
Hoje me sinto pequeno dentro deste coração de mãe, pois este amor se faz incondicional.
Minha querida e linda Marilena, eu te desejo a “LUZ” neste dia das mães.


FELIZ DIA DAS MÃES A TODAS ESTAS ESTRELAS DA MAIS FORMOSA LUZ!

domingo, 6 de maio de 2012

MELANCOLIA E A MEDICINA CHINESA, TRATADA COM ACUPUNTURA



DEFINIÇÃO
A melancolia é um estado psíquico de depressão com ou sem causa definida. É um quadro que deixa o indivíduo com pouco ou nenhum entusiasmo pela vida ou por situações do cotidiano que envolve a vontade de realizar e lutar.

HISTÓRIA
A melancolia já era definida como doença por Hipócrates no século V. Hipócrates classificou então os 4 humores corporais (sangue, fleugma, bílis amarela e bílis negra).
Nesta questão ele diferenciou o equilíbrio e o desequilíbrio como sendo responsável pela saúde (eucrasia) ou enfermidade e dor (discrasia). Ele dizia que a influência de saturno levava o baço a secretar mais bílis negra, alterando o humor do individuo, deixando-o escurecido levando a melancolia.
Sigmund Freud em seus estudos do superego dizia que a melancolia era um estado de luto sem perder nada propriamente dito.

CARACTERÍSTICAS FISIOPATOLÓGICAS DA MELANCOLIA
Hoje em dia os estudos demonstram que o quadro de melancolia pode ser classificado com os mais variados distúrbios mentais, pois está dentro do que chamamos DSM (Manual diagnóstico e estatístico das doenças mentais).

ESTÁGIOS QUE CLASSIFICAM A DSM
A - APRESENTAR PELO MENOS UM DOS DOIS:
1-falta de prazer nas atividades diárias;
2- desânimo em situações muito prazerosas;
B – PELO MENOS TRÊS DESSES:
1-falta de prazer e desanimo constante;
2- quadro depressivo no período da manhã;
3-o despertar acontece sempre duas horas antes do horário de acordar;
4-profunda inquietação e agitação psicomotora;
5-perda de peso e anorexia;
-sentimento de culpa constante e sem lógica.

MELANCOLIA, OUTONO E O PULMÃO ENFRAQUECIDO.
O pulmão que é representado pelo elemento Metal, é responsável  pela captação da energia yang que chega através da respiração, e na medicina tradicional chinesa (MTC), os distúrbios ou mecanismos patogênicos ou perversos irão acometer o pulmão e o rim.

FUNÇÃO DO PULMÃO NA ACUPUNTURA
A energia do metal controla o pulmão que também extrai a energia essencial para o corpo e expele as toxinas do sangue e do intestino grosso, depois retém e recicla a água do organismo. Outra função do pulmão é a de defesa do organismo.
O outono é a estação da introspecção e da meditação e recolhimento, momento de reciclar sentimentos antigos, apegos externos e excesso de emoções adquiridas durante o verão. Se resistirmos a esta energia e ficarmos aprisionados no passado podemos criar estados de melancolia, tristeza e depressão, que se manifestarão como forma de dores e inflamações pelo corpo, principalmente nas costas, problemas respiratórios e de pele e diminuição da resistência orgânica.

AS EMOÇÕES LIGADAS AO PULMÃO
As emoções mais fortes ligadas ao desequilíbrio do pulmão são a tristeza, a melancolia, as angústias e as tensões por tempo muito prolongado. O quadro realmente se agrava se ocorre perda de entes queridos e fim de relacionamentos dolorosos.

DOENÇAS LIGADAS A EMOÇÃO DO PULMÃO
As emoções exacerbadas irão inevitavelmente deixar o corpo e a mente doentes, podendo levar o indivíduo a fatores psíquicos graves como a depressão. Assim como desenvolver doenças de pele como eczemas, dermatites, psoríase, alergias, desidroses, e também doenças pulmonares como a asma, bronquites, rinites e pneumonias de repetição.
Contudo se não identificar o fundo emocional com rapidez o processo da doença se agrava e ficará crônico, portanto olhar para si e para os próprios sentimentos e as emoções poderão não só levar a cura, mas trará maior identificação da sua existência nesta esfera global.

A MELANCOLIA HUMANA
O homem que nasce e vivencia grandes emoções, passa por processos de elaboração da própria expectativa de vida, assim como deprime seus sentimentos por querer manter-se firme numa couraça frágil que é capaz de devora-lo mesmo antes de saber porque, pois já se faz incapaz de resolver problemas, e estas arestas emocionais o deixa imóvel e nos  devaneios óbvios de sua incompetência não o faz, simplesmente empurra este ócio com a imensa protuberância ventruda. Isto faz de ti fraco e é preferível regredir e se tornar um bucólico venturoso melancólico. “Não consigo resolver meus problemas”!

TRATAMENTO PELA ACUPUNTURA
A acupuntura procura melhorar os padrões emocionais, melhorando a tristeza e a melancolia, dando suporte para capacitar a energia yang do pulmão dando estabilidade para o campo de defesa do organismo, portanto deixaremos o indivíduo com melhora do estado geral, seja no campo físico ou emocional. Usamos agulhamento sistêmico (agulhas no corpo) e acupuntura auricular. Utiliza-se também um homeopático floral.



A MELANCOLIA NA MEDIDA CERTA TRAS UMA PITADA DE TRISTEZA QUE SE REVERTE EM ACEITAÇÃO, E A ACEITAÇÃO LEVA-NOS A EXPRESSÃO MÁXIMA, OU SEJA, A REVERÊNCIA...

Dr. José Antonio Rinaldi (CrefitoSP 12347-F)
Consultórios: 

Rua: Voluntários da Pátria, 654 - Sala 317 - Santana - Telefone: (11) 97372-3325
Rua: Serra de Bragança, 1355 - Tatuapé Tel:(11) 97372-3325

Whatssap 55(11)- 99347-2511


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...