domingo, 15 de julho de 2012

MICROANGIOPATIA ISQUEMICA CEREBRAL E ACUPUNTURA


DEFINIÇÃO
A microangiopatia cerebral pode também ser chamada de Gliose, aterosclerose cerebral, doença aterosclerótica cerebral. É uma alteração da substância branca evidenciada na ressonância magnética por lesões hiperintensas na sequência FLAIR, geralmente proveniente por microangiopatia cerebral, ou seja, doença de pequenos vasos do cérebro.

ETIOLOGIA
Ela é decorrente de doença aterosclerótica, ou seja, formação de placas de ateroma na parede das artérias de pequenos vasos, que quase sempre se manifestam de forma progressiva.

ANATOMIA VASCULAR DO CÉREBRO
O cérebro é composto por vasos sanguíneos que vão se aprofundando no cérebro, já os superficiais serão denominados circulação colateral que ajudarão a irrigar lugares menores. Esses vasos menores irrigam pequenas partes do cérebro profundo, logo a obstrução desses vasos levarão a lesões cerebrais localizadas. Também temos veias que entram no cérebro levando oxigênio e saem do cérebro levando gás carbônico para os pulmões e lixo para dos tecidos, e destes para os rins e fígado.

CAUSAS DAS MICROANGIOPATIAS
-IDADE: pessoas acima dos 40 anos quase sempre saudáveis;
-FUMO: pela lesão quase frequente dos vasos;
-PRESSÃO ALTA; é a causa mais frequente dessas lesões;
-DIABETES: ocorre a mesma lesão que a pressão alta;
-ENXAQUECAS: por haver possibilidade de lesão dos vasos do cérebro;

FATORES DE RISCO
Os fatores de risco são bem conhecidos, como tabagismo, alcoolismo, colesterol alto, sedentarismo, hipertensão arterial sistêmica, diabetes, Lúpus eritematoso sistêmico.
Existem fatores familiares hereditários acometendo pessoas bem mais jovens, podem ocorrer com quadros psiquiátricos, transtorno bipolar, esquizofrenia, depressões graves, dependentes químicos e outros achados apresentam associação com pacientes com enxaquecas.

ENXAQUECAS E MICROANGIOPATIAS
Esses achados são bastante comuns, pois ocorrem modificações importantes nos achados em ressonância magnética, pois estas enxaquecas são evidenciadas por cistos aracnóides, cisto da glândula pineal, espaços perivasculares alargados, achados como espessamento mucoso dos seios paranasais e processos alérgicos.

SITUAÇÕES AGRAVANTES DAS GLIOSES O MICROANGIOPATIAS
As situações agravantes e evolutivas da doença irão depender do numero de lesões, localização especifica dessas lesões e do fator idade, pois estas podem predispor este mesmo paciente com gliose a uma doença degenerativa cerebral como a demência cerebral grave.
Outras situações estão associadas a pacientes que desenvolvem estado de depressão e transtorno de mau humor durante a vida. Estes sintomas estão intimamente ligados a pacientes com quadro de depressão vascular grave e que desenvolvem distúrbios de ansiedade, irritabilidade e intolerância.

DIAGNÓSTICO
O diagnostico é absolutamente clinico e por Ressonância nuclear magnética.

TRATAMENTO CLINICO
Podem-se administrar medicamentos neuroprotetores e antioxidantes para melhor proteger a doença degenerativa crônica, já que não se observam grandes vantagens com o uso de antidepressivos. Estes pacientes deverão ser observados quanto as suas funções cognitivas e a própria memória tentando melhorar a sua qualidade de vida.

TRATAMENTO POR ACUPUNTURA
Na medicina chinesa trataremos com pontos sistêmicos e pontos auriculares, com a intenção de provocar o equilíbrio energético nos canais de energia e modulando a própria condição dos Zang-Fu (órgãos internos).
No ato da aplicação ocorrera imediata liberação de substancias químicas e a estimulação dos pequenos nervos na pele, e  irão mandar estímulos à medula espinhal que ativarão neurônios no tronco cerebral e no hipotálamo, então, ocorrerão liberação de substancias importantes para reparar os tecidos lesados, melhorando assim sua cinesia funcional.

Caso Clínico (Tratamento)












...NA DISTÂNCIA DA VIDA SE CONECTAM SINAIS DO DESGASTE E DA VIGÊNCIA DESTA MUTILAÇÃO PERPÉTUA E CONTÍNUA, NOTA-SE A ESCALADA MORTAL EM BUSCA DA PRÓPRIA HISTÓRIA...


SERVIÇOS - mapa da região (clique no endereço desejado) 
Dr. José Antonio Rinaldi (Crefito3 / 12347-F)
Consultório I: Rua Salete, 117 - Santana - Telefone: 2973-9099
Consultório II: Rua Serra de Bragança, 1355 - Tatuapé - Telefone: 3628-2125 / 3628-2129
Consultório III: Rua Tapajós, 78 - Centro - Guarulhos - Telefone: 2409-9996 / 2443-0523


CONTATOS
Cel: 55(11)- 993472511
email: dr.rinaldiacupuntura@gmail.com

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...