terça-feira, 27 de março de 2012

DPOC (DOENÇA PULMONAR CRÔNICA) MORRE CHICO ANYSIO...

Nascido em Maranguape- CE, no dia 23 de abril de 1931, humorista famoso detentor de vários personagens do nosso cotidiano, estava internado desde dezembro de 2011 com quadro de pneumonia e insuficiência respiratória aguda devido à exacerbação da DPOC, o quadro de agravou e o organismo entrou em estado de não resposta, evoluindo com insuficiência renal e falência múltipla de órgãos, e no dia 23 e3 março de 2012,foi à óbito!

DPOC (DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA E ACUPUNTURA)

DEFINIÇÃO
A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), é uma doença insidiosa crônica e progressiva de forma parcialmente reversível se diagnosticada a tempo. É uma doença que acomete os pulmões, tendo como maior gravidade a destruição dos alvéolos e do parênquima pulmonar, formando cavernas dentro do pulmão. A bronquite crônica e o enfisema pulmonar são formas de manifestação do DPOC. Este processo da doença é mais comum em pacientes mais velhos e fumantes inveterados e pacientes com antecedentes de tuberculose.

SINTOMAS
Os principais sintomas da doença são: limitação crônica do fluxo aéreo (entrada e saída de ar), onde o paciente apresenta dificuldade na expiração ou seja de colocar o ar para fora dos pulmões, causando dispneia ou falta de ar. Com isso ocorrera ao longo do tempo uma hiperinsuflação dinâmica dos pulmões ou seja içarão mais cheio de ar do que o normal, levando a um quadro de insuficiência respiratória grave!

FISIOPATOLOGIA DA DPOC

A limitação crônica do fluxo aéreo será evidente devido a uma diminuição da retração elástica dos pulmões ou seja os pulmões ficarão “duros”, levando a hipersecreção das glândulas mucosas, ocorrendo estreitamento das mesmas.
-Ocorrera uma contração exagerada dos músculos lisos dos brônquios, levando à uma obstrução deste fluxo.
-A hiperinsuflação pulmonar irá ocorrer devido a limitação do fluxo aéreo, levando a um cansaço e aumento do trabalho respiratório.
-Ocorrera encurtamento das fibras do  músculo diafragma, levando a dificuldades na expansibilidade do gradil costal e pela fadiga dos músculos intercostais.
-A relação V/Q (ventilação/perfusão ), serão responsáveis pela hipoxemia (baixa de oxigênio) e pela hipercapnia ( alta de gás carbônico).

CAUSAS
Sem duvida nenhuma o cigarro é o maior causador desta doença 80 A 90% dos casos, mas também existem casos em que a exposição a poeira também levará. Existem fatores genéticos que poderão levar ao DPOC, que é deficiência de alfa1-antitripsina (ATT).
Antigamente era apenas uma doença dos homens, mas ultimamente os casos de DPOC esta se apresentando entre as mulheres

MANIFESTAÇÕES PULMONARES

FASES DA DOENÇA
Nas fases iniciais, o comprometimento da função pulmonar pode ser assintomático, mas com o tempo ocorrera dispneia que causarão restrições nas atividades da vida diária (AVDs).
 Exacerbações agudas, com piora gradativa de dispneia, tosse com produção de catarro amarelo demonstram que a doença começa a se manifestar, e gradativamente pioram com repetições importantes e  agravando o grau de insuficiência respiratória.
Pacientes com DPOC apresentam fraqueza dos músculos inspiratórios, e a causa disso é a hiperinsuflação pulmonar que deprime a cúpula do diafragma e debilitam os músculos intercostais, haverá um estresse oxidativo e em função do anabolismo também enfraquece o músculo quadríceps femoral fazendo com que o individuo tenha dificuldades em ficar de pé.
A fase grave da doença se da quando o paciente já não consegue subir uma escada, uma ladeira, o cansaço se torna extremo e insuportável, onde haverá tosse produtiva pode haver chiado devido o grau máximo de esforço ao exercício, nesta fase a doença já esta instalada e sem possibilidade de retorno.

