terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

HIPERATIVIDADE INFANTIL E ACUPUNTURA



DEFINIÇÃO
A hiperatividade é também conhecida como Transtorno do Déficit de Atenção como Hiperatividade (TDAH). É uma síndrome caracterizada por desatenção, hiperatividade e impulsividade causando prejuízos a si mesmo e aos outros.

CARACTERÍSTICAS DA DOENÇA
O transtorno se caracteriza por frequente comportamento de desatenção, inquietude e impulsividade em pelo menos três segmentos, como: casa, creche e escola.
Segundo a OMS e a Associação Psiquiátrica Americana, o TDAH, é um transtorno psiquiátrico que tem como características básicas a desatenção, a agitação (hiperatividade) e a impulsividade, podendo levar a dificuldades emocionais, de relacionamento, bem como o baixo desempenho escolar e outros de saúde mental.
A criança hiperativa  apresenta muitas vezes apresenta inteligência  acima da média, porém este quadro acaba atrapalhando porque isto está sempre associado a um distúrbio de comportamento e o próprio déficit de atenção.

DIFERENCIAIS DA SÍNDROME
-VANTAGENS
Tem talentos muito criativos;
Pensamentos muito originais;
Tendem a serem imprevisíveis em quase tudo que fazem;
Persistentes e resiliência são características marcantes;
São altamente intuitivos;
Quase sempre demonstram inteligência acima da média;
Focam-se em apenas uma área para concentração.
-PROBLEMAS
Dificuldades em transformar suas ideias em coisas práticas;
Dificuldade em explicar seus pontos de vista;
Falta de iniciativa;
Humor mutável, que vai da raiva a tristeza;
Pouca tolerância à frustração;
Problemas com gerenciamento do tempo;
Necessidade de intensa adrenalina por provocação, para  manter-se ativo;
Tendência ao isolamento;
Raramente aprendem com os próprios erros.

CAUSAS
Os principais fatores identificados como causa são, uma suscetibilidade genética em interação direta com fatores ambientais.
Também são comuns problemas durante a gravidez ou no parto e exposição a determinadas substâncias como o chumbo. Outros fatores como danos cerebrais perinatais no lobo frontal, podem afetar processos de atenção, motivação e planejamento estão também associados a doença.
Problemas familiares como muitos filhos, alto grau de brigas entre pais, baixa instrução educacional, baixo nível socioeconômico. Um dos possíveis motivos também é que os pais negligenciam a atenção devida a criança e ela se comporta inadequadamente para atingir este objetivo.
Famílias com alto grau de agressividade transportam esta para as crianças e estas se tornam também agressivas, intolerantes aos preceitos da sociedade.

COMORBIDADES
Também se tornam predominantes os quadros de ansiedade, depressão, intolerância a frustração e uso de substâncias. Na maioria das vezes haverá transtorno de humor, transtorno de aprendizagem, de conduta e transtorno bipolar.

DIAGNÓSTICO
O critério diagnóstico (CID-10 F90), quer dizer que o paciente tem que apresentar pelo menos seis dos sintomas de desatenção/ e ou seis dos sintomas de hiperatividade, além disso os sintomas devem manifestar-se em pelo menos dois ambientes e por um período de seis meses.
OBS: necessário consultar um neurologista e uma psicopedagoga em determinado período da vida escolar!

CRIANÇA E AGITAÇÃO
A criança fruto nato do contexto biológico que se manifesta em movimento e criatividade, esta nasce e desabrocha para um ponto de luz que move a sua atônita capacidade de não se manter quieta... isto trás intensa preocupação para os progenitores, que emanam amor e quase sempre retidão no mecanismo da sua cumplicidade. A vida passa e o distúrbio se dá no comportamento, é preciso ter calma e entendimento para saber lidar e identificar a síndrome, esta que maltrata a criança e que não entende por pensar tão agitado, tão pouco não entende porque sofre, e  por não saber entender o seu próprio sentimento grita!


TRATAMENTO POR ACUPUNTURA
O tratamento por acupuntura procura tratar os quadros de ansiedade associada, assim como o distúrbio mental e emocional que estão associadas a esta patologia. Neste caso utilizamos acupuntura com Raio Laser sem dor ou perfuração, assim como uso de tratamento auricular com sementes de mostarda ou esferas. Os resultados são excelentes. Podemos utilizar também uma essência floral.



