sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

SÍNDROME NEFRÓTICA INFANTIL E ACUPUNTURA





A síndrome nefrótica é uma doença dos rins provocada pela eliminação inadequada de grandes quantidades de proteína na urina. A perda excessiva de proteína pela urina chama-se proteinúria.
Na infância 90% dos casos correspondem a Sindrome Nefrótica Primária (SNP) ou idiopática, não sendo portanto associada à nenhuma doença sistêmica, hereditaria, medicamentosa ou metabólica.



O QUE É PROTEINÚRIA E SÍNDROME NEFRÓTICA?
O principal papel dos rins é filtrar o sangue e as toxinas orgânicas e do sangue que estão em excesso. As proteínas portanto são essenciais para o organismo e não devem ser eliminadas em excesso pela urina.  A perda em média de proteína pela urina em 24h será de 150mg, onde se o individuo eliminar quantidades acima desse valor consideramos proteinúria e quanto maior o valor eliminado, maior será a lesão renal e maior risco de saúde.


A DOENÇA GLOMERULAR
O glomérulo é uma estrutura microscópica dentro dos rins, que é responsável pela filtração do sangue. Cada glomérulo possui uma membrana que serve como filtro, separando o que vai ser eliminado pela urina e o que vai permanecer no sangue.


Quando os glomérulos são sadios, as proteínas presentes no sangue não são filtradas, então haverá a mesma quantidade de sangue que entra e que sai dos rins, mas diversas doenças poderão afetar o glomérulo e então poderá surgir proteinúria.
Podemos fechar os conceitos então classificando a Síndrome nefrótica como uma doença onde se perde grande quantidade de proteínas na urina (mais de 3500mg por dia).



ETIOPATOGENIA
Pode-se dizer que a Síndrome nefrótica é uma doença de base imunológica. Pacientes com apresentam produção anormal de imunoglobulinas, com redução de IgA e IgG e aumento de IgM e IgE. Então a partir dessas mudanças as células T alteradas, irão secretar fatores de permeabilidade que irão interferir na função de estruturas da membrana basal glomerular.





FISIOPATOLOGIA
PROTEINÚRIA
A proteinúria é proveniente do aumento da permeabilidade do capilar glomerarular, por alteração da sua capacidade de filtração dessas partículas, ou do seu desempenho como barreira eletrostática.
Na Síndrome nefrotica, considera-se duas hipóteses:
1-Teoria do hipofluxo (underfill): na SN, as grandes perdas proteicas determinam a hipovolemia levando a queda da pressão oncótica plasmática.
2-Teoria do hiperfluxo (overflow): nesta teoria, o edema nefrótico decorre de um defeito primário renal na absorção de sódio. Admitindo-se que a retenção de sódio seria secundária ao mecanismo renal intrínsico.


MANIFESTAÇÕES CLINICAS
A apresentação clinica da SN, caracteriza-se por edema sem hipertensão arterial ou hematúria e com função renal preservada.
Outras manifestações podem ser observadas como edema de face, ascite ( presença de liquido no abdômen), edema escrotal ou peniano, edema labial e derrame pleural.
Quadro como oligoanúria e urina espumosa podem ser encontrados, assim como sinais de desnutrição, redução de massa muscular, cabelos quebradiços, unhas frágeis. 






SINTOMAS DA SINDROME NEFRÓTICA
A Síndrome nefrótica é um conjunto de sinais e sintomas e mudanças laboratoriais importantes, decorrentes da perda excessiva de proteínas na urina.
Os sinais mais comuns da Síndrome nefrótica é o excesso de espuma na urina, é uma espuma mais densa que demora mais para sair do vaso sanitário. A espumação aumenta quando a proteinúria encontra-se entre 500mg e 1000mg por dia.


A perda maciça de proteínas na urina provoca uma redução na concentração de proteínas no sangue, então isso levará a retenção de líquidos e ao extravasamento de água de dentro dos vasos sanguíneos para os tecidos, provocando edema ou inchaços.
O paciente com Sindrome Nefrótica irá apresentar edema ao redor dos olhos e nos membros inferiores e no abdômen e em casos mais graves, pode levar a um extravasamento de liquido para os pulmões.


DIAGNÓSTICO
O diagnóstico é feito com exame simples de urina e a urina 24 horas. É frequente encontrar hematúria, que é sangue na urina dos pacientes com doença de lesão mínima.
Também encontraremos no exame de sangue baixos níveis de Albumina e elevação do colesterol, assim como autos níveis de creatinina.
O tratamento clínico é feito com a administração de glicocorticoides, especificamente prednisona e dosagens variando a critério medico.
O RIM NA MEDICINA CHINESA
Na concepção chinesa os rins tem um aspecto fundamental, são eles que armazenam o jing, a essência ou energia ancestral, a que é passada pelos pais.