MANIFESTAÇÕES EXTRAPULMONARES
As co-morbidades que ocorrem na DPOC, incluem doenças cardiovasculares, câncer de pulmão, fraqueza muscular, descondicionamento, perda de peso ou obesidade, diabetes, osteoporose, ansiedade e depressão.

FATORES EMOCIONAIS E PSIQUIATRICOS
A s situações psiquiatricas mais frequentes são a ansiedade e depressão, mas desenvolvem distúrbios mais elevados. Os fatores emocionais serão marcados pela falta de esperança e pessimismo, dificuldades na concentração e afastamento social, com isso haverá debilidade motora com diminuição dos hábitos de higiene, com isso o individuo se alimenta mal e não para de fumar!

DIAGNÓSTICO DA DPOC
O diagnóstico se dá com exames laboratoriais específicos, RX de tórax, tomografia computadorizada, e sem duvida uma espirometria ou prova de função pulmonar.

COMPLICAÇÕES DA DPOC
As complicações severas da doença serão identificadas pelo grau de dispneia e numero de internações do individuo quase sempre com exacerbação da doença e pneumonia, assim  como as complicações extrapulmonares, neste instante haverá necessidade de uso continuo de oxigênio domiciliar.

TRATAMENTO CLÍNICO
Trata-se com drogas brocodilatadoras e anticolinérgicas para diminuição dos sintomas e da secreção pulmonar, uso de cortisona e antidepressivos.
Fisioterapia respiratória e um programa constante de reabilitação pulmonar.

TRATAMENTO POR ACUPUNTURA
Na  medicina tradicional chinesa iremos avaliar o grau de comprometimento do meridiano do pulmão, assim como o funcionamento interno. Tratamos com agulhamento sistêmico e acupuntura auricular, ventosaterapia e também podemos utilizar o Laser no tratamento com bons resultados. Pode-se utilizar um herbáceo chinês se houver muita secreção brônquica.



O AR QUE ME RODEIA PERMEIA DE VIDA MINHA CARNE, OUTRORA MALTRATO MINHA VISCERA ROSA COM A FUMAÇA PODRE QUE ME DEVORA E DESTROI MEU FUTURO...

Dr. José Antonio Rinaldi (CrefitoSP 12347-F)
Consultórios: 

Rua: Voluntários da Pátria, 654 - Sala 317 - Santana - Telefone: (11) 97372-3325
Rua: Serra de Bragança, 1355 - Tatuapé Tel:(11) 97372-3325

Whatssap 55(11)- 99347-2511


sábado, 24 de março de 2012

MÁGOA E A MEDICINA CHINESA

DEFINIÇÃO
A palavra mágoa tem origem no latim macula, esta representa um sentimento de desgosto, pesar, sensação de amargura, tristeza e ressentimento.

ASPECTOS QUE REMETEM  A MÁGOA
A mágoa é um peso que reflete a mais profunda condição do sentimento humano, onde o efeito profundo que isto remete, deixa a vida do individuo absolutamente ruim, pois não há remédio que cure este mal, se não houver perdão!
Nas profundezas deste sentimento a pessoa magoada vai sofrendo ao longo do caminho da vida, e sempre trazendo dentro de si uma sensação de injustiça às vezes e raiva quase sempre contida, isto promove muito rancor.


A MÁGOA E AS FERIDAS
As dores e as feridas que a mágoa provoca, são  situações difíceis em nossas raízes, pois nos colocamos na situação de vitima do próprio infortúnio e enclausurados em nosso desejo ermo, produz condições emocionais e comportamentais arrasadoras às vezes. Todo ser dotado de emoção feri e será ferido em algum momento da vida.  Muitas vivências transportam amor, afeição e quando há discórdia quase sempre se produz a raiva, o ódio o sentimento de vingança e a magoa se instala e se profunda. A mágoa se não trabalhada e resolvida irá provocar feridas enormes na alma e haverá imensas possibilidades de desenvolver doenças desde processos viróticos mais simples até o câncer!


