quarta-feira, 9 de abril de 2014

HIPOTIREOIDISMO E ACUPUNTURA




 DEFINIÇÃO
Hipotiroidismo ou Hipotireoidismo é uma deficiência de hormônios produzidas pela glândula tireoide: a tri-iodotironina (T3) e a Tiroxina (T4). Esta deficiência pode causar uma serie de mudanças estruturais no organismo, deixando o organismo sujeito à inúmeras agressões e possíveis doenças associadas.



FUNÇÕES DA TIREOIDE
Especificamente a tireoide esta localizada na parte inferior do pescoço, apresentando formato de um escudo. Esta glândula é responsável pela manutenção do metabolismo celular do organismo. Ela produz um hormônio chamado tiroxina, onde no sangue se junta a inúmeros receptores no qual é responsável por muitas das funções metabólicas do corpo. Além da tiroxina produz também calcitonina que irá trabalhar o mecanismo do cálcio.  Uma vez que estas funções estão em desequilíbrio o organismo irá sofrer e levara a perda da qualidade de vida da pessoa.



SINTOMAS
-Movimentos lentos
-Constipação intestinal
-Aumento de peso
-Inchaços pelo corpo
-Coração lento
-Memória fraca
-Pele seca
-Falta de energia
-Sensação de frio
-Depressão
-Irritabilidade
-Irregularidade menstrual
-Cãibras musculares
-Perda do desejo sexual.





CAUSAS
As possíveis causas:
-Deficiência do iodo
-Tireoide de Hashimoto (doença auto-imune)
-Falta de hormônio estimulante da tireoide
-Problemas pós-parto
-Má formação fetal da tireoide.




 
CAUSAS DO HIPOTIREOIDISMO RELACIONADAS AO HORMÔNIO TIREOIDIANO
ESTROGÊNIO EXCESSIVO
Quando o estrogênio esta em excesso no organismo, isto irá desativar as enzimas proteolíticas que são responsáveis pela sinalização da tireoide para liberar os hormônios. Neste caso poderá levar ao bócio e a tireoide de Hashimoto.



DEFICIÊNCIA DE PROGESTERONA
A progesterona é a responsável por equilibrar  o estrogênio, e com isso o papel da progesterona e ativar as enzimas proteolíticas.

CAUSAS DO HIPOTIREOIDISMO RELACIONADAS COM A CONVERSÃO DO HORMONIO TIREOIDIANO
Deficiência de Proteina
A proteína representa um papel importante na dieta e sua falta acaba por desenvolver um quadro de estresse que leva a deficiência muscular. Quando o estresse dos hormônios aumentam irão bloquear a conversão do T3 em T4, levando a mais uma causa do hipotireoidismo.



DIETA COM BAIXO TEOR DE CARBOIDRATOS
As dietas com baixos níveis de carboidratos ingeridos podem causar problemas na tireoide, isto porque o fígado requer carboidratos na sua dieta para converter o T4 em T3.

FALTA DE SAL
O sódio desempenha uma serie de papéis no corpo, principalmente a de manter o nível do estresse baixo, se estiver ingerindo pouco sal neste caso é provável causa do hipotireoidismo.

EXCESSO DE EXERCÍCIOS
Pessoas que se exercitam demais provocam aumento do hormônio do estresse em seu corpo, isto pode parar a produção de hormônio da tiroide ativo T3.

UMA VISÃO DA MEDICINA CHINA SOBRE A TIREOIDE
Iremos observar uma visão mais integral da tireoide como uma glândula acoplada ao organismo. Contudo o organismo passa a ficar lento e não é mais capaz de produzir o hormônio. Então veremos uma pessoa no  estado YIN (lenta, fria, úmida e deprimida). Contudo todo esse estado de lentidão irá repercutir por todo o metabolismo do corpo, trazendo inúmeras manifestações.

MANTER AS RESERVAS DA ESSÊNCIA ARMAZENADA ENTRE OS RINS
A raiz de toda nossa energia vital (JING), esta localizado num ponto chamado “Fogo do Portão da vitalidade” ou “Ming Men”, localizado entre os dois Rins. Na compreensão da medicina chinesa a essência é a raiz do Qi Pré Celestial (o que recebemos dos nossos pais). Se ao longo da vida nos estragamos (comendo mal, dormindo mal ou respirando mal)iremos consumir mais rápido essa essência e inúmeras doenças crônicas poderão surgir como diabetes, hipertensão e hipotireoidismo.



OS FATORES EMOCIONAIS
Sabemos que os fatores emocionais estão envolvidos e muito nessas disfunções, pois as emoções fortes e de longa duração geram estagnação e consomem substancias vitais do nosso corpo.
No conceito oriental o território da tireoide é governado pelo coração (XIN). O coração é a sede da mente e das emoções.








TRATAMENTO POR ACUPUNTURA
A acupuntura irá proporcionar uma estabilidade nos mecanismos geradores de energia do organismo, fortalecendo  a tireoide, e fazendo-a trabalhar melhor e promover um novo estado de homeostase para o organismo.
Utilizamos tratamento sistêmico (pontos no corpo) e auricular com o ajuste do sistema endócrino-metabólico. Podemos utilizar o Laser acupuntura para quem não gosta de agulhas.








 

...NA FORMA LENTA DA

 VIDA, SE CONTEMPLA O

 GOSTO

 SUTIL DE SER LIVRE, MAS

 PRESO AO CORPO DOENTE A

 ALMA ENVELHECE E

 DEIXA MARCAS...





Dr. José Antonio Rinaldi (CrefitoSP 12347-F)

Consultórios:  

Rua: Voluntários da Pátria, 654 - Sala 317 - Santana - Telefone: (11) 97372-3325
Rua: Serra de Bragança, 1355 - Tatuapé Tel:(11) 97372-3325


Whatssap 55(11)- 99347-2511




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...