Todos os órgãos os nossos órgãos necessitam de Jing para trabalhar, para desempenhar suas funções e nos manter o equilíbrio funcional. Os rins governam todos os processos da água no corpo e segundo a MTC o estomago recebe os líquidos, então separa o puro do impuro, o liquido impuro seguirá para o intestino, o puro vai para o baço que extrai a essência e a vaporiza, esse vapor é direcionado para os pulmões, então os pulmões fazem a essência circular pelo corpo todo, então liquefazem a porção impura dessa essência e enviam para os rins no final.


TRATAMENTO COM ACUPUNTURA
O mecanismo de ação da Acupuntura se dá através da liberação de substancias especificas no cérebro para que haja a correção do processo patológico.


O efeito da Acupuntura na Medicina Chinesa se dá pelo meridiano de dragagem, onde irá promover a  remoção da estagnação de sangue (xué) e restabelecer a circulação do Qi no organismo. Então a remoção de coágulos sanguíneos e a melhora da circulação de sangue irá restabelecer o equilíbrio e a função renal. A acupuntura irá diminuir o edema ou inchaço do corpo, irá corrigir gradativamente o quadro de proteinúria e aumentará a resistência orgânica, aumentando assim o sistema imunológico. Os resultados aparecem rapidamente.


                                       CASO CLÍNICO













...A ENERGIA DOS RINS SÃO A

 ESSÊNCIA DA VIDA, A NOSSA

 ESSÊNCIA DA ENERGIA VITAL...









Dr. José Antonio Rinaldi (CrefitoSP 12347-F)

Consultórios:  

Rua: Voluntários da Pátria, 654 - Sala 317 - Santana - Telefone: (11) 97372-3325
Rua: Serra de Bragança, 1355 - Tatuapé Tel:(11) 97372-3325


Whatssap 55(11)- 99347-2511


Um comentário:

  1. A SÍNDROME NEFRÓTICA é uma doença renal grave que não pode ser curada por drogas ou injeções, mas a melhor maneira de se livrar da síndrome nefrótica é tomar um medicamento fitoterápico natural para ela.
    Fui diagnosticado com síndrome nefrótica por 15 anos e tentei diferentes medicamentos ou tratamentos com drogas, mas todos sem sucesso. Uma amiga preciosa me contou sobre o centro de ervas Dr. James, a casa do bem-estar. Ela me deu seu endereço de e-mail, entrei em contato com ele rapidamente para que ele me garantisse que seu remédio fitoterápico curará minha síndrome nefrótica. e eu estarei curado para sempre eu disse Ok. Eu perguntei a ele sobre o processo de cura, ele me pediu para pagar as taxas que eu fiz e em 5 dias úteis ele me mandou o fitoterápico então ele me instruiu sobre como beber de manhã e à noite durante duas semanas para ficar curado. Eu contei a Gomez meu amigo sobre o remédio fitoterápico, então ele me deu ir em frente para bebê-lo. Então, depois de beber por duas semanas, fiquei curado da síndrome nefrótica. Estou muito grato e prometi que recomendaria qualquer pessoa com síndrome nefrótica ao Dr. James e é isso que estou fazendo. A medicina mista de ervas do Dr. James me fez acreditar que há esperança para as pessoas que sofrem de doença de Parkinson, esquizofrenia, câncer, escoliose, câncer de bexiga, câncer colorretal, câncer de mama, câncer de rim, leucemia, câncer de pulmão, câncer de pele, câncer de útero, Câncer de próstata, fibromialgia, a
    Síndrome Fibrodisplasia, Epilepsia Doença de Dupuytren, Diabetes, Doença celíaca, Angiopatia, Ataxia, Artrite, Esclerose Lateral Amiotrófica, Doença de Alzheimer, Carcinoma adrenocortical.Asthma, Doenças alérgicas.Hiv_ Aids, Herpes, Doença inflamatória intestinal, Copd. Seu remédio é fácil de beber, sem efeitos colaterais, ele também me aconselhou a aumentar minha ingestão de vegetais frescos e de fibras, o que ajuda a manter meus hábitos intestinais regulares.e evitar a ingestão de alimentos com alto teor de potássio e magnésio
    Aqui estão as informações de contato dele ... [Email ... drjamesherbalmix@gmail.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...