domingo, 7 de julho de 2013

ACUPUNTURA PARA ENTORSE DE TORNOZELO





DEFINIÇÃO
O entorse de tornozelo é uma lesão muito comum entre atletas e esportistas, mas também pode ocorrer ao andar, correr ou saltar.
É uma lesão que ocorre pelo movimento forçado em alavanca do tornozelo para dentro em direção a linha media do corpo, ultrapassando o limite de resistência dos ligamentos, e irá resultar em danos estruturais no local.


TIPOS DE ENTORSE
Temos dois tipos de entorses: o entorse por distensão ligamentar e o entorse com fratura, este é mais grave pois ocorre rompimento dos ligamentos com tração e fratura das estruturas.

PATOLOGIA DA LESÃO
Após o mecanismo da lesão, irá ocorrer um inchaço ou edema no local, assim como hematoma ( sangramento no local). Também pode ocorrer um sangramento dentro da articulação levando à uma sinovite,e também pode haver uma lesão da parede interna da cápsula articular. Não é comum ocorrer lesão de estruturas nervosas, mas pode haver uma lesão do nervo fibular, levando a uma parestesia ou falta de sensibilidade no local.

CLASSIFICAÇÃO DOS ENTORSES
-GRAU I: ocorre estiramento e ruptura de algumas estruturas e ligamentos internos, ocorre dor e inchaço discreto.
-GRAU II: ocorre ruptura parcial  dos ligamentos com dor, hematoma e e inchaço.
-GRAU III: ocorre dor intensa, com ruptura completa dos ligamentos, há hematoma e inchaço grande. Há impossibilidade na movimentação.

A DOR
A dor é um fator limitante no entorse de tornozelo, assim como o processo inflamatório e o acumulo de exudados no local da lesão, trazendo muita limitação na própria mobilidade. Esta dor pode se localizar internamente, mas também pode ocorrer dor por toda região plantar do pé e na lateral da perna por estiramento das estruturas.

SITUAÇÃO NEURONAL LOCAL
Após a lesão imediata, pelo acúmulo de toxinas no local e o número de exudados haverá não só limitação do movimento, assim como inativação proprioceptiva no local, inativando os corpúsculos  sensitivos. Corpúsculos de Meisnner, Pacini (pressão), Krause (frio), Rufinni (dor).

CUIDADOS IMEDIATOS
Os cuidados imediatos são absolutamente necessários, pois forçar o local ficando de pé ou puxando as estruturas no local são muito perigosas. E necessário uma avaliação de um profissional especializado e imobilização no local.


DIAGNÓSTICO
O diagnóstico será feito mediante a anamnese ou relatos do paciente, no exame físico e nos exames como RX do local.
No exame físico, a palpação irá identificar o exato local da lesão e as estruturas envolvidas, temos testes específicos para mostrar o grau e o tipo de lesão ligamentar. No caso do RX, irá excluir a possibilidade de fraturas no local.



PROGNÓSTICO
O prognóstico irá depender do tipo de lesão e do tempo de permanência de imobilização, mas é importante entender que os efeitos tardios após algumas semanas, assim como as queixas do paciente serão importantes para avaliar a lesão ligamentar assim como a lesão capsular, pois após um trabalho de reabilitação adequado deve-se monitorar e evitar novas lesões que chamamos de recidivas, essas são muito mais graves e levam a processos crônicos como artroses.


TRATAMENTO
É feito através de conduta medica adequada e por conduta fisioterapeutica!

TRATAMENTO POR ACUPUNTURA
A intervenção por acupuntura pode ser feita de imediato assim que ocorre a lesão, pois além de diminuir a dor local minimizamos o efeito dos exudados no local, diminuindo assim o edema e o processo inflamatório. No caso de utilizar a acupuntura após retirar a imobilização, a acupuntura irá favorecer e muito pois podemos utilizar as agulhas assim como moxabustão no local para melhorar a dor e a mobilidade. Se ocorrer muita dor podemos utilizar eletroacupuntura também. Os resultados aparecem logo nas primeiras sessões.

                                       CASO CLINICO













...NO MOVIMENTO 
DA VIDA, SE PERDE O CENTRO, POIS NÃO HÁ MAIS EQUILIBRIO DAS ESTRUTURAS QUE SUSTENTAM O CORPO, AI A DOR SE INSTALA E HÁ IMOBILIDADE TOTAL...


Dr. José Antonio Rinaldi (CrefitoSP 12347-F)

Consultórios:  

Rua: Voluntários da Pátria, 654 - Sala 317 - Santana - Telefone: (11) 97372-3325
Rua: Serra de Bragança, 1355 - Tatuapé Tel:(11) 97372-3325


Whatssap 55(11)- 99347-2511





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...