quinta-feira, 18 de agosto de 2016

VENTOSATERAPIA (VENTOSAS)




A utilização das ventosas não é somente uma exclusividade da Medicina Chinesa, isto porque já era utilizado no Egito antigo, e também é mencionada nos escritos de Hipócrates e praticada pelo povo Grego no século IV a.C.





HISTÓRIA
A primeira ventosa a ser utilizada era um instrumento antigo feito de “cabaça”. Em regiões muito primitivas do mundo, as ventosas tem registro histórico, por exemplo os índios americanos cortavam os chifres de búfalos e utilizava como ventosa.
Paracelso também descreveu uso de ventosas no primeiro século d.C., onde ele adverte que o uso é benéfico tanto para doenças agudas como crônicas.


Também o uso de sanguessugas foi pratica comum na idade media no ocidente. Uma curiosidade em Lisboa as sanguessugas eram vendidas nas barbearias.
O uso das ventosas no oriente foi desenvolvido com base na Acupuntura, e eram utilizados nesta época chifres de animais. Logo após foram utilizados cúpulas de bambu, metal e vidro.


FISIOLOGIA DAS VENTOSAS
Segundo a Medicina Chinesa, as ventosas tem a propriedade de limpar o sangue das toxinas acumuladas no organismo, produzidas pela má alimentação, stress e outras fontes poluidoras.
O sangue escuro e estagnado nos músculos das costas e articulações são considerados pela medicina oriental como agentes causadores de doenças.
O uso das ventosas irão possibilitar uma melhora da circulação sanguínea e linfática melhorando os inchaços, assim como melhora das fibroses. Também mobiliza o funcionamento dos órgãos e quebra os bloqueios enérgicos sobre o corpo.


CONTRA-INDICAÇÕES
E contra-indicada para quadros de febre muito alta, convulsões, locais de ulcerações na pele, sobre o abdome, em gestantes.





BENEFÍCIOS E EFEITO LOCAL
A técnica consiste na utilização de copos de vidro ou acrílico, tendo como finalidade criar um vácuo na pele e fazer uma sucção no local. Quando colocamos as ventosas irá ativar a circulação no local, aumentando a nutrição para os músculos, aliviando as tensões, dores musculares e articulares.
Os benefícios das ventosas são muitos, pois esta técnica visa melhorar a circulação e desintoxicar o organismo, trata lombalgias, problemas de coluna, dores musculares, cefaleia e até quadros de hipertensão arterial. As ventosas tratam as dores e as inflamações. Os resultados são ótimos e as manchas roxas desaparecem em poucos dias, sendo uma técnica muito segura e eficaz.



TRATAMENTO COM AS VENTOSAS

As ventosas são utilizadas para dores musculares, tensões e contraturas, melhora do quadro circulatório, e até mesmo para celulite e gordura localizada. Também tratamos lombalgias, dor nas costas e cervical, assim como a hipertensão arterial.









Dr. José Antonio Rinaldi (CrefitoSP 12347-F)

Consultórios:  

Rua: Voluntários da Pátria, 654 - Sala 317 - Santana - Telefone: (11) 97372-3325
Rua: Serra de Bragança, 1355 - Tatuapé Tel:(11) 97372-3325


Whatssap 55(11)- 99347-2511





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...