sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

PSORIASE E ACUPUNTURA






 DEFINIÇÃO
Psoríase Artropática ou Artrite Psoriática é um tipo de artrite inflamatória que afeta em torno de 5 a 7% das pessoas que sofrem de psoríase crônica na pele. É chamada de Artrite Psoríatica por ser uma espondiloartropatia soronegativa.



ETIOLOGIA
A psoríase artropática pode acontecer em qualquer idade, mas em média acontece após os dez anos depois dos primeiros sinais de psoríase. Tanto homens quanto as mulheres são acometidas pela doença.

SINTOMAS
Os principais sintomas são:
.Rigidez matinal nas articulações
.Fragilidade e muita sensibilidade nas articulações
.Edema, inchaço e vermelhidão nas regiões afetadas
.Anomalias das unhas
.Acometimento da coluna e quadril ,que com dor e rigidez
.acometimento das costelas, prejudicando a respiração
-possibilidade de afetar tendões, planta dos pés, gerando inflamações.



DIAGNÓSTICO
O diagnóstico é feito mediante avaliação clinica, radiografia, cintilografia, tomografia computadorizada e imunologia.
Investigar o Fator reumatoide, Proteina C reativa, Hemograma pode revelar Anemia da doença crônica.

CLASSIFICAÇÃO DA PSORÍASE
-PSORÍASE ERITRODERMICA: ocorre em 75% do corpo, e apresenta-se com uma vermelhidão e escamação fina, acompanhada de prurido e dor.
-PSORÍASE INVERSA: ocorre nas dobras cutâneas, virilha, axila, embaixo das mamas, dobras do cotovelo e joelho. Tem característica úmida, inflamadas e sem descamação;
-PSORÍASE DO COURO CABELUDO: apresenta lesões elevadas em placas inflamadas por escamas.
-PSORÍASE DAS UNHAS: tantos nos pés quanto nas mãos, aparecem pintas de vários tamanhos, as vezes ficam amareladas e podem esfarelar.
-PSORÍASE GOTEADA: caracteriza-se por pontos vermelhos, atingem o tronco, braços e pernas. Ocorre por infecção viral ou bacteriana, amigdalite, gripe, varíola, infecção do trato respiratório.
-PSORIASE EM PLACAS: é o tipo mais comum e tem forma de placas avermelhadas, com escamas secas e aderentes.
-PSORÍASE PUSTULAR: caracteriza-se por pústulas não infecciosas, pois o pús se desenvolve por glóbulos brancos acumulados. São mais comuns nos pés e mãos.
-PSORÍASE ARTROPATICA: a artropatia periférica tem inicio agudo atingindo mãos e pés logo após associam-se as articulações dos joelhos, cotovelos. Nos casos mais graves haverá processo de deformidade nos dedos e na coluna vertebral.
DIAGNÓSTICO
O diagnóstico baseia-se na história clinica e nos achados das lesões teciduais, assim como biopsia do tecido lesional.
QUADRO EMOCIONAL RELACIONADO
Pessoas que são acometidas pela psoríase quase sempre irão desenvolver quadro emocional muito abalado pelos processos lesionais pelo corpo, onde estarão limitados no seu convívio social, pessoal e ate sexual. Os pacientes desenvolvem ansiedade, angústia, dificuldade de convívio social, tristeza e em quadros mais graves a depressão. O paciente de psoríase é quase sempre carente de afeto.

PSORÍASE E A MEDICINA CHINESA
PULMÃO
O pulmão controla a pele e influencia o Qi (energia) defensivo. Por ser totalmente exterior de todos os sistemas, então é invadido com maior facilidade dificultando a função de defesa.
A emoção característica do Pulmão é a Tristeza que afeta diretamente o Coração. A Tristeza esgota o Qi e gera a deficiência do Qi e pode afetar o fígado ( Gan).
O conceito do pulmão na psoríase se torna absolutamente evidente, pois haverá comprometimento da estrutura defensiva do corpo e da pele e uma possível falha no sistema de defesa do organismo.
Poderá ocorrer comprometimento do Rim e do próprio fígado, assim como comprometimento dos fluidos corpóreos.

