terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

HIPERATIVIDADE INFANTIL E ACUPUNTURA



DEFINIÇÃO
A hiperatividade é também conhecida como Transtorno do Déficit de Atenção como Hiperatividade (TDAH). É uma síndrome caracterizada por desatenção, hiperatividade e impulsividade causando prejuízos a si mesmo e aos outros.

CARACTERÍSTICAS DA DOENÇA
O transtorno se caracteriza por frequente comportamento de desatenção, inquietude e impulsividade em pelo menos três segmentos, como: casa, creche e escola.
Segundo a OMS e a Associação Psiquiátrica Americana, o TDAH, é um transtorno psiquiátrico que tem como características básicas a desatenção, a agitação (hiperatividade) e a impulsividade, podendo levar a dificuldades emocionais, de relacionamento, bem como o baixo desempenho escolar e outros de saúde mental.
A criança hiperativa  apresenta muitas vezes apresenta inteligência  acima da média, porém este quadro acaba atrapalhando porque isto está sempre associado a um distúrbio de comportamento e o próprio déficit de atenção.

DIFERENCIAIS DA SÍNDROME
-VANTAGENS
Tem talentos muito criativos;
Pensamentos muito originais;
Tendem a serem imprevisíveis em quase tudo que fazem;
Persistentes e resiliência são características marcantes;
São altamente intuitivos;
Quase sempre demonstram inteligência acima da média;
Focam-se em apenas uma área para concentração.
-PROBLEMAS
Dificuldades em transformar suas ideias em coisas práticas;
Dificuldade em explicar seus pontos de vista;
Falta de iniciativa;
Humor mutável, que vai da raiva a tristeza;
Pouca tolerância à frustração;
Problemas com gerenciamento do tempo;
Necessidade de intensa adrenalina por provocação, para  manter-se ativo;
Tendência ao isolamento;
Raramente aprendem com os próprios erros.

CAUSAS
Os principais fatores identificados como causa são, uma suscetibilidade genética em interação direta com fatores ambientais.
Também são comuns problemas durante a gravidez ou no parto e exposição a determinadas substâncias como o chumbo. Outros fatores como danos cerebrais perinatais no lobo frontal, podem afetar processos de atenção, motivação e planejamento estão também associados a doença.
Problemas familiares como muitos filhos, alto grau de brigas entre pais, baixa instrução educacional, baixo nível socioeconômico. Um dos possíveis motivos também é que os pais negligenciam a atenção devida a criança e ela se comporta inadequadamente para atingir este objetivo.
Famílias com alto grau de agressividade transportam esta para as crianças e estas se tornam também agressivas, intolerantes aos preceitos da sociedade.

COMORBIDADES
Também se tornam predominantes os quadros de ansiedade, depressão, intolerância a frustração e uso de substâncias. Na maioria das vezes haverá transtorno de humor, transtorno de aprendizagem, de conduta e transtorno bipolar.

DIAGNÓSTICO
O critério diagnóstico (CID-10 F90), quer dizer que o paciente tem que apresentar pelo menos seis dos sintomas de desatenção/ e ou seis dos sintomas de hiperatividade, além disso os sintomas devem manifestar-se em pelo menos dois ambientes e por um período de seis meses.
OBS: necessário consultar um neurologista e uma psicopedagoga em determinado período da vida escolar!

CRIANÇA E AGITAÇÃO
A criança fruto nato do contexto biológico que se manifesta em movimento e criatividade, esta nasce e desabrocha para um ponto de luz que move a sua atônita capacidade de não se manter quieta... isto trás intensa preocupação para os progenitores, que emanam amor e quase sempre retidão no mecanismo da sua cumplicidade. A vida passa e o distúrbio se dá no comportamento, é preciso ter calma e entendimento para saber lidar e identificar a síndrome, esta que maltrata a criança e que não entende por pensar tão agitado, tão pouco não entende porque sofre, e  por não saber entender o seu próprio sentimento grita!


TRATAMENTO POR ACUPUNTURA
O tratamento por acupuntura procura tratar os quadros de ansiedade associada, assim como o distúrbio mental e emocional que estão associadas a esta patologia. Neste caso utilizamos acupuntura com Raio Laser sem dor ou perfuração, assim como uso de tratamento auricular com sementes de mostarda ou esferas. Os resultados são excelentes. Podemos utilizar também uma essência floral.



Caso Clínico





...CRIANÇA ÁVIDA POR QUERER, LÚCIDA NO SABER, IMPRÓPRIA NO ENTENDER,  LATENTE E RÍSPIDA NA PRIMEIRA INFÂNCIA  FALÍVEL DA VIDA, CRIANÇA QUE SOFRE E QUE FAZ SOFRER, SOMENTE POR NÃO ENTENDER O PRINCÍPIO DE TUDO...

Dr. José Antonio Rinaldi (CrefitoSP 12347-F)
Consultórios:  
Rua: Voluntários da Pátria, 654 - Sala 317 - Santana - Telefone: (11) 97372-3325
Rua: Serra de Bragança, 1355 - Tatuapé Tel:(11) 97372-3325


Whatssap 55(11)- 99347-2511


3 comentários:

  1. Bom dia dr Rinaldi. Me chamo Eliana tenho 30 anos e tenho tdh. Minha filha de 11anos tbem tdh estamos sendo medicadas à 3 anos. Tomamos venvance mas os efeitos colaterais são bem desagradáveis. Não comentei com nossa neuro ainda. Mas gostaria de saber do senhor se essa opção auricultura nós ajudaria? As vezes acho tenho medo de cometar com a neuro sobre a medicação não estar fazendo algum efeito é ela querer aumentar a dose,minha filha as vezes quer ir para a escola sem toma eu a entendo pois ela fica muito mais legal sem o remédio se alimenta melhor eu já me aacostumei depois que descobri que se comer deixa a gente normal não passei mal mai. Mas ela ainda é criança e não gostaria que dependesse de drogas pra tirar notas boas na escola sofro muito quando ela me pede pra ir sem remédio pois os amigos dizem que ela fica bem mais normal 😔....por favor dr aguardo sua resposta . Se a aculputura tem dado resultado bons nesse caso gostaria de tentar. Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Ei dr sou mãe de um menino muito esperto e inteligente. Ele têm hiperatividade e defic de atenção. À dois anos esta sendo medicado com ritalina e resperidona. Vejo q ele só fica bem com os medicamentos. Se ficar sem tomar... ninguém consegue ficar com ele. Só eu q sou a mãe dele. Gostaria de saber coml faço pra mudar isso. E se acupuntura melhora.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, sim a Acupuntura atua de forma benéfica nestes casos, pois ela irá estimular substancias no cérebro através dos neurotransmissores. com isso ocorrerá uma melhora desses impulsos nervosos equilibrando assim as funçoes vitais do organismo!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...