O DISTÚRBIO DA MAGOA
A mágoa uma vez instalada modifica o estado emocional do individuo, produz um acumulo de toxinas no organismo e libera adrenalina tóxica para todos os tecidos e órgãos. O processo da mágoa pode durar meses, anos ou décadas, e quanto maior o tempo de mágoa contida e não resolvida mais doente estará este individuo.
A mágoa produz uma dor profunda no peito com pontadas direcionadas ao coração, neste instante o corpo se curva e a respiração fica fraca e lenta, tudo parece escurecer ao nosso redor, neste instante o individuo não quer perdoar... e o não perdão leva esta dor até a sua alma e ele sofre!

DOENÇAS PRODUZIDAS PELA MÁGOA
As doenças oportunistas se propagam lentamente nos estados de sofrimento profundo, onde o organismo abre portas para as mesmas entrarem, neste momento não se sabe porque se adoece com tanta frequência.
As doenças que podem surgir com a mágoa são as doenças autoimunes, doenças reumáticas, doenças de pele, urticária, psoríase, vitiligo, enxaquecas, tonturas, zumbido, síndrome do pânico, estresse, depressão e insônia. Outras doenças como artropatias e dores generalizadas pelo corpo, assim como distúrbios dos nervos com fraqueza muscular que se agrava, poderão desenvolver doenças gastrointestinais como gastrite, úlcera, refluxo gastroesofágico e síndrome do intestino irritável, prisão de ventre e fissura anal e doenças cardiovasculares.  Poderão ocorrer inúmeras situações de doenças oportunistas, mas o maior risco maior da mágoa profunda é o câncer! Portanto eliminar a mágoa e perdoar é evitar o risco de desenvolver um carcinoma.

O HOMEM E A MÁGOA
O homem emocional vive a constante busca pelo incerto, se arriscando pela vida à procura de um sentido que o leve ao conceito de felicidade e bem-estar, contudo procura no futuro algo que não alcançou e vive do passado que o transtorna e às vezes enche-o de mágoas, neste momento deixa de viver o presente e as coisas viventes, deteriora o seu ser através do imenso desprazer de não suportar a dor e se esquece do mais belo sentimento de humildade que deveria ter em  sua vivência, mas provoca em si e nos outros a mais profunda provação do não perdoar e as vezes do não ser perdoado. O sofrimento humano trás distúrbios emocionais que se transformam em doenças que mutilam a própria alma!



TRATAMENTO COM ACUPUNTURA
A acupuntura no seu sentido milenar, tenta devolver ao individuo a estabilidade física e emocional promovendo o bem-estar de, melhorando o seu sistema imunológico e protegendo o corpo contra agressões.



Utilizamos acupuntura sistêmica (no corpo), e acupuntura auricular. Podemos utilizar essências florais para tratar a pessoa e seu comportamento. Os resultados são promissores, mas é preciso querer se curar, pois assim o caminho ficará mais curto!


TRATAMENTO COM HOMEOPATIA E FITOTERAPIA

O tratamento com a naturopatia visa especialmente o equilíbrio energético e vibracional do paciente, pois estes sentimentos que se acumulam irão trazer uma possível depressão e doenças físicas que vão se materializando no corpo físico. 











A MAGOA ENDURECE O CORAÇÃO E MUTILA A ALMA, POIS DEVEIS DOSAR E DESPOJAR O EGO PARA VIVER EM PAZ CONSIGO MESMO...


Dr. José Antonio Rinaldi (CrefitoSP 12347-F)
Consultórios: 

Rua: Voluntários da Pátria, 654 - Sala 317 - Santana - Telefone: (11) 97372-3325
Rua: Serra de Bragança, 1355 - Tatuapé Tel:(11) 97372-3325

Whatssap 55(11)- 99347-2511



domingo, 18 de março de 2012

SOLIDÃO E TRISTEZA TRATADAS COM ACUPUNTURA

DEFINIÇÃO
Solidão é um sentimento no qual uma pessoa sente ou vivencia uma sensação profunda de isolamento e de vazio.

