sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

CISTITE CRÔNICA E ACUPUNTURA






 DEFINIÇÃO
A cistite intersticial crônica é uma síndrome clinica que atinge o sistema urinário inferior, causando sintomas urinários prevalentes com aparecimento de dores pélvicas. Também é classificada como Síndrome da Bexiga Dolorosa.



QUADRO CLÍNICO
Os principais sintomas são urgência miccional ou seja uma vontade constante e rápida de urinar a todo instante, com sensação de dor ao tentar urinar e ardência, assim como dor no baixo ventre e sensação de peso local.
A necessidade de urinar frequente se dá devido ao quadro de ansiedade associado em função da dor que o paciente sente quando a bexiga esta cheia. Este quadro leva a pessoa urinar em media mais de 10 vezes ao dia e várias vezes a noite.



ETIOLOGIA
A etiopatogenia da cistite intersticial é desconhecida, sabe-se que ocorre uma ruptura do epitélio visceral onde a barreira existente contra bactérias fica praticamente inativada, deixando este local vulnerável a vários microorganismos.





OS TIPOS DE CISTITE
-Cistite Bacteriana, é a mais comum causada por bactéria coliforme sendo transferida do intestino para a bexiga através da uretra.
-Cistite Intersticial, tem causa desconhecida, mas suspeita-se de doença autoimune, quando o sistema imunológico ataca a bexiga.
-Cistite esosinófila, é uma forma rara de cistite, onde a parede da bexiga e infiltrada com alta concentração de eosinófilos que são parte dos glóbulos brancos do sangue.
-Cistite por Radiação, causada por radioterapia.
-Cistite Hemorrágica.



CAUSAS
A cistite ocorre quando o trato urinário inferior é invadido por bactérias, levando a quadro de dor irritação e inflamação local. A cistite afeta mulheres sexualmente ativas entre 20 a 50 anos, é mais comum em mulheres já que a bactéria tem um acesso mais fácil para entrar na bexiga devido a distância curta entre a uretra e o anus.
O ato sexual também pode ser veiculo de entrada de bactérias, porém estas são removidas naturalmente através da urina, mas quando a bactéria se reproduz rapidamente ela provoca infecção.
Outras causas também são comuns como: gravidez, nefropatia, diabetes e aparelhos de cistoscopia, e idosos com dificuldades em esvaziar completamente a bexiga.

SINTOMAS DA CISTITE
-Necessidade de urinar frequentemente e urgente
-Necessidade de urinar durante a noite
-Cor anormal da urina, mais escura ou turva
-Odor forte na urina
-Pressão e dor no baixo ventre
-Sangue na urina.






COMPLICAÇÕES DA CISTITE
As principais complicações da cistite são as infecções do trato urinário recorrentes, Pielonefrite ( infecção da urina que atinge até o rim), e Insuficiência renal aguda.






TRATAMENTO CLÍNICO
O tratamento clinico é feito basicamente a base de antibióticos específicos, prescritos devidamente pelo médico.

TRATAMENTO POR ACUPUNTURA
A acupuntura trará alivio imediato para os sintomas, assim como estimularemos pontos específicos para fortalecer o sistema imunológico da pessoa, assim como pontos de limpeza de toxinas orgânicas. Utilizamos pontos Shu para Rim e Bexiga, alternando com Yang Ming. Faremos uso de acupuntura sistêmica e auricular, assim como podemos utilizar o Laser Acupuntura.




CASO CLÍNICO










 
...DOR AGONIANTE E FINA

 QUE

PERTURBA O DIA, QUE NÃO

 DESCANSA A NOITE, TRAZ 

IMEDIATA SENSAÇÃO DE 

INQUIETUDE...




Dr. José Antonio Rinaldi (CrefitoSP 12347-F)

Consultórios:  

Rua: Voluntários da Pátria, 654 - Sala 317 - Santana - Telefone: (11) 97372-3325
Rua: Serra de Bragança, 1355 - Tatuapé Tel:(11) 97372-3325


Whatssap 55(11)- 99347-2511


sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

PSORÍASE ARTROPÁTICA E ACUPUNTURA


 DEFINIÇÃO
Psoríase Artropática ou Artrite Psoriática é um tipo de artrite inflamatória que afeta em torno de 5 a 7% das pessoas que sofrem de psoríase crônica na pele. É chamada de Artrite Psoríatica por ser uma espondiloartropatia soronegativa.




ETIOLOGIA
A psoríase artropática pode acontecer em qualquer idade, mas em média acontece após os dez anos depois dos primeiros sinais de psoríase. Tanto homens quanto as mulheres são acometidas pela doença.



