domingo, 16 de setembro de 2012

ACNE VULGAR E ACUPUNTURA



DEFINIÇÃO
Acne vulgar é uma doença dermatológica bastante comum e esta associada à produção de hormônios masculinos. Este processo se dá pela produção exagerada de secreção gordurosa. O aumento dessas glândulas sebáceas provoca o aparecimento de espinhas, bolhas e pontos negros no rosto, costas, peito e ombros.

CLASSIFICAÇÃO
-ACNE GRAU I (comedônica): comedões abertos e fechados sem inflamação;
-ACNE GRAU II (pápulo-postulosa): comedões, pápulas vermelhas e inflamadas e pústulas (espinhas) com pús;
-ACNE GRAU III (nódulo-cística): formação de cistos mais profundos inflamados e dolorosos;
-ACNE GRAU IV (conglobata): nódulos, abcessos e cistos purulentos, muito inflamados;
-ACNE GRAU V: (fulminans): forma grave com queda da própria imunidade levando o paciente à internação.

PROCESSO PATOLÓGICO DA ACNE VULGAR
O processo patológico se dá pelo aumento da produção gordurosa no local, onde essa secreção não consegue ultrapassar a abertura do poro e ali se acumulam formando comedões abertos (cravos pretos) que oxidam em contato com o ar, ou comedões fechados (cravos brancos).
O acúmulo desse material favorece a infecção por bactérias, como a propionibacterium acnes.

MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS
A acne sendo um processo de acúmulo de secreção de sebo quando se junta ao acúmulo de células mortas obstrui a pele por não conseguir passar pelo poro, impedindo assim sua saída pelo orifício. Este acúmulo de sebo libera algumas substâncias irritantes causando inflamação da pele e até infecções.

TIPOS DE LESÕES
-SEBORRÉIA: é o excesso de secreção sebácea que ocorre no rosto e no tronco;
-COMEDÃO: é a lesão mais característica da acne, o comedão fechado é esbranquiçado ou amarelado, e o aberto é mais escuro devido a oxidação;
-PÁPULA: é o comedão vermelho, inflamado e doloroso no local;
-PÚSTULA: é a evolução da pápula, apresenta bolsa de pús, coceira e dor;
-NÓDULOS: caso mais profundo com inflamação e formação de cicatrizes;
-CICATRIZ: podem ser atróficas, hipertróficas e quelóides.

CAUSAS DA ACNE
A acne é uma doença multifatorial, tem haver com hereditariedade e genética, alterações das funções hormonais sexuais, infecções bacterianas e estresse emocional.
Outros fatores como os alimentares também podem contribuir como a ingestão de alimentos gordurosos, chocolates, frituras, amendoim, assim como excesso de maquiagem, cremes gordurosos na pele.

SINTOMAS
A acne vulgar surge com maior frequência no rosto, mas podem ocorrer nos ombros, costas e peito. Os sintomas mais comuns são coceira, irritação da pele, dor  local, mas com o aumento da proporção das lesões ocorrerão processos psicológicos e emocionais como isolamento social e baixa auto-estima e depressão.

DIAGNÓSTICO
O diagnóstico é clinico e dado pela presença de comedões, o aspecto lesional e a historia do paciente.

TRATAMENTO CLÍNICO
Uso de medicamentos específicos como antibióticos e esfoliações com produtos específicos.

TRATAMENTO POR ACUPUNTURA
PULMÃO
O pulmão controla a pele e influencia o Qi (energia) defensivo. Por ser totalmente exterior de todos os sistemas, então é invadido com maior facilidade dificultando a função de defesa.
A emoção característica do Pulmão é a Tristeza que afeta diretamente o Coração. A Tristeza esgota o Qi e gera a deficiência do Qi e pode afetar o fígado ( Gan).
O conceito do pulmão e a pele se tornam absolutamente evidentes, pois haverá comprometimento da estrutura defensiva do corpo e da pele e uma possível falha no sistema de defesa do organismo.
Utilizamos pontos sistêmicos e no local de acordo com a extensão das lesões, assim como uso de acupuntura auricular. Também utilizamos produtos esfoliantes naturais e minerais no local assim que haja possibilidade.

Caso Clínico (Tratamento)









...A PELE DE SUTIL E MACIA SE TORNA RÚSTICA E CRATEROSA, EXPELE ODOR E PERDE A COR E A FORMA, DEMARCANDO A ESTREITA VISÃO DO QUE É BELO...


Dr. José Antonio Rinaldi (CrefitoSP 12347-F)
Consultórios: 

Rua: Voluntários da Pátria, 654 - Sala 317 - Santana - Telefone: (11) 97372-3325
Rua: Serra de Bragança, 1355 - Tatuapé Tel:(11) 97372-3325

Whatssap 55(11)- 99347-2511



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...