A SOLIDÃO E A SOLITUDE
A solidão esta relacionada ao momento existente na vida de alguém, que por vezes esta desacompanhada por vontade própria ou por algum motivo óbvio. A solitude é um estado de estar sozinho e ou afastado das outras pessoas, e implica numa escolha consciente.

ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS
O ser humano apresenta desde o seu nascimento e crescimento um aspecto de separação que no qual ao longo da vida convive com este mecanismo até a fase adulta.

O individuo por natureza fica algum tempo sozinho, e isto pode ser benéfico para o seu experimento de seus próprios sentimentos. A necessidade do ser humano de experimentar sensações e sentimentos trará maturidade e discernimento sobre suas condições emocionais e intelectuais durante a vida.
O individuo passa a sentir solidão, e isto pode trazer efeitos nocivos onde o individuo passa por um estado profundo deste mesmo sentimento de interiorização.
Os sentimentos aprofundados de solidão poderão se manifestar em forma de abandono, rejeição, depressão, insegurança, ansiedade, falta de esperança, sensação de inutilidade e ressentimento.

EFEITOS PSICO-INTRÍNSECOS DA SOLIDÃO
O ser humano muitas vezes sente a necessidade de viver só, pois justifica-se no sentido de poder ter liberdade, mas isto tem outras nuances. O individuo com a necessidade de se isolar apresenta nitidamente a dificuldade de viver  e encarar as diferenças humanas, pois conviver significa ser tolerante, paciente, ter que dividir os espaços e coisas, isto faz o individuo ter “medo”da relação e o coloca em momentos de isolamento e solidão.
Alguns indivíduos sentem a necessidade de viverem solitárias, enquanto que outras vivenciam uma solidão intensa mesmo estando cercadas de pessoas, isso para estar intrinsicamente marcado por diferenças e dificuldades próprias, onde o individuo não consegue explicar tanta solidão muitas vezes sem razão de ser e o sofrimento de cada um leva ao desespero e o tormento continuo!

CAUSAS
O ser humano tem por natureza a necessidade de viver em sociedade, o aprendizado com o outro irá enriquecer a sua própria vivência, mas situações hostis durante a infância, a falta de amizade ou o próprio sentimento de inferioridade e baixa auto-estima, podem desencadear a solidão e também a depressão. Outras situações como crianças deixadas sozinhas durante a infância e mal tratadas, situações como o próprio divórcio  e a perda de um ente querido. Todas as situações poderão levar a um intimo e profundo estado de solidão e tristeza.
A sórdida condição dentro do casamento, onde há muita raiva e ressentimento pode trazer muita insatisfação e tristeza e assim uma solidão sem fim... A solidão pode se manifestar de forma absolutamente inesplicável, crianças infelizes no próprio lar, o lar infeliz para o próprio casal, enfim o infeliz viver de cada um!

O HOMEM E A SOLIDÃO
O homem vem ao mundo sozinho, vivência suas experiências, aprende e ensina, e tem a difícil tarefa de encarar suas dificuldades e aceitar a seu próprio estiolamento.
O homem pela sua capacidade intelectual se torna capaz de direcionar seus sentidos e sentimentos, porém sente a necessidade de vivenciar uma esfera profunda para encontrar um significado dentro do isolamento e do vazio do universo. O homem é um ser audaz e sofre a consequência de seu próprio vazio, vislumbra o belo e renega a essência do mundo, sofre as agressões na alma, por não conseguir a direção na vida. 
A solidão existente em cada um, pode ser a incoerência do outro, a não valorização e a perda do respeito que  irá matar todo um contexto de vida e trará tristeza, magoa e ressentimento. A vida não tem sentido quando não vejo no outro o espelho de mim mesmo!

