sexta-feira, 4 de maio de 2018

TIREOIDITE DE HASHIMOTO E ACUPUNTURA


 



DEFINIÇÃO
A glândula tireoide esta localizada na região anterior do pescoço e tem a função de produzir hormônios reguladores da maior parte do funcionamento das células do corpo. E a deficiência na produção desses hormônios levará a conhecida doença ou Mal de Hashimoto, ou  Tireoidite de Hashimoto ou tireoidite linfocítica crônica. 



Caracteriza-se por uma série de doenças inflamatórias a glândula tireoide, além de ser uma doença autoimune, onde o sistema imunológico fabrica anticorpos que acabam destruindo as células a tireoide ou diminuir a sua função no organismo, por carência na produção de T3 e T4.



METODOS DE INVESTIGAÇÃO
Um clinico pode fazer um diagnóstico de tireoidite através de exame clinico, após pode solicitar dois exames de anticorpos:
-Anti-TPO (Anticorpo anti-tireoiperoxidade), este ataca diretamente uma enzima que é encotrada na tireoide , muito importante na produção de hormônios (peroxidase).
-Exame Tg-Ab (anticorpo anti-tireoglobulina), este ataca a proteína principal na glândula tireoide (tireoiglobulina), reponsável pela produção de T3 e T4.



SINAIS E SINTOMAS
-Cansaço
-Depressao
-Pele fria e ressecada
-Intestino preso
-Bradicardia (diminuição da frequência cardíaca)
-Voz mais grossa e ruidosa
-Edema no pescoço
-Falta de apetite
-Sonolência frequente
-Aversão ao frio
-Ganho de peso
-Alterações menstruais e na libido
-Cãimbras
-Bócio (papo), aumento do volume do pescoço


VISÃO OCIDENTAL E DA MEDICINA CHINESA
Na visão ocidental as tireoidites são classificadas como doenças inflamatórias, infecciosas ou autoimunes e são divididas em: aguda ou supurativa, subaguda dolorosa ou granulomatosa, subaguda indolor, ou linfocitica e a linfocitica crônica ou Tireoidite de Hashimoto.


Para a Medicina Tradicional Chinesa, a tireoidite é caracterizada por uma inflamação com características como dor, rubor, tumor. O calor esta relacionado ao elemento Fogo, onde possivelmente sua origem esta na deficiência do Yin do Rim com prevalência do Yang do Rim.




A glândula Tireóide é considerada na Medicina Tradicional Chinesa, como uma concentração de Jing (energia ancestral), que vem dos Rins. O processo de formação dessa glândula se dá através do Jing vindo do Rim materno, e após o nascimento, mantido pelo Jing adquirido, ou seja mantido pelo Gu Qi. O Jing chega portanto ao cérebro por duas vias, a externa e a interna dos meridianos curiosos na tireoide. Então na visão da MTC a tireoide é considerada como um Rim externo.


FISIOPATOLOGIA NA MEDICINA CHINESA
Na Tireoidite de Hashimoto ocorrera um aumento do Yang do Rim devido a uma insuficiência do Yin do Rim, e neste caso haverá uma desarmonia no aspecto energético, onde o aumento do fogo irá consumir o elemento água.


Entendemos que o mais importante na Medicina Chinesa o mais importante é identificar a causa dessa desarmonia, pois na MTC é fundamental o equilíbrio para o estado de saúde, e a doença nada mais é do que um padrão de desequilíbrio ou como se diz a doença nada mais é do que o próprio afastamento da própria natureza!






TRATAMENTO POR ACUPUNTURA
Após uma avaliação detalhada e um diagnóstico correto na Medicina Chinesa, iniciamos o tratamento com acupuntura sistêmica e auricular. Podemos tratar com Ervas Chinesas de acordo com o diagnóstico na MTC.
-Sistêmica pontos: R3, R4, B22, B23,B39, E9, E25, VG4, VC20, IG16, TA4, TA13


-Auricular pontos: Shenmen, Rim, Simpático, Tireóide, Hipófise, Endócrinas, Tronco Cerebral



O tratamento irá trazer uma melhora rápida dos sintomas, principalmente o cansaço, as dores, os inchaços e a irritabilidade. Então haverá uma estabilidade orgânica, melhorando os parâmetros hormonais no sangue  e um ajuste no equilíbrio energético do corpo.




...O FOGO QUE QUEIMA INCESSANTE, 

RESSECA E CONSOME A ÁGUA, ENTÃO

 GERA A DEFICIÊNCIA DE YIN...








Dr. José Antonio Rinaldi (CrefitoSP 12347-F)

Consultórios:  

Rua: Voluntários da Pátria, 654 - Sala 317 - Santana - Telefone: (11) 97372-3325
Rua: Serra de Bragança, 1355 - Tatuapé Tel:(11) 97372-3325


Whatssap 55(11)- 99347-2511









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...