quarta-feira, 6 de novembro de 2013

DORES DEVIDO AO AUMENTO DE PESO E ACUPUNTURA






DEFINIÇÃO
Definido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como Indice de Massa Corpórea (IMC) igual ou acima de 25 e abaixo de 30, isto significa um estágio intermediário entre peso normal e a obesidade.
O aumento de peso crescente já há alguns anos, vem implicando em muitas questões sociais e econômicas. Nas questões sociais estão, o preconceito, o gasto demasiado pela família com este modo de vida e os problemas associados à saúde deste indivíduo que por fim apresentará quadro de diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares e neoplasias (câncer).




SOBREPESO
O sobrepeso esta relacionado ao aumento do tecido gorduroso local, maior que o habitual, que poderíamos chamar de ideal ou saudável.
O chamado sobrepeso alcançou taxas altíssimas mundialmente, mesmo em países sem estatísticas de obesidade tão intensas como o Brasil vem sofrendo com este mal que só cresce.
Um corpo para estar vivendo de forma saudável, deve acima de tudo ter certa quantidade de gordura para um bom funcionamento endócrino e metabólico. O corpo precisa de estabilidade da sua função  termorreguladora, reprodutora e imunológica.
O excesso de gordura gera sobrepeso, piorando assim suas funções metabólicas, mas acima de tudo piora a flexibilidade do corpo, modificando a sua estrutura morfológica e esquelética.







CAUSAS
As causas da obesidade são multifatoriais e envolvem muitos fatores que levam a pessoa a aumentar o peso. Estes envolvem ingestão exagerada de calorias, sedentarismo, fatores genéticos e emocionais e isto envolve a ansiedade.
Tudo parece acontecer na adolescência, onde envolve o processo do crescimento, que há perda nesta fase mais com o tempo começam a engordar e se não frearem a ingestão de calorias, e não modificarem seu estilo de vida haverá aumento de peso com certeza.
Também há problemas associados aos distúrbios hormonais, mas a grande maioria das pessoas apresenta quadro de ansiedade exacerbada, nervosismo e stress, onde compensam na comida. Isto gera um circulo vicioso que no final acaba piorando o estado de saúde do indivíduo.



CONSEQUÊNCIAS DA OBESIDADE
As consequências da obesidade vão desde problemas psicológicos até comprometimento da própria saúde como:
-risco de desenvolver diabetes tipo2;
-arteriosclerose e doenças cardíacas e vasculares;
-Hipertensão arterial;
-Insuficiência renal;
-Aumento dos triglicerídeos;
-Aumento das varizes;
-Desgaste precoce das articulações da coluna, quadril, joelhos, tornozelos devido ao aumento do peso.



A DOR
A dor é um sinal de alerta para o organismo, dizendo que algo vai mal, contudo esta ordem é composta por células especializadas no sentido da dor (nociceptores) que existem em milhares distribuídas na pele, e transmitem estes impulsos ao sistema nervoso central (SNC) que responde tentando afastar do organismo esse estimulo danoso. A dor aguda é um sinal, já a dor que permanece  por meses ou anos se torna crônica.



FISIOLOGIA DA DOR
A propagação dos impulsos de dor, se classificam em 4 tipos de estimulo: mecânico, elétrico,térmico e químico. Os nociceptores se associam a uma série de reflexos, tais como aumento do fluxo sanguíneo local, a contratura da musculatura vizinha, aumento da pressão sanguínea e dilatação das pupilas.
Quando um tecido é injuriado as prostaglandinas e os leucotrienos atuam sobre os nociceptores que se tornam sensibilizados e transformam em dor qualquer impulso.




 TRATAMENTO POR ACUPUNTURA
Utilizamos agulhamento sistêmico (agulhas no corpo) e acupuntura auricular, assim como uso de eletroacupuntura e Laser para amenizar o sofrimento das dores.
A agulha colocada no local irá possibilitar uma serie de reações em cadeia com liberação de substancias como as endorfinas e substãncias antiinflamatórias, bloqueando os impulsos dolorosos no cérebro. Trabalhamos as desordens do fígado e da vesícula biliar amenizando os efeitos latentes nos canais de energia Yang e os efeitos no coração. Os resultados neste tipo de dor são bastante satisfatórios.

                                     
                                        Casos clínicos   

                                   









 

...A DOR DILACERA O CENTRO QUE CONVERGE NA ALMA A SENSAÇÃO DO DESESPERO MAIOR, ENTÃO O MEDO INVADE E MUTILA A PRÓPRIA MENTE...

SERVIÇOS - mapa da região (clique no endereço desejado) 
Dr. José Antonio Rinaldi (Crefito3 / 12347-F)

Consultório I: Rua Salete, 117 - Santana - Telefone: (11)2973-9099
Consultório II: Rua Serra de Bragança, 1355 - Tatuapé - Telefone:(11) 3628-2125 / 3628-2129
Consultório III: Av.Onze de Junho, 357 -Vila Clementino  - Telefone: (11)3211-7105



CONTATOS
Cel: 55(11)- 993472511
email: dr.rinaldiacupuntura@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...