sexta-feira, 11 de novembro de 2016

TPM E IRRITABILIDADE TRATADAS POR ACUPUNTURA




DEFINIÇÃO
A Síndrome da Tensão Pré-menstrual é um conjunto de sintomas físicos e emocionais que ocorrem entre uma a duas semanas antes do período menstrual.


CAUSAS
A principal causa da TPM é de ordem hormonal, pois nesta fase poderão ocorrem mudanças hormonais importantes durante o período menstrual, que interferem no sistema nervoso central. Alguns estudos mostram que há uma correlação dos entre os hormônios sexuais femininos e as endorfinas que são substancias naturais ligadas a sensação de prazer, e os neurotransmissores, tais como a serotonina. Estes sintomas muitas vezes atrapalham o bem estar da mulher, assim como sua dinâmica no trabalho e sua vida conjugal.


SINTOMAS
.Cansaço
.Depressão
.Ansiedade
.Sonolência
.Irritabilidade
.Insônia
.Dificuldade na concentração
.Fome em excesso ou falta de apetite
.Distúrbio humoral (choro, tristeza, irritação...)
.Dores pelo corpo
.Dores de cabeça
.Inchaço nas mamas e nas pernas e barriga
.Gazes abdominais
.Acnes ou espinhas
.Ganho de peso corporal
.Mal estar geral


FASE CRÍTICA
A TPM atrapalha e muito a vida da mulher e praticamente não existe cura, pois depende da disfunção hormonal de cada pessoa. É claro que em alguns casos é preciso intervir com medicações fortes, mas entendemos que é preciso elaborar um diagnóstico na medicina chinesa e adequar a terapêutica exata. Nos Estados Unidos por exemplo o FDA (Orgão regulatório), aprovou a pílula com drospirenoma e etinilestradiol para controlar estes sintomas.


VISÃO DA MEDICINA CHINESA SOBRE MENSTRUAÇÃO
A visão da medicina chinesa é que este padrão desarmônico está relacionado à estagnação do Qi do Figado (Gan), como o fígado harmazena o sangue (Xue) e controla o fluxo suave do Qi, este órgão será sempre envolvido nos problemas menstruais. A menstruação é também chamada de mar de sangue, e este fluxo energético dirige-se para baixo.


Na medicina chinesa se diz que o fígado é o órgão mais importante para a mulher, assim como o rim é para o homem. Praticamente todo sistema reprodutor feminino é regido pelo fígado, responsável pelo ciclo menstrual, presenças de cistos no ovário, miomas uterinos, corrimentos, prurido vaginal, alterações na libido como frigidez. O fígado é responsável por manter o livre fluxo de energia total pelo corpo. O fígado direciona a circulação do sangue e regula o ciclo menstrual, mas o seu papel mais importante esta no equilíbrio emocional.

AS EMOÇÕES DO FÍGADO
Todas as boas ou más  emoções passam pelo fígado e não devemos reprimi-las, pois a repressão das emoções provoca um bloqueio da energia que leva ao excesso de calor no fígado. A estagnação do fluxo de energia do fígado frequentemente desequilibra o emocional, produzindo sentimentos de frustração e ira. Quanto mais desequilíbrio emocional a mulher sofrerá distúrbios e vice-versa, pois o fluxo  menstrual dependera disso.



TRATAMENTO NA MEDICINA CHINESA
A acupuntura atuará sobre a circulação de Qi (energia), e Xue (sangue), atuando diretamente sobre o fígado, melhorando sua dinâmica, aliviando as dores e os distúrbios emocionais e a ansiedade. Contudo a acupuntura irá atuar sobre as funções neuroendócrinas, com a liberação de neurotransmissores e hormônios.
Utilizamos também ervas medicinais chinesas, que regularão a energia do Figado (gan) e a energia vital.



                                         CASO CLÍNICO






... A ENERGIA VITAL 

REGULA O SENTIDO

 DA VIDA, E LIBERA

 OS BLOQUEIOS E A

 ESTAGNAÇÃO...






SERVIÇOS - mapa da região (clique no endereço desejado) 
Dr. José Antonio Rinaldi (Crefito3 / 12347-F)
Consultório I: Rua Salete, 117 - Santana - Telefone: (11)2973-9099
Consultório II: Rua Serra de Bragança, 1355 - Tatuapé - Telefone:(11) 3628-2125 / 3628-2129
Consultório III: Av.Onze de Junho, 357 -Vila Clementino  - Telefone: (11)3211-7105


CONTATOS
Cel: 55(11)- 993472511
email: dr.rinaldiacupuntura@gmail.com




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...