Caso Clínico





...CRIANÇA ÁVIDA POR QUERER, LÚCIDA NO SABER, IMPRÓPRIA NO ENTENDER,  LATENTE E RÍSPIDA NA PRIMEIRA INFÂNCIA  FALÍVEL DA VIDA, CRIANÇA QUE SOFRE E QUE FAZ SOFRER, SOMENTE POR NÃO ENTENDER O PRINCÍPIO DE TUDO...

Dr. José Antonio Rinaldi (CrefitoSP 12347-F)
Consultórios:  
Rua: Voluntários da Pátria, 654 - Sala 317 - Santana - Telefone: (11) 97372-3325
Rua: Serra de Bragança, 1355 - Tatuapé Tel:(11) 97372-3325


Whatssap 55(11)- 99347-2511


segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

LABIRINTITE E ACUPUNTURA




DEFINIÇÃO
A labirintite é uma desordem do equilíbrio do ser humano. Esta desordem é causada por um processo inflamatório ou infeccioso que afeta os labirintos, que ficam dentro do sistema vestibular, órgão responsável pelo equilíbrio, postura e orientação do corpo e que se localiza no ouvido interno.

SINTOMAS
Os sintomas mais comuns são a tontura e a vertigem, também poderão ocorrer quadros de náuseas e até vômitos, zumbidos nos ouvidos, ocorrendo quadro de perda auditiva importante, assim como sensação de desmaios.
Também podem ocorrer situações de movimentos involuntários dos olhos (nistágmo), assim como o paciente apresentar mal estar, sensação de flutuação e atordoamento e sensação até de desfalecimento em casos graves.

CAUSAS
A Labirintite pode ser causada por quadros virais, bacterianos, lesões na cabeça, reação medicamentosa, envelhecimento, erros alimentares, anticoncepcional, tranquilizantes, antidepressivos, antiinflamatórios, antibióticos, cigarro, álcool, uso de drogas, doenças do sistema nervoso central, anemias, distúrbios psiquiátricos. É claro que o “stress” e a ansiedade humana esta entre as mais comuns.

LABIRINTITE E ANSIEDADE
A ansiedade crônica é um efeito bem definido e colateral muito comum na labirintite, onde poderá levar a palpitações, tremores, ataques de pânico e depressão.

A VISÃO DA MEDICINA CHINESA
A Labirintite na medicina tradicional chinesa está relacionada ao vento e umidade no fígado, este vento úmido penetra no fígado e ocasiona as tonturas tão comuns nesta patologia.

FISIOPATOLOGIA DA LABIRINTITE NA MEDICINA CHINESA
Qualquer disfunção ou alteração que afete o fígado (Gan), poderá causar a Labirintite.

CAUSAS COMUNS
-Raiva
-Frustração
-Ressentimento
-Mágoas
-Excesso de trabalho
-Uso de alimentos gordurosos e laticínios geram umidade no Baço piorando o quadro.

AS EMOÇÕES NA LABIRINTITE
Todas as nossas emoções são manifestadas por reações de todas as formas, assim como podemos estar felizes pela boa saúde, podemos nos sentir tristes, angustiados, nervosos, com raiva ou preocupação exagerada. Todas as nossas emoções serão dosadas de acordo com a sensação de prazer ou desprazer, quase sempre as emoções hostis no remete distúrbios mentais-emocionais trazendo prejuízo para a saúde do corpo e da mente.

TRATAMENTO PELA ACUPUNTURA
O objetivo da acupuntura é dissipar esta obstrução do Baço e do Figado, assim como diminuir os distúrbios mentais-emocionais associados. Podemos utilizar acupuntura sistêmica (agulhas no corpo), acupuntura auricular e Laser acupuntura com resultados muito satisfatórios.

Caso Clínico







O CORPO PLANTADO NO CENTRO, JÁ NÃO TEM FIRMEZA E DE TANTA LEVEZA DE DESEQUILIBRA E ATORDOA, PERDE-SE NO VENTO E NO VENTO SE DETERIORA...

Dr. José Antonio Rinaldi (CrefitoSP 12347-F)
Consultórios: 
Rua: Voluntários da Pátria, 654 - Sala 317 - Santana - Telefone: (11) 97372-3325
Rua: Serra de Bragança, 1355 - Tatuapé Tel:(11) 97372-3325

Whatssap 55(11)- 99347-2511



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...