segunda-feira, 28 de julho de 2014

TONTURA (VERTIGEM) E ACUPUNTURA


 



 DEFINIÇÃO
Tontura é um termo genérico que representa a sensação de perda de equilíbrio. Ela é considerada um sintoma, pois pode ser consequência de varias doenças, desde um quadro de labirintite até uma doença cerebral mais grave.




TIPOS DE TONTURAS

-PRÉ-SINCOPE: significa dificuldade no fluxo cerebral, onde o paciente costuma referir mal estar de difícil caracterização. Onde os sintomas variam como escurecimento da visão, palidez, fraqueza geral.
-VERTIGEM: sensação de movimento mesmo estando parado, onde se divide em dois grupos:
+rotatória: sensação de movimento giratório do meio em relação ao individuo.
+oscilatória: sensação de desiquilíbrio com dificuldades em ficar de pé.
+desequilíbrio: são situações acima descritas, porém com múltiplos déficits sensoriais como perda da visão, audição e diminuição da propriocepção em pacientes idosos.
+tontura inespecífica: o paciente não sabe definir o que sente, mas tem sintomas de cabeça vazia, mal estar dentro da cabeça, é quase sempre associado a quadros de depressão e ansiedade.




ANATOMIA DO OUVIDO INTERNO
A anatomia do ouvido interno é constituída pela cóclea, atrás da membrana do tímpano. E uma estrutura semelhante a um caracol que contem as terminações do nervo auditivo e logo abaixo esta o vestíbulo.
Todas as células que revestem esta estrutura tem a característica de receber as ondas sonoras que fazem vibrar o tímpano, e quando identificado essas vibrações irão transforma-las em estimulo nervoso, e este estimulo elétrico levado pelo nervo auditivo avança e alcança o cérebro onde serão decodificados todos os estímulos.




SINTOMAS
-Tonturas rotatórias: a sensação é de que você ou o ambiente estão rodando
-Dificuldade em manter o equilíbrio
-Tonturas que pioram com a postura, girar a cabeça, movimentos rápidos
-Tontura que se relaciona a dor de cabeça, barulhos, sensibilidade a luz, agitação e ansiedade.


CAUSAS
Cerca de 40% dos casos são de doenças do aparelho vestibular, 10% de lesões cerebrais e 25% de distúrbios psiquiátricos.

Causas comuns:
-VERTIGEM POSICIONAL PAROXISTICA BENIGNICA (VPPB)
É chamada de vertigem postural, é causada por pequenas calcificações nos pequenos canais dentro do sistema vestibular, tem curta duração e é desencadeada por movimentos do corpo e da cabeça.

-DOENÇA DE MENIERE
É causada pelo excesso de liquido no labirinto, podendo provocar vertigens, perda auditiva e zumbidos. Esta doença pode provocar perda permanente da audição e até deixar perda crônica do equilíbrio.

-NEURITE VESTIBULAR
Este é um tipo de inflamação que ocorre por um mecanismo viral. Nesta caso haverá labirintite severa com tonturas fortes, náuseas, vômitos e dificuldades em se manter de pé.
- AVCs (Derrame Cerebral)
A isquemia ou infarto cerebral podem causar tonturas. E mais comum em pacientes idosos com histórico de hipertensão, diabetes, tabagismo e doenças cardiovasculares.

-ENTUPIMENTO DO OUVIDO POR CERA
Pode ocorrer de forma mais rara, mais poderá trazer muitos problemas nesse seguimento.






GRAVIDADE DAS TONTURAS
Quando apresentar estes sintomas procure um especialista:
-Dor de cabeça muito intensa
-Fraqueza em algum dos membros
-Dificuldades para falar
-Dor no peito com sensação de desorientação
-Vômitos frequentes
-Perda de equilíbrio constante.


TRATAMENTO POR ACUPUNTURA
A medicina chinesa interpreta o distúrbio da vertigem ou tontura como uma desarmonia dos ZANG FU (órgãos internos), neste conceito estarão envolvidos o fígado (gan), o coração(xim) e o rim. Claro que necessitamos de uma avaliação clinica detalhada para que seja possível determinar o padrão desarmônico. Utilizamos agulhamento sistêmico e auricular assim como podemos utilizar de naturopatia ou homeopáticos florais. Os resultados são vistos logo no inicio do tratamento.




                                          

                                           Caso Clínico









...O VENTO VAZIO QUE TRAZ O 

BALANÇO QUASE SEMPRE 

DESEQUILIBRA O EIXO QUE 

CONDUZ A VIDA...




Dr. José Antonio Rinaldi (CrefitoSP 12347-F)

Consultórios:  

Rua: Voluntários da Pátria, 654 - Sala 317 - Santana - Telefone: (11) 97372-3325
Rua: Serra de Bragança, 1355 - Tatuapé Tel:(11) 97372-3325


Whatssap 55(11)- 99347-2511

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...