segunda-feira, 17 de outubro de 2022

DIETOTERAPIA CHINESA NA ESTAÇÃO PRIMAVERA






 

INTRODUÇÃO 

O mais importante clássico da Medicina Chinesa, o Huang Di Ney Jing (Clássico do imperador amarelo) explica muito bem isso. A Medicina Chinesa acredita que há um contínuo entre o corpo e o ambiente ao nosso redor .



 Dentro de cada um de nós há Yin, Yang e os Cinco Movimentos, e se entendermos isso, podemos ver o que comemos, o que fazemos, como dormimos, ou até pensamos pode ajudar a equilibrar a nossa saúde. 




PRIMAVERA E MADEIRA

Os cinco movimentos, Madeira, Fogo, Terra e Água. A primavera provê o nascimento, o verão o crescimento, o outono se colhe, o inverno armazena. 



Na primavera o Yang estará em expansão e crescimento, portanto devemos tomar cuidado com o corpo, a alimentação e até com nossos pensamentos. A primavera propicia o início de novos projetos, hora de criar novas ideias e fazer novos planos em todos os aspectos de nossa vida. Segundo o Neijing, quando realizamos tudo isso, estamos agindo em ressonância com Qi da primavera e assim realizamos a nutrição da vida.

ALIMENTAÇÃO NA PRIMAVERA 

A alimentação na primavera deve ser focada principalmente no movimento do figado. O Figado na Medicina Chinesa e responsável pelo fluxo de Qi e de sangue internamente.



 Os alimentos que tem a função Yang de mover o Qi e o sangue, tem sabor picante. As ervas culinárias incluem, cebola, cebolinha, alho, coentro, gengibre, manjericão, erva doce e louro. Também as folhas verdes, brotos e grãos germinados. Os alimentos sazonais na primavera incluem acelga, batatas novas, rúcula, ovos.




OUTROS ALIMENTOS

Época de comer alimentos leves, frutas, legumes, verduras, cereais e muito líquido (nunca gelados), também cozinhar os alimentos rapidamente para ficar levemente cozidos, acompanhando assim o movimento da estação primavera.

OS CHÁS

Devemos utilizar os chás de características amargas como boldo, carqueja, alcachofra, a hortelã ou dente de leão. Os chás amargos ajudam a depurar as toxinas do fígado e eliminar o calor. 



OS ALIMENTOS QUE DEVEMOS EVITAR

Evitar proteinas animais, frituras, gorduras trans, e comer menos. 




COMO SE MANTER SAUDÁVEL NA PRIMAVERA

.MOVIMENTO; O Fígado precisa de movimento e você também, então faça caminhadas na natureza, faça Yoga, Pilates.

.RECRIE ORDEM A PARTIR DO CAOS; faça uma limpeza na casa, no escritório e faça doações, permita que coisas novas entre em sua vida.

.DEIXE DE LADO VELHOS RESSENTIMENTOS; rancores e ressentimentos fazem mal a energia do  fígado, pratique o perdão.

.ASSUMA O RISCO E TENTE ALGO NOVO; pense no que gostaria de tentar e se arrisque no novo. 





...A PRIMAVERA É A ESTAÇÃO DA

 ALEGRIA, DO NASCIMENTO E DA

 SAÚDE...




Dr. José Antonio Rinaldi (CrefitoSP 12347-F)
Consultórios:  

Rua: Voluntários da Pátria, 654 - Sala 317 - Santana - Telefone: (11) 97372-3325
Rua: Serra de Bragança, 1355 - Tatuapé Tel:(11) 97372-3325

www.rinaldinaturopata.com
www.dr-rinaldi-medicina-tradicional-chinesa-e-acupuntura.com

Whatssap 55(11)- 99347-2511



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...