TRATAMENTO PELA ACUPUNTURA
Devemos ver o ser humano como um todo, identificar a causa do problema, pois haverá distúrbios graves como a tristeza, depressão e medo, onde o individuo pode ter perdido o rumo na vida, isto poderá levar a doenças graves. A acupuntura irá melhorar o estado geral, dando mais força de vontade e devolvendo-o o bem estar geral.
O tratamento deve ser acompanhado e em poucas sessões haverá resultados. Tratamos com acupuntura sistêmica e auricular, pontos do coração, rim e pulmão. Podemos indicar homeopáticos florais para melhorar o aspecto vibracional.





“A SOLIDÃO É FERA, A SOLIDÃO DEVORA, É AMIGA DAS HORAS, PRIMA E IRMÃ DO TEMPO, E FAZ NOSSOS RELÓGIOS CAMINHAREM LENTOS, CAUSANDO UM DESCOMPASSO NO MEU CORAÇÃO...” (ALCEU VALENÇA)

Dr. José Antonio Rinaldi (CrefitoSP 12347-F)
Consultórios: 

Rua: Voluntários da Pátria, 654 - Sala 317 - Santana - Telefone: (11) 97372-3325
Rua: Serra de Bragança, 1355 - Tatuapé Tel:(11) 97372-3325

Whatssap 55(11)- 99347-2511

domingo, 11 de março de 2012

A SEPARAÇÃO E OS DISTÚRBIOS EMOCIONAIS NA VISÁO CHINESA


DEFINIÇÃO
A separação pode ser de duas formas: consensual ou litigiosa.


ASPECTOS DA SEPARÇÃO CONSENSUAL
A separação consensual constitui uma forma amigável, mas não necessariamente amigável, de dissolução da sociedade conjugal, evitando o litígio entre os cônjuges que cientes da impossibilidade de continuarem convivendo, assumem assim o não compromisso de manter os deveres conjugais e matrimoniais.


ASPECTOS DA SEPARAÇÃO LITIGIOSA
A separação litigiosa encontra suas bases fundadas na culpa ou na ruptura da vida comum, tendo em vista que há uma profunda violação dos deveres do casamento, que deverão ser analisadas pelo Juiz. A separação poderá ser pedida por qualquer um dos cônjuges, seguindo o procedimento ordinário.


A SEPARAÇÃO OU DIVÓRCIO
A separação amigável ou litigiosa acontece quando não se chega a um acordo na divisão dos bens ou se um dos dois não aceita a separação. [link sobre a nova lei do divórcio (2011)]

O HOMEM E O AMOR
O homem sempre se questionou a cerca de si próprio, dos outros e de tudo aquilo que o rodeia. A necessidade de viver em sociedade faz do homem um ser absolutamente intelectual, e a prova disso é que todos os seres humanos necessitam de um parceiro para viver ou seja, uma pessoa que preencha os espaços vazios, onde possam deixar frutos ou não e sem dúvida vislumbrar o doce momento ao lado de alguém que nos completa...aí tudo fica belo e cheio de vicissitudes...



A SITUAÇÃO CONJUGAL
Quando as coisas não vão bem na relação, tudo parece estar fora do lugar, fora do contexto, então as coisas se complicam... Todo o sentimento de raiva e mágoa vem a tona, e a sensação de perda de uma estrutura desmorona. A situação pode ainda se complicar no que diz respeito ao patrimônio conquistado dependendo do regime que este casamento foi instituído. Todo glamour da festa e das promessas de amor se tornam um “filme de terror” transformado em  lamúrias e sentimentos hostis capazes de deixar os nervos à flor da pele e isto faz a vida castigar os próprios desejos.
O amor é eterno enquanto dura, e o amor incompetente suprimi as questões vivenciais e degrada o seu próprio propósito, ai se conjuga em situações alternativas que se moldam em relacionamentos temporários...


