domingo, 6 de maio de 2012

MELANCOLIA E A MEDICINA CHINESA, TRATADA COM ACUPUNTURA



DEFINIÇÃO
A melancolia é um estado psíquico de depressão com ou sem causa definida. É um quadro que deixa o indivíduo com pouco ou nenhum entusiasmo pela vida ou por situações do cotidiano que envolve a vontade de realizar e lutar.

HISTÓRIA
A melancolia já era definida como doença por Hipócrates no século V. Hipócrates classificou então os 4 humores corporais (sangue, fleugma, bílis amarela e bílis negra).
Nesta questão ele diferenciou o equilíbrio e o desequilíbrio como sendo responsável pela saúde (eucrasia) ou enfermidade e dor (discrasia). Ele dizia que a influência de saturno levava o baço a secretar mais bílis negra, alterando o humor do individuo, deixando-o escurecido levando a melancolia.
Sigmund Freud em seus estudos do superego dizia que a melancolia era um estado de luto sem perder nada propriamente dito.

CARACTERÍSTICAS FISIOPATOLÓGICAS DA MELANCOLIA
Hoje em dia os estudos demonstram que o quadro de melancolia pode ser classificado com os mais variados distúrbios mentais, pois está dentro do que chamamos DSM (Manual diagnóstico e estatístico das doenças mentais).

ESTÁGIOS QUE CLASSIFICAM A DSM
A - APRESENTAR PELO MENOS UM DOS DOIS:
1-falta de prazer nas atividades diárias;
2- desânimo em situações muito prazerosas;
B – PELO MENOS TRÊS DESSES:
1-falta de prazer e desanimo constante;
2- quadro depressivo no período da manhã;
3-o despertar acontece sempre duas horas antes do horário de acordar;
4-profunda inquietação e agitação psicomotora;
5-perda de peso e anorexia;
-sentimento de culpa constante e sem lógica.

MELANCOLIA, OUTONO E O PULMÃO ENFRAQUECIDO.
O pulmão que é representado pelo elemento Metal, é responsável  pela captação da energia yang que chega através da respiração, e na medicina tradicional chinesa (MTC), os distúrbios ou mecanismos patogênicos ou perversos irão acometer o pulmão e o rim.

FUNÇÃO DO PULMÃO NA ACUPUNTURA
A energia do metal controla o pulmão que também extrai a energia essencial para o corpo e expele as toxinas do sangue e do intestino grosso, depois retém e recicla a água do organismo. Outra função do pulmão é a de defesa do organismo.
O outono é a estação da introspecção e da meditação e recolhimento, momento de reciclar sentimentos antigos, apegos externos e excesso de emoções adquiridas durante o verão. Se resistirmos a esta energia e ficarmos aprisionados no passado podemos criar estados de melancolia, tristeza e depressão, que se manifestarão como forma de dores e inflamações pelo corpo, principalmente nas costas, problemas respiratórios e de pele e diminuição da resistência orgânica.

AS EMOÇÕES LIGADAS AO PULMÃO
As emoções mais fortes ligadas ao desequilíbrio do pulmão são a tristeza, a melancolia, as angústias e as tensões por tempo muito prolongado. O quadro realmente se agrava se ocorre perda de entes queridos e fim de relacionamentos dolorosos.

DOENÇAS LIGADAS A EMOÇÃO DO PULMÃO
As emoções exacerbadas irão inevitavelmente deixar o corpo e a mente doentes, podendo levar o indivíduo a fatores psíquicos graves como a depressão. Assim como desenvolver doenças de pele como eczemas, dermatites, psoríase, alergias, desidroses, e também doenças pulmonares como a asma, bronquites, rinites e pneumonias de repetição.
Contudo se não identificar o fundo emocional com rapidez o processo da doença se agrava e ficará crônico, portanto olhar para si e para os próprios sentimentos e as emoções poderão não só levar a cura, mas trará maior identificação da sua existência nesta esfera global.

A MELANCOLIA HUMANA
O homem que nasce e vivencia grandes emoções, passa por processos de elaboração da própria expectativa de vida, assim como deprime seus sentimentos por querer manter-se firme numa couraça frágil que é capaz de devora-lo mesmo antes de saber porque, pois já se faz incapaz de resolver problemas, e estas arestas emocionais o deixa imóvel e nos  devaneios óbvios de sua incompetência não o faz, simplesmente empurra este ócio com a imensa protuberância ventruda. Isto faz de ti fraco e é preferível regredir e se tornar um bucólico venturoso melancólico. “Não consigo resolver meus problemas”!

TRATAMENTO PELA ACUPUNTURA
A acupuntura procura melhorar os padrões emocionais, melhorando a tristeza e a melancolia, dando suporte para capacitar a energia yang do pulmão dando estabilidade para o campo de defesa do organismo, portanto deixaremos o indivíduo com melhora do estado geral, seja no campo físico ou emocional. Usamos agulhamento sistêmico (agulhas no corpo) e acupuntura auricular. Utiliza-se também um homeopático floral.



A MELANCOLIA NA MEDIDA CERTA TRAS UMA PITADA DE TRISTEZA QUE SE REVERTE EM ACEITAÇÃO, E A ACEITAÇÃO LEVA-NOS A EXPRESSÃO MÁXIMA, OU SEJA, A REVERÊNCIA...

Dr. José Antonio Rinaldi (CrefitoSP 12347-F)
Consultórios: 

Rua: Voluntários da Pátria, 654 - Sala 317 - Santana - Telefone: (11) 97372-3325
Rua: Serra de Bragança, 1355 - Tatuapé Tel:(11) 97372-3325

Whatssap 55(11)- 99347-2511


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...