SINTOMAS
Os principais sintomas são:
.Rigidez matinal nas articulações
.Fragilidade e muita sensibilidade nas articulações
.Edema, inchaço e vermelhidão nas regiões afetadas
.Anomalias das unhas
.Acometimento da coluna e quadril ,que com dor e rigidez
.acometimento das costelas, prejudicando a respiração
-possibilidade de afetar tendões, planta dos pés, gerando inflamações.



DIAGNÓSTICO
O diagnóstico é feito mediante avaliação clinica, radiografia, cintilografia, tomografia computadorizada e imunologia.
Investigar o Fator reumatoide, Proteina C reativa, Hemograma pode revelar Anemia da doença crônica.






CLASSIFICAÇÃO DA PSORÍASE

-PSORÍASE ERITRODERMICA: ocorre em 75% do corpo, e apresenta-se com uma vermelhidão e escamação fina, acompanhada de prurido e dor.
-PSORÍASE INVERSA: ocorre nas dobras cutâneas, virilha, axila, embaixo das mamas, dobras do cotovelo e joelho. Tem característica úmida, inflamadas e sem descamação;
-PSORÍASE DO COURO CABELUDO: apresenta lesões elevadas em placas inflamadas por escamas.
-PSORÍASE DAS UNHAS: tantos nos pés quanto nas mãos, aparecem pintas de vários tamanhos, as vezes ficam amareladas e podem esfarelar.
-PSORÍASE GOTEADA: caracteriza-se por pontos vermelhos, atingem o tronco, braços e pernas. Ocorre por infecção viral ou bacteriana, amigdalite, gripe, varíola, infecção do trato respiratório.
-PSORIASE EM PLACAS: é o tipo mais comum e tem forma de placas avermelhadas, com escamas secas e aderentes.
-PSORÍASE PUSTULAR: caracteriza-se por pústulas não infecciosas, pois o pús se desenvolve por glóbulos brancos acumulados. São mais comuns nos pés e mãos.
-PSORÍASE ARTROPATICA: a artropatia periférica tem inicio agudo atingindo mãos e pés logo após associam-se as articulações dos joelhos, cotovelos. Nos casos mais graves haverá processo de deformidade nos dedos e na coluna vertebral.






QUADRO EMOCIONAL RELACIONADO
Pessoas que são acometidas pela psoríase quase sempre irão desenvolver quadro emocional muito abalado pelos processos lesionais pelo corpo, onde estarão limitados no seu convívio social, pessoal e ate sexual. Os pacientes desenvolvem ansiedade, angústia, dificuldade de convívio social, tristeza e em quadros mais graves a depressão. O paciente de psoríase é quase sempre carente de afeto.



PSORÍASE E A MEDICINA CHINESA

PULMÃO
O pulmão controla a pele e influencia o Qi (energia) defensivo. Por ser totalmente exterior de todos os sistemas, então é invadido com maior facilidade dificultando a função de defesa.
A emoção característica do Pulmão é a Tristeza que afeta diretamente o Coração. A Tristeza esgota o Qi e gera a deficiência do Qi e pode afetar o fígado ( Gan).
O conceito do pulmão na psoríase se torna absolutamente evidente, pois haverá comprometimento da estrutura defensiva do corpo e da pele e uma possível falha no sistema de defesa do organismo.
Poderá ocorrer comprometimento do Rim e do próprio fígado, assim como comprometimento dos fluidos corpóreos.


TRATAMENTO POR ACUPUNTURA
Utilizamos agulhamento sistêmico (agulhas no corpo), e tratamento auricular. O tratamento será muito individualizado, pois cada caso é um caso, mas sem duvida iremos trabalhar o meridiano do pulmão, tonificando-o, assim como o Rim e sedando o excesso do fígado quase sempre latente. O tempo de tratamento dependerá muito do aspecto clinico que se encontra o paciente. Podemos também utilizar homeopático floral para amenizar os distúrbios emocionais.


                                       CASO CLÍNICO


                                                ANTES





DEPOIS









...VIVER A SECURA

 INSOLENTE E A ASPEREZA

 MUTANTE DEIXA NO SER A

 DOR E A RIGIDEZ

 INCAPACITANTE...




Dr. José Antonio Rinaldi (CrefitoSP 12347-F)

Consultórios:  

Rua: Voluntários da Pátria, 654 - Sala 317 - Santana - Telefone: (11) 97372-3325
Rua: Serra de Bragança, 1355 - Tatuapé Tel:(11) 97372-3325


Whatssap 55(11)- 99347-2511





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...