TRATAMENTO POR ACUPUNTURA
Utilizamos agulhamento sistêmico (agulhas no corpo), e tratamento auricular. O tratamento será muito individualizado, pois cada caso é um caso, mas sem duvida iremos trabalhar o meridiano do pulmão, tonificando-o, assim como o Rim e sedando o excesso do fígado quase sempre latente. O tempo de tratamento dependerá muito do aspecto clinico que se encontra o paciente. Podemos também utilizar homeopático floral para amenizar os distúrbios emocionais.


...VIVER A SECURA INSOLENTE E A ASPEREZA MUTANTE DEIXA NO SER A DOR E A RIGIDEZ INCAPACITANTE...


Dr. José Antonio Rinaldi (CrefitoSP 12347-F)

Consultórios:  

Rua: Voluntários da Pátria, 654 - Sala 317 - Santana - Telefone: (11) 97372-3325
Rua: Serra de Bragança, 1355 - Tatuapé Tel:(11) 97372-3325


Whatssap 55(11)- 99347-2511







sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

HERPES ZÓSTER E ACUPUNTURA




DEFINIÇÃO
O Herpes-zoster (Zolster, Zoster), ou zona conhecida como cobreiro, é uma virose causada por uma variante do herpesvirus que também causa varicela ou catapora. É uma afecção da pele que causa maior ou menor gravidade que atinge pessoas com baixa imunidade, pacientes com muito “estress”e pacientes com AIDS.
Segundo um estudo epidemiológico no Brasil, 95% dos adultos já foram expostos ao vírus da varicela-zoster.




ETIOLOGIA
O vírus da varicela-zoster normalmente permanece dormente, e se aloja nos ganglios do sistema nervoso (especialmente o semi-lunar, da base do crânio, ou próximos a medula espinhal (cadeia para-vertebral). O sistema imunológico mantem estes vírus sob controle, mas havendo falhas o vírus se manifesta.
Há a possibilidade de uma pessoa com zoster  transmitir o vírus da varicela para quem não esta imune a catapora. Isto ocorre pelo contato direto por lesões na pele. Uma vez infectada a pessoa poderá desenvolver catapora e futuramente a Herpes Zoster.



QUEM CORRE O RISCO DE ADQUIRIR
-Qualquer um que tenha o sistema imunológico debilitado
-Recém-nascidos, principalmente prematuros
-Mulheres gravidas.
SINTOMAS DO HERPES ZÓSTER
A doença pode se manifestar em qualquer parte do corpo, quase sempre tem preferencia por um lado do corpo. É comum ocorrer uma erupção que começa no meio das costas, indo em direção ao peito, podendo também aparecer no rosto, ao redor dos olhos.
OS SINTOMAS QUE PRECEDEM AO APARECIMENTO DO ZÓSTER
-Dor
-Ardor ou queimação ou formigamento
-Calafrios
-Distúrbio gastrointestinal, com ou sem diarreia.




FASE AGUDA
Aparece em forma de bolhas ou vesículas cheias de liquido claro, que poderão persistir por 5 ou 6 dias, e apresenta dor ou agulhadas no local.  Essas bolhas se desfazem ocorrendo uma lesão local avermelhada. Após duas a três semanas haverá um processo de cicatrização no local.
FASE CRÔNICA
A nevralgia pós-herpética é a complicação mais comum do herpes zoster, e quase sempre os pacientes irão desenvolver estes sintomas:
-Queimação e pontadas nas regiões lesadas
-Dor bem localizada que podem durar meses ou anos
-Sensibilidade intensa no local.



