segunda-feira, 11 de junho de 2012

ENDOMETRIOSE E ACUPUNTURA


DEFINIÇÃO
A endometriose é uma doença que acomete as mulheres em idade reprodutiva e que consiste na presença de células endometriais em locais fora do útero. O endométrio é uma  mucosa que reveste a camada interna do útero que é removida a cada menstruação. Este processo atinge em torno de 15% das mulheres nesta fase reprodutiva.

LOCAIS DE ACOMETIMENTO
A endometriose é uma afecção inflamatória provocada por células do endométrio que em vez de serem expelidas, migram no sentido oposto e caem nos ovários ou na cavidade abdominal que voltam a se multiplicar e a sangrar novamente. Os locais acometidos são: ovários, peritônio pélvico e septo retrovaginal, trompas de falópio, intestinos no sigmoide, bexiga e ureteres.

SINAIS E SINTOMAS
-Cólicas regionalizadas na região pélvica com dores locais;
-Dor crônica na região pélvica;
-Dores proeminentes durante ou após ter relação sexual;
-Problemas intestinais como diarréia , dor e sangramento;
-Infertilidade;
-Dificuldades ao urinar com dor e as vezes sangramento.

PATOLOGIA DA ENDOMETRIOSE
A endometriose precoce tipicamente  ocorre nas superfícies dos órgãos nas áreas pélvicas e intra-abdominal. As lesões maiores podem ser vistas como endometriomas ou cistos chocolate, porque contem um espessa camada de sangue fluido. A endometriose pode desencadear respostas inflamatórias levando a formação de cicatriz e aderências.

COMPLICAÇÕES
As complicações mais comuns são cicatriz interna, aderências, cistos pélvicos, cisto de chocolate, cisto rompido, quadros de obstrução intestinal. Outra complicação grave esta relacionada com a infertilidade, pois pode haver situações anatômicas distorcidas e cicatrizes evidentes, mas também poderá ocorrer liberação de citocinas circulantes interferindo na infertilidade.

SITUAÇÕES DE DESCONFORTO
A mulher pode apresentar quadros de desconforto prévio que se propaga por longa data, pois a dor local no baixo ventre deixa a mesma sem vontade de efetivar sua atividade sexual, pois haverá limitações físicas e emocionais. O quadro se agrava ao longo da vida reprodutiva e se não diagnosticado e tratado poderão ocorrer situações extremas, pois mesmo após a  Esterectomia (retirada do útero ) e até os ovários poderá ocorrer dor e desconforto no baixo ventre constantemente.

DIAGNÓSTICO
O diagnóstico será efetuado através do exame físico ginecológico, onde será observado após o toque vaginal espessamento  ou dor nos ligamentos útero-sacros  e nódulos em fundo de saco de Douglas.
A confirmação da doença também pode ser feita por videolaparoscopia, também poderão ser utilizados exames como ultra-sonografia e ressonância magnética entre outros.

TRATAMENTO PELA ACUPUNTURA
A acupuntura hoje se faz como um tratamento que auxilia e muito o tratamento convencional, principalmente quando os remédios não mais ajudam no caso. A acupuntura irá melhorar os quadros de dores e inflamações locais, assim como combater o estresse, promovendo relaxamento importante. 
Nos casos de aderências que causam a infertilidade e dores a acupuntura atua de forma eficaz. Haverá fortalecimento do sistema imunológico e do bem estar geral.
Pode-se também instituir um tratamento com fitoterápicos chineses.






....A DOR CONSTANTE E ININTERRUPTA CAUSA UMA AGONIA ENFADADA QUE REMETE AFLIÇÃO NO REBORDO PÉLVICO, E DEIXA UM ARDOR INVEROSSÍMIL NA PORTA DO ÂMAGO...

SERVIÇOS - mapa da região (clique no endereço desejado) 
Dr. José Antonio Rinaldi (Crefito3 / 12347-F)
Consultório I: Rua Salete, 117 - Santana - Telefone: (11)2973-9099
Consultório II: Rua Serra de Bragança, 1355 - Tatuapé - Telefone:(11) 3628-2125 / 3628-2129
Consultório III: Av.Onze de Junho, 357 -Vila Clementino  - Telefone: (11)3211-7105


CONTATOS
Cel: 55(11)- 993472511
email: dr.rinaldiacupuntura@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...