sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

PARAR DE FUMAR E ACUPUNTURA




DEFINIÇÃO PARA TABAGISMO
O tabagismo é considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo. A OMS estima que 40% da população mundial adulta, ou seja 2,8 bilhões de pessoas, entre elas 200 milhões de mulheres sejam fumantes.
O total de mortes chegam a 5 milhões de mortes por ano, ou seja mais de 10 mil mortes por dia devido ao cigarro. Segundo a SBTP morrem 23 pacientes por hora no Brasil em função do cigarro.





CAUSAS
A principal causa da dependência do cigarro é a nicotina, uma substância psicoativa que ao juntar-se com mais de 4.500 substâncias tóxicas levará o individuo à dependência psíquica e física. Outra causa evidente é a rotina do individuo fumante, onde o mesmo se torna refém do cigarro em função de sua rotina de trabalho quase sempre estressante e do seu próprio comportamento.




FISIOPATOLOGIA
O individuo quando inala a fumaça do cigarro a nicotina se liga aos receptores nicotínicos cerebrais numa região chamada de sistema de recompensa cerebral (SRC) que então serão ativados e liberam dopamina, um neurotransmissor que causa sensação de prazer e satisfação. Isto irá melhorar a atenção e a memória da pessoa.
Os efeitos da nicótina depois de algum tempo, diminuem ou irão desaparecer, mas como efeito rebote o cérebro do individuo irá identificar a falta da droga e entrará em um Sindrome de Abstinência, ai então irá o ocorrer um novo ciclo de dependência, ou seja a pessoa diz: se fumo me acalmo e se não fumo fico irritado!
Com o uso continuo do cigarro o cérebro do individuo não irá responder a mesma dose de nicotina, então a nicotina irá dessensibilizar os receptores cerebrais forçando a pessoa a fumar ainda mais para suprir a necessidade.


                               Pulmão Normal                    Pulmão de Cigarro


O ATO DE FUMAR
A fumaça inalada atravessa a faringe, a laringe e a traqueia da pessoa e invade os brônquios e segue até os alvéolos pulmonares, neste local é onde ocorrem as trocas gasosas, ou seja oxigênio e gás carbônico. Quando a nicotina chega nos alvéolos cerca de 70 a 90% dela entram na corrente sanguínea, então ela junta-se ao oxigênio e passa pelo coração e ai para o resto do corpo.





SINTOMAS
Os sintomas serão tosse, desconforto respiratório, cansaço e acúmulo de secreção.
Quando passa a fumar:
Ao inalar a fumaça a primeira sensação é de prazer, melhorando a ansiedade  e até a depressão. Na busca de resolver os seus problemas ele (a), acaba acendendo um cigarro atrás do outro e nunca será o suficiente.
Quando há abstinência ocorrera:
-Irritabilidade
-Nervosismo
-Ansiedade
-Tristeza e Depressão
-Ganho de peso e vontade de comer “doce”.





COMPLICAÇÕES DO USO DO CIGARRO
As doenças mais comuns devido ao uso do cigarro são: doenças cardiovasculares, bronquite crônica, enfisema pulmonar e o câncer de pulmão. Outra situação agravante é o uso do cigarro por gestantes, onde podemos encontrar um numero considerável de abortos.
Poderemos também desenvolver câncer de estomago, laringe, pâncreas, câncer de intestino, colo do útero, bexica, boca, e dos rins.


OUTRAS DOENÇAS ASSOCIADAS AO FUMO
Aneurisma cerebral, artrite reumatoide, AVC, doença de Chron, diabetes, hérnia de disco, catarata, Alzheimeir, infarto do miocárdio, impotência sexual, infertilidade, infertilidade, incontinência urinaria, irá piorar e muito os casos de monopausa, osteoporose, psoríase, surdez, rinite alérgica, ulceras na pele, gastrite, facilita a desenvolver pneumonias, trombose venosa profunda. O cigarro irá fragilizar o sistema imunológico do individuo piorando sua qualidade de vida e podendo leva-lo à morte.
Deve-se tomar cuidado pois as pessoas que não fumam mas convivem com fumantes, tem 20% de chances de desenvolver doenças cardiovasculares e o Câncer.



OS BENEFICIOS DE PARAR DE FUMAR
Os benefícios serão rápidos logo após as 72 horas sem o cigarro, o individuo já é capaz de notar uma melhora sensível na respiração, 30 dias depois a pele já se apresenta renovada. Do terceiro ao nono mês os pulmões estão 10% limpos e 50% reduzida a probabilidade de infarto do coração. Se o individuo ficar 15 anos sem o cigarro terá 90% menos chance de adquirir câncer de pulmão.



TRATAMENTO
Para a medicina chinesa o cigarro causa um padrão de Secura-Calor no Pulmão. O pulmão é a nossa fonte primária de energia (QI) e o fumo destrói esta fonte tão importante para a vida. O tratamento será feito com agulhas no corpo