segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

LABIRINTITE E ACUPUNTURA




DEFINIÇÃO
A labirintite é uma desordem do equilíbrio do ser humano. Esta desordem é causada por um processo inflamatório ou infeccioso que afeta os labirintos, que ficam dentro do sistema vestibular, órgão responsável pelo equilíbrio, postura e orientação do corpo e que se localiza no ouvido interno.

SINTOMAS
Os sintomas mais comuns são a tontura e a vertigem, também poderão ocorrer quadros de náuseas e até vômitos, zumbidos nos ouvidos, ocorrendo quadro de perda auditiva importante, assim como sensação de desmaios.
Também podem ocorrer situações de movimentos involuntários dos olhos (nistágmo), assim como o paciente apresentar mal estar, sensação de flutuação e atordoamento e sensação até de desfalecimento em casos graves.

CAUSAS
A Labirintite pode ser causada por quadros virais, bacterianos, lesões na cabeça, reação medicamentosa, envelhecimento, erros alimentares, anticoncepcional, tranquilizantes, antidepressivos, antiinflamatórios, antibióticos, cigarro, álcool, uso de drogas, doenças do sistema nervoso central, anemias, distúrbios psiquiátricos. É claro que o “stress” e a ansiedade humana esta entre as mais comuns.

LABIRINTITE E ANSIEDADE
A ansiedade crônica é um efeito bem definido e colateral muito comum na labirintite, onde poderá levar a palpitações, tremores, ataques de pânico e depressão.

A VISÃO DA MEDICINA CHINESA
A Labirintite na medicina tradicional chinesa está relacionada ao vento e umidade no fígado, este vento úmido penetra no fígado e ocasiona as tonturas tão comuns nesta patologia.

FISIOPATOLOGIA DA LABIRINTITE NA MEDICINA CHINESA
Qualquer disfunção ou alteração que afete o fígado (Gan), poderá causar a Labirintite.

CAUSAS COMUNS
-Raiva
-Frustração
-Ressentimento
-Mágoas
-Excesso de trabalho
-Uso de alimentos gordurosos e laticínios geram umidade no Baço piorando o quadro.

AS EMOÇÕES NA LABIRINTITE
Todas as nossas emoções são manifestadas por reações de todas as formas, assim como podemos estar felizes pela boa saúde, podemos nos sentir tristes, angustiados, nervosos, com raiva ou preocupação exagerada. Todas as nossas emoções serão dosadas de acordo com a sensação de prazer ou desprazer, quase sempre as emoções hostis no remete distúrbios mentais-emocionais trazendo prejuízo para a saúde do corpo e da mente.

TRATAMENTO PELA ACUPUNTURA
O objetivo da acupuntura é dissipar esta obstrução do Baço e do Figado, assim como diminuir os distúrbios mentais-emocionais associados. Podemos utilizar acupuntura sistêmica (agulhas no corpo), acupuntura auricular e Laser acupuntura com resultados muito satisfatórios.

Caso Clínico







O CORPO PLANTADO NO CENTRO, JÁ NÃO TEM FIRMEZA E DE TANTA LEVEZA DE DESEQUILIBRA E ATORDOA, PERDE-SE NO VENTO E NO VENTO SE DETERIORA...


SERVIÇOS - mapa da região (clique no endereço desejado) 
Dr. José Antonio Rinaldi (Crefito3 / 12347-F)

Consultório I: Rua Salete, 117 - Santana - Telefone: (11)2973-9099
Consultório II: Rua Serra de Bragança, 1355 - Tatuapé - Telefone:(11) 3628-2125 / 3628-2129
Consultório III: Av.Onze de Junho, 357 -Vila Clementino  - Telefone: (11)3211-7105

CONTATOS
Cel: 55(11)- 993472511
email: dr.rinaldiacupuntura@gmail.com


Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...