quarta-feira, 8 de agosto de 2012

DOR CRÔNICA E ACUPUNTURA



DEFINIÇÃO
Entendemos como dor crônica uma dor recorrente e permanente a uma situação clinica e que dura de três meses ou mais. O quadro de dor crônica se instala por conta de mecanismos graves que acometem os nervos, propiciando assim comprometimento doloroso e inflamatório intenso.


ASPECTOS CAUSAIS
Milhões de pessoas no mundo sofrem de dor crônica, mas uma pequena parcela e diagnosticada e tratada adequadamente, pois não se dava tanta importância a certos casos por se achar que eram simplesmente quadros psicológicos e até imaginários. Hoje se sabe da gravidade desses casos e de sua dificuldade no tratamento.

A DOR
A dor é um sinal de alerta para o organismo, dizendo que algo vai mal, contudo esta ordem é composta por células especializadas no sentido da dor (nociceptores) que existem em milhares distribuídas na pele, e transmitem estes impulsos ao sistema nervoso central (SNC) que responde tentando afastar do organismo esse estimulo danoso. A dor aguda é um sinal, já a dor que permanece  por meses ou anos se torna crônica.

FISIOLOGIA DA DOR
A propagação dos impulsos de dor, se classificam por 4 tipos de estimulo: mecânico, elétrico,térmico e químico. Os nociceptores se associam a uma série de reflexos, tais como aumento do fluxo sanguíneo local, a contratura da musculatura vizinha, aumento da pressão sanguínea e dilatação das pupilas.
Quando um tecido é injuriado as prostaglandinas e os leucotrienos atuam sobre os nociceptores que se tornam sensibilizados e transformam em dor qualquer impulso.

TIPOS DE DOR
-Dor nociceptiva: ocorre quando o tecido e danificado por um estimulo (calor, pressão, corte), e quando uma doença acomete o tecido levando quadros inflamatórios;
-Dor neuropática: ocorre quando as células nervosas estão doentes e danificadas;
-Hiperalgia: quando qualquer estimulo provoca uma dor excessiva e exagerada;
-Alodinia: estímulos que não causam dor, passam a sofrer deste mal;
-Dor referida: é a dor experimentada em regiões distintas do corpo.

NEURÔNIOS SENSÍVEIS
Anteriormente analisava-se os neurônios como um simples condutor de estímulos, porém atualmente sabe-se que os neurônios tem memória da dor, pois transmitem assim o estimulo da dor, causando riscos de no retorno provocar dor crônica. Portanto se faz necessário inibir o mais rápido possível a dor aguda para que se evite este tipo de memória ruim e o melhor para se evitar as consequências de uma desordem de dor crônica. Uma das coisas mais importante são : evitar a depressão e a solidão social.

CAUSAS DA DOR
As causas da dor serão inúmeras e dependerão de uma série de fatores, mas as situações mais comuns estão relacionadas a dores inflamatórias, dores nos nervos e causadas por tumores.
As causas da dor podem ter origem em:
-fisica;
-uma origem fascial ou da fascia (de regiões do corpo);
-origem somática ou emocional;
-uma origem psicossomática;
-origem somente emocional;
-origem na alma.
Algumas situações arquitetônicas da vida moderna, situações posturais, alterações nos hábitos de vida como má alimentação e sedentarismo podem levar a obesidade que é uma causa fortíssima de dor. Outras alterações como o excesso de trabalho, dificuldades econômicas e familiares, falta de laser, solidão afetiva e muitas outras podem desenvolver dores crônicas.

FATORES PSICOLÓGICOS DA DOR
As principais consequências psicológicas da dor crônica são a ansiedade, a angústia, o medo, a raiva, a irritabilidade, a tristeza, depressão, baixa auto-estima, sensação de rejeição pessoal e profissional. Todos esses fatores levarão a um distanciamento do convívio social e familiar, assim como o desinteresse afetivo e sexual, levando a insônia e reduzindo a imunidade, abrindo portas para doenças oportunistas.
O paciente quando vivencia a dor crônica por muito tempo acaba desenvolvendo conflitos mentais e emocionais que pioram ainda mais o quadro doloroso, provocando sofrimento intenso e desatinado.

O HOMEM E A DOR
A dor que dilacera o cerne e que retém o conflito diário do seu conteúdo, assim como o faz sofrer pela exatidão das suas querências...tudo nele se instala e assim acaba sofrendo e nele se cala, cala a sua alma que se faz emancipada de tanto mover o centro.
O homem permite a dor pelo simples sofrer e não supor...que nessa dança da vida se esquece que devia ser mais leve, pois o sofrer físico transborda a mente e remete na alma todo o filme que se repete, por tanto querer esquece de somente ser e viver sem trauma e pesar, sendo assim não sabe dissipar o que lhe corta por dentro...

TRATAMENTO POR ACUPUNTURA
Utilizamos agulhamento sistêmico (agulhas no corpo) e acupuntura auricular, assim como uso de eletroacupuntura e Laser para amenizar o sofrimento da dor crônica. A agulha colocada no local irá possibilitar uma serie de reações em cadeia com liberação de substancias como as endorfinas e substancias antiinflamatórias, bloqueando os impulsos dolorosos no cérebro. Trabalhamos as desordens do fígado e da vesícula biliar amenizando os efeitos latentes nos canais de energia Yang e os efeitos no coração. Os resultados neste tipo de dor são bastante satisfatórios.

Caso Clínico (Tratamento)












A DOR QUE FLAMIGERA O CORPO, ENTORPECE A MENTE E DILACERA A ALMA, QUE NÃO MAIS VIVE EM PAZ PORQUE SE PERDEU PRA SEMPRE...


Dr. José Antonio Rinaldi (CrefitoSP 12347-F)
Consultórios: 

Rua: Voluntários da Pátria, 654 - Sala 317 - Santana - Telefone: (11) 97372-3325
Rua: Serra de Bragança, 1355 - Tatuapé Tel:(11) 97372-3325

Whatssap 55(11)- 99347-2511


3 comentários:

  1. Incrível a atuação analgésica da acupuntura. Alívio para dor pontual, como dor de dente, até as mais persistentes como cefaléias e enxaquecas. As dores são fatores limitadores da vida e consequentemente quando nos livramos delas ganhamos muito em qualidade de vida.
    Parabéns, doutor, pela sua atuação como profissional da Medicina Tradicional Chinesa, pela dedicação à área da saúde e pelo trabalho de utilidade pública deste excelente blog.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom ler um comentário desse como o da Patricia Torres. Eu tenho Síndrome de Ehlers Danlos e vou fazer curso de acupuntura por causa disso. Pra ver se eu consigo fazer algo por mim mesmo com relação a minha dor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. QUE BOM QUE TENHA GOSTADO, SIM A ACUPUNTURA TEM AJUDADO E MUITO NESTES CASOS DE DOR TANTO AGUDA QUANTO CRÔNICA, OS RESULTADOS SÃO EXCELENTES...

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...