CARACTERISTICAS CLÍNICAS
A dor inicia-se no nervo sensitivo ou dermátomo, então este acaba acometendo outros ao seu redor. O quadro de dor é acompanhado por febre, mal-estar e cefaleia, e  é observado de 1 a 4  dias antes das lesões cutâneas. Durante este período, o exantema, a dor pode simular dor de dente, cefaleia migratória, otite, infarto do miocárdio ou até apendicite, dependendo do dermátomo.
A dor dura de um a seis meses, e é denominada nevralgia ou neuralgia pós-herpética e ocorre em 14% dos pacientes.
A paralisia facial pode ocorrer em associação ao herpes zoster. A síndrome de Ramsay Hunt é a combinação de lesões cutâneas do canal auditivo externo e com desenvolvimento ipsilateral da face e dos nervos auditivos.





DIAGNÓSTICO
O diagnóstico e absolutamente clinico, assim como o histórico do paciente, ou se preciso for exames laboratoriais.



TRATAMENTO CLINICO
O tratamento se dá com antivirais (Aciclovir), ou em alguns casos se associa antiinflamatórios.

TRATAMENTO POR ACUPUNTURA
A acupuntura colabora e muito no tratamento do zoster, diminuindo o quadro de dor e inflamação local, assim como aumento da imunidade dos pacientes.
Achados na Medicina Chinesa:
-Vento-calor na pele: uma invasão de agentes patogênicos causando uma condição de vazio do wei qi, produzindo calor e dor. O paciente tem aversão ao vento.
-Calor e umidade no Figado e na Vesicula biliar: o fluxo de energia e o qi e xue fica estagnado, aumentando a temperatura do xue no fígado. A dor então acentua-se nos meridianos em forma de queimação ou “fogo”. Neste caso há boca amarga e náuseas ou vomito, ansiedade e dor de cabeça.
-Umidade e calor no Estomago e no Baço: haverá deficiência de Qi com formação de umidade. O paciente tem febre, cansaço, fadiga, falta de apetite, distensão abdominal e urina escassa.

                                      CASO CLÍNICO












...O SER HUMANO É UMA EXTENSÃO DA NATUREZA, E QUANDO SE PERDE O EQUILIBRIO, O CORPO SOFRE E ALMA VAGUEIA...





Dr. José Antonio Rinaldi (CrefitoSP 12347-F)

Consultórios:  

Rua: Voluntários da Pátria, 654 - Sala 317 - Santana - Telefone: (11) 97372-3325
Rua: Serra de Bragança, 1355 - Tatuapé Tel:(11) 97372-3325


Whatssap 55(11)- 99347-2511









sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

PERDA DE PESO E EMAGRECIMENTO POR ACUPUNTURA






CASO CLÍNICO

Paciente R.M.J, 30 anos procurou consultório com quadro de dor aguda em joelho esquerdo, onde começou a desenvolver dificuldade no deambular e nos treinos em academia. O paciente em questão apresentava quadro de ansiedade grave com distúrbio alimentar importante.
O paciente apresentava sobrepeso: 125kg, altura 1.74m e um índice de massa corpórea IMC de: 39,97, caracterizando obesidade GII (severa).
O Paciente apresentava exames laboratoriais com algumas modificações:
-Glicose=89mg/dl
-HDL=26mg/dl
-Triglicérides=196mg/dl
O paciente apresentava queixas de dores articulares, gastrite e  cansaço prévio aos esforços.
O paciente foi avaliado e iniciou o tratamento por acupuntura sistêmica (agulhas no corpo) e acupuntura auricular. O paciente realizou em media 30 sessões para redução de medidas, perda de peso e eliminação de gordura localizada.
Ao final do tratamento o paciente reduziu seu peso corporal assim como as medidas, possibilitando assim uma melhora na qualidade de vida social e profissional. O paciente em questão voltou a treinar sem apresentar mais dores ou cansaço.

                                    DEPOIS                                 ANTES








                                        ANTES                                            DEPOIS


Dr. José Antonio Rinaldi (CrefitoSP 12347-F)

Consultórios:  

Rua: Voluntários da Pátria, 654 - Sala 317 - Santana - Telefone: (11) 97372-3325
Rua: Serra de Bragança, 1355 - Tatuapé Tel:(11) 97372-3325


Whatssap 55(11)- 99347-2511


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...