FATORES EMOCIONAIS CONJUGAIS
A união com um parceiro quer dizer que temos a certeza de que existe alguém com quem podemos contar nos momentos bons e ruins, tem a ver com ânimo, esperança, parceria e amizade, não é assim?
Os desejos questionados, o sonho perdido, o dia que não se consolidou, a decepção com o outro por não mais  lembrar de dizer feliz aniversário por exemplo, traz a sensação de derrota por um sonho desfacelado pela simples e perpétua maneira de se perder o conforto do bem estar ao lado de alguém que já se parece invisível aos olhos que traz um frio glacial nos corpos e no coração!
Se dá então a separação que emancipa a raiva, deprime o cérebro, apunha-la o coração e devora a alma em tristeza e medo...


O ENFADO DOS FRUTOS FILHOS...
Um dia a união se faz, o casal provém e os frutos nascem...Bem dito é o fruto do vosso ventre, que semeia amor por onde queres de vá, e que acalenta todas famílias. Este ser nasce vindo com a necessidade de amor, carinho e afeição, contudo se depara com o ríspido corte ceifando o roteiro da vida, onde vivencia muitas vezes a briga, o ódio a insensatez do ser humano adulto que deveria trazer segurança e o perfeito amor,  e o que ocorre é a separação! O sofrimento intrínsico de cada filho, os trasntornos psíquicos  e fisicos nesta criança se torna incalculável, não se sabe o que  este ser pequeno viverá nos seus anos vindouros devido a incrédula separação, mas se sabe que este precisa de muita atenção na falta da estrutura que o recém divórcio o amputou do seio familiar sem que ele ao menos perguntasse:  Papai, mamãe o que eu faço agora? Eu só queria minha família de volta!


A ACUPUNTURA E OS TRASNTORNOS EMOCIONAIS
A acupuntura assim como a medicina chinesa trata qualquer problema emocional, contudo todas as situações que possam envolver uma rompimento ou separação que irão envolver situações de raiva, magoa, tristeza, depressão, medo, insegurança, falta de rumo na vida, o tratamento trará excelentes resultados. Neste momento podemos sacrificar os filhos que poderão estar sob estresse e medo, isto irá trazer não só distúrbios emocionais, mas também físicos como doenças intestinais, doenças de pele, autoimunes e sérios desequilíbrios comportamentais. O tratamento se torna eficaz tanto para o casal como para estes pequenos! Usamos Laser acupuntura e sementes de mostarda para as crianças.




OS SONHOS PERFEITOS E CONCRETOS SE VEEM CEIFADOS NO CORTE ARDENTE DA CARNE  E NO ESTREITO DIÂMETRO DA INCOMPREENSAO...


Dr. José Antonio Rinaldi (CrefitoSP 12347-F)
Consultórios: 

Rua: Voluntários da Pátria, 654 - Sala 317 - Santana - Telefone: (11) 97372-3325
Rua: Serra de Bragança, 1355 - Tatuapé Tel:(11) 97372-3325

Whatssap 55(11)- 99347-2511


sexta-feira, 9 de março de 2012

A ALEGRIA EXAGERADA NA VISÃO CHINESA



DEFINIÇÃO
A alegria pode ser definida como uma forte impressão de prazer causada pela posse de um bem estar real ou imaginário, onde pode o individuo permanecer neste estado de contentamento de forma continua ou ser capaz de sempre se alegrar.
Todo conceito de alegria remete-se a um estado que também pode ser considerado como felicidade.


CLASSIFICAÇÕES:

-BEM ESTAR: É um estado existencial onde todos os sentidos estão voltados para algo bom e verdadeiro estado de plena satisfação física e mental. Contudo nem sempre pode-se vivenciar o tempo todo de forma continua, porém todo momento vivido dará ao individuo uma visão absoluta deste estado especial de bem estar.
-ESTADO DE CONTENTAMENTO: Neste segmento o individuo se faz pleno e feliz, não com o que se espera conquistar ou que se deseja, e sim com o que há de  concreto simplesmente com o que se tem, e isto traz maior paz interior ao individuo, tirando-o da duvida e da ansiedade. 
Não devemos tirar todo desejo de conquista, pois é o que nos move para avançarmos e evoluirmos como pessoas, mas não devemos deixar que o Ego transcenda os limites do real deixando um amplo aspecto de surrealismo destrutivo, pois assim estaremos enganando a nós mesmos.

