terça-feira, 29 de maio de 2012

GRAVIDEZ, AS DORES TRATADAS COM ACUPUNTURA



DEFINIÇÃO
A gravidez se refere ao estado de fecundação de um óvulo com um espermatozóide, onde haverá um conseqüente desenvolvimento do feto gerado no útero por nove meses até o nascimento.

A GESTAÇÃO
O processo embriológico da gestação é dado, obviamente, pelo ato da fecundação, e por isso não há como saber com exatidão o momento exato deste processo. A identificação se dá pela idade obstétrica da gravidez, ou seja, o primeiro dia do último período menstrual da mulher.
A idade gestacional é definida como o tempo transcorrido do último dia da menstruação, e a data atual medido em semanas e dias. A gestação dura em média 240 dias ou 40 semanas, 10 meses lunares.

ESTÁGIO PROGRESSIVO DA GRAVIDEZ

          Estágios no desenvolvimento pré-natal com semanas e meses (idade gestacional)


FORMAS DE GRAVIDEZ
A gravidez pode acontecer de várias formas, a mais comum é quando o pênis penetra na vagina expelindo uma grande quantidade de espermatozóides, ou a fertilização in vitro, por meio laboratorial.


SINTOMAS
Muitas mulheres não percebem nada no aspecto da gravidez, pois darão conta somente quando a menstruação atrasar. Os sintomas mais comuns são ânsia de vômito na parte da manhã, atraso menstrual e vontade de comer em horários estranhos como na madrugada e no meio da noite. Um ponto indicativo também se dá quando ocorre cólica com pequeno sangramento, este episódio significa que o zigoto esta se fixando na parede do endométrio.

SINTOMAS EFETIVOS DURANTE A GRAVIDEZ
-EDEMA OU INCHAÇO DAS MAMAS E PERNAS: ocorre nas duas primeiras semanas depois da concepção, se percebe maior sensibilidade nas mamas, assim como dor ao toque, sensação de peso e mamas latejantes.
-FADIGA E CANSAÇO: o cansaço e a sonolência poderão estar presentes logo nas primeiras semanas, devido ao aumento da progesterona durante a gestação.
-DORES NAS COSTAS / DOR LOMBAR: dores lombares são muito comuns na gestação, são mais comuns no terceiro trimestre e podem perdurar por toda a gravidez.
-DORES DE CABEÇA: as alterações hormonais nesta fase e o aumento da circulação sanguínea podem predispor as dores de cabeça durante a gestação.
-AUMENTO DA FREQÜÊNCIA URINÁRIA: após a 6 ou 8 semanas poderá ocorrer um aumento da freqüência urinária devido ao crescimento do útero e da cavidade pélvica.
-AUMENTO DA CIRCUNFERÊNCIA ABDOMINAL: até as 6 primeiras semanas o útero ainda está na cavidade pélvica, após ocorre a elevação dos órgãos internos, então o abdômen se torna protuberante com conseqüente relaxamento da musculatura.
-AVERSÃO OU DESEJOS POR ALIMENTOS: gestantes desenvolvem certos desejos ou aversões pelos mesmos, principalmente nos três primeiros meses.
-INSTABILIDADE DO ESTADO DE HUMOR: poderão ocorrer quadros de sensibilidade maior com choros e sentimentos hostis, pois esta fase se torna uma fase de aprendizado e adaptação ao novo estilo de vida.
-TONTURAS E DESMAIOS: ocorre dilatação dos vasos e a pressão sangüínea pode cair, assim como o índice glicêmico, ou seja, o açúcar do sangue cai e pode levar aos desmaios.

MODIFICAÇÕES NA ESTRUTURA FÍSICA DEVIDO A GESTAÇÃO

UTERO
O útero aumenta dos seus quase 100g para mais de 1 kg, onde haverá conseqüente compressão da bexiga; também ocorre uma hiperplasia do miométrio, ocorrendo estreitamento das fibras musculares lisas. Ocorre o espessamento do muco cervical criando uma rolha chamada rocha de Schroder que isola o ambiente fetal do ambiente externo, evitando assim infecções.

VULVA E VAGINA
A vulva e a vagina tornan-se flexíveis e edematosas (inchadas) e a secreção vaginal se torna espessa e esbranquiçada.

SEIOS
As mamas aumentam seu volume e os vasos sanguíneos ficam visíveis, a aréola fica mais escura. Glândulas sebáceas podem se hipertrofiar nos mamilos e aréolas, e no final da gestação haverá o colostro, líquido fino e amarelado riquíssimo para o bebê.

PELE
Haverá uma hiperpigmentação na pele com o aparecimento de cloama e da linha de nigrans no abdome. Poderá ocorrer hipertricose, ou seja, surgimento de pelos finos no rosto. Com a distensão abdominal poderá ocorrer estrias aparentes.

EXAMES QUE DETECTAM A GRAVIDEZ
Pode-se detectar a gravidez através de um exame de urina ou sangue conhecido como beta–HCG (gonadotrofina coriônica humana). Após identificado e comprovado inicia-se todo o pré-natal.

BENEFÍCIOS DA ACUPUNTURA NA GRAVIDEZ
A acupuntura na gravidez funciona como analgésico, antiinflamatório ou antialérgico, melhora a circulação sanguínea, diminui a pressão arterial, podendo prevenir contra os quadros de pré-eclânpsia. Melhoram os quadros de náuseas, vômitos e cefaléias.
Sem dúvida está indicada para as dores nas costas e no quadril, relaxando assim a musculatura, aliviam a sensação de peso, isto é, corrige a postura e diminui as dores. Diminui o inchaço, melhora os quadros de tensão e ansiedade. Outro benefício se dá nos quadros de insônia.

BENEFÍCIOS DA ACUPUNTURA PARA O BEBÊ
Não há estudos comprovados, mas sempre que se aplica a acupuntura na mamãe a criança fica mais calma, pois os todos os sintomas melhorados na mamãe se refletem no bebê.

BENEFÍCIOS PÓS-PARTO
Nesta fase a acupuntura irá reequilibrar as funções do organismo, assim como a produção hormonal. A mãe estando mais calma irá produzir mais leite, também contribui para a cura da mastite. A acupuntura atua no sistema nervoso central melhorando os quadros de depressão pós-parto. Outra função especial da acupuntura se dá na parte estética, melhorando as manchas da pele, melhorando a circulação na pele e a produção de colágeno. Podemos contribuir e muito nos quadros de gordura localizada e até celulite.

TRATAMENTO POR ACUPUNTURA
Utilizamos agulhamento sistêmico (agulhas no corpo) e acupuntura auricular. Podemos utilizar ventosas em alguns quadros mais sérios de dores lombares.
OBS: Os resultados são ótimos e a dor diminui gradativamente, porém temos que tomar muito cuidado no que diz respeito ao esforço excessivo nesta fase, mesmo que a dor tenha desaparecido, pois não devemos esquecer que o corpo da gestante esta passando por mudanças na sua estrutura, então todo cuidado é pouco!

Caso Clínico (Tratamento)














MAMÃE CENTRO DO INFINITO E EPISTEMOLÓGICO VIVER, QUE NO SEU VENTRE SE PROLONGA A VIDA, QUE EMANA DA MAIS PREFEITA CRIAÇÃO DO UNIVERSO....



Dr. José Antonio Rinaldi (CrefitoSP 12347-F)
Consultórios: 

Rua: Voluntários da Pátria, 654 - Sala 317 - Santana - Telefone: (11) 97372-3325
Rua: Serra de Bragança, 1355 - Tatuapé Tel:(11) 97372-3325

Whatssap 55(11)- 99347-2511





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...