quarta-feira, 28 de novembro de 2012

DOR NO MEMBRO FANTASMA E ACUPUNTURA



A AMPUTAÇÃO
A amputação é a remoção de uma extremidade do corpo através de processo cirúrgico ou acidente, e na medicina é utilizada para controlar dor intensa do membro afetado ou situações que necessitem de extirpação por um caso de câncer ou situações de gangrena.

SINTOMATOLOGIA PÓS AMPUTAÇÃO
As pessoas que perdem o membro ou parte dele, tendem a apresentar o que chamamos de membro fantasma. Trata-se de sensações de dor no local de onde o membro se encontrava. Tal situação ocorre porque o cérebro detecta estímulos sensoriais por meio de neurônios distribuídos pelo organismo. Este processo se dá pois o cérebro continua emitindo os mesmos estímulos elétricos quando ainda existia o membro.

NEUROFISILOGIA DA DOR FANTASMA
A síndrome do membro fantasma pode ser chamada também de dor neuropática, ou seja dor sem causa definida provocada pelo sistema nervoso central. A dor é intensa e continua que piora ao longo do tempo.
Este fenômeno chama-se de membro fantasma, estes pacientes sentem como se o membro estivesse ali, e experimentam dores,  coceiras e sensações anormais localizadas. Estes mecanismos seriam ocasionados pelo mapeamento neural que o cérebro tem no corpo, então o cérebro se confunde por não saber da não existência do membro lá.A teoria mais aceita é a do neurocientista  britânico Pattrick Wall, que diz existirem alterações provocadas pela cicatriz nas fibras nervosas no coto e no membro amputado, e também por uma possível falta de estímulos dessa extremidade.

TIPOS DE AMPUTAÇÃO
PERNA
-amputação dos dedos dos pés
-amputação parcial dos pés
-desarticulação do tornozelo
-amputação abaixo do joelho
-amputação na base do joelho
-amputação acima do joelho
-desarticulação da coxa
BRAÇO
-amputação dos dedos
-amputação do antebraço
-amputação do pulso
-desarticulação do cotovelo
-amputação acima do cotovelo
-desarticulação do ombro


AMPUTAÇÃO TRAUMÁTICA
Este tipo de amputação é realizada de forma acidental, sendo retirada uma parte do corpo como um dedo, um braço ou uma perna. Estes acidentes estão ocorrem mais comumente em fabricas, fazendas, acidente de carros, e quase sempre estes acidentes levam a complicações como o choque, sangramentos excessivos e infecções.

SITUAÇÕES PSICOLÓGICAS RELACIONADAS AO MEMBRO FANTASMA
Estudos recentes já mostram que não se trata de um simples apego emocional com relação ao membro amputado.
As pesquisas psicológicas mostram que a sensação da dor de um membro amputado tem origem psíquica, mas também apresentam fatores fisiológicos ou orgânicos. A medida que as pesquisas em hipóteses fisiológicas temiam em relatar suas próprias dores por acharem que os tachariam de insanos, ou que estavam inventando dores.

DOR DO COTO
Estudos mostram que a dor do coto acontece em 50% dos casos na primeira semana e a dor persiste apesar da ferida cicatrizada. Esta dor apresenta-se em forma de pontadas ou de corrente elétrica, os quais estão localizados no coto.
Estas dores podem acontecer por estimulação do coto com agulhadas e pressionando os neuromas. Temos quadros de dor que acontecem de forma aguda aumentando e diminuindo minuto a minuto. Há também sensação de queimação no coto.

TRATAMENTO POR ACUPUNTURA
O conceito da medicina tradicional chinesa relaciona os pontos de acupuntura como acupontos e estes trabalham de forma energética, sendo assim na condição da dor fantasma devemos eliminar o fogo do coração, regularizar o espírito para eliminar a dor talâmica.
A acupuntura ira atuar efetivamente nos acupontos e esta estimulação ira melhorar a dor visceral, dor em geral e problemas funcionais. Podemos trabalhar também em pontos gatilho da dor com melhora. Também observamos alivio da dor por inibição da atividade do sistema nervoso simpático no prosencéfalo. O tratamento é feito com agulhamento sistêmico (agulhas no corpo) e na região auricular.


A SENSAÇÃO ILUSÓRIA DO MEMBRO INCAPAZ, SUGERE A ALMA O DESPRAZER DE TER ALGO QUE NÃO SE TOCA E PERDE-SE  ENTÃO O SENTIDO FÍSICO...

Dr. José Antonio Rinaldi (CrefitoSP 12347-F)
Consultórios: 

Rua: Voluntários da Pátria, 654 - Sala 317 - Santana - Telefone: (11) 97372-3325
Rua: Serra de Bragança, 1355 - Tatuapé Tel:(11) 97372-3325

Whatssap 55(11)- 99347-2511


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...