-ESTADO DE CONTEMPLAÇÃO: Neste segmento o individuo tem a necessidade de compreensão no que se refere algo amplo e universal, onde defende a ideia de algo melhor após esta estadia na terra. Contudo este estado de bem estar dá a certeza ao individuo que estará vivendo bem de saúde, vivendo sem muitas dificuldades e sem depressões durante a vida.

-ESTADO DE ESPÍRITO: Este estado seria um estado onde o individuo mesmo sofrendo ou passando por dificuldades, este transformaria toda a angústia  e viveria mesmo assim contente. Mas nos colocamos em um impasse; será que o individuo mesmo demonstrando estado de alegria não estaria escondendo todo sofrimento? Estamos sofrendo com dores, desamores, dificuldades e morrendo por dentro, ainda estamos com um sorriso no rosto e dizendo: está tudo bem!
ALEGRIA CEREBRAL
Na superfície medial do cérebro dos mamíferos, o sistema límbico é a unidade responsável pelas emoções, é uma região constituída por neurônios numa massa cinzenta denominada lobo límbico.
As alegria também como elaboração de emoção esta relacionada a estimulação de neurocircuitos no sistema nervoso central, e estas estruturas chamadas de neurotransmissores elaboram uma serie de situações reacionais que serão transmitidas de forma especifica.

A ALEGRIA ENGANOSA
Todo estado de contentamento e alegria cai por terra quando algo sai errado, basta o ser humano se deparar com alguma dificuldade ou afrontamento que tudo parace ter desmoronado, tudo parece estar fora do lugar e o individuo perde a serenidade e se transforma em algo vulnerável e frágil. Ora alegria consideravelmente deveria ser um estado de alerta, pois a mente é traidora do coração, mas o coração é sábio e soberano, ele sente, ele direciona e ele remete o verdadeiro estado da mente e acalenta o espírito!

MEDICINA CHINESA E ALEGRIA
A emoção da alegria no conceito da medicina chinesa, está ligada ao coração (Xim), uma desordem relacionada a alegria irá trazer distúrbios sérios neste segmento. O estado de felicidade se transforma e a face alegre não remete o que exatamente o coração sente. Estes desequilíbrios acontecem quando noticias súbitas ou estados de exagero de entusiasmos  estão presentes.
Um estado de choque como perda de um ente querido gera estresse, ou um convite de emprego novo mesmo sendo noticias boas também poderá gerar o estresse.
A ALEGRIA E O ESPIRITO (SHEN)
Pessoas que vivem intensamente em estresse, vivem na noite, saindo muito, podem desenvolver excessos,  e isto leva a distúrbios como palpitações, ansiedade e insônia. Isto leva a desequilíbrios do coração, pois na medicina chinesa o coração é o lar do espírito (Shen). Uma pessoa com sérios distúrbios no (Shen) do coração pode ser  vista conversando alegremente consigo mesma e no social, dando surto de gargalhadas. Tal comportamento se dá pela incapacidade do órgão coração em proporcionar um local de descanso no espírito.

TRATAMENTO POR ACUPUNTURA E FITOTERAPIA
Tratamos o meridiano do coração seguindo este padrão desarmônico, podemos utilizar acupuntura sistêmica e auricular. Pode ministrar formulas herbáceas, que irão nutrir o sangue  e o coração.



A ALEGRIA REMETE O FLUIDO DA ALMA QUE INVADE O TEMPO, E NO CORAÇÃO FAZ SUA MORADA...



Dr. José Antonio Rinaldi (CrefitoSP 12347-F)
Consultórios: 

Rua: Voluntários da Pátria, 654 - Sala 317 - Santana - Telefone: (11) 97372-3325
Rua: Serra de Bragança, 1355 - Tatuapé Tel:(11) 97372-3325

Whatssap 55(11)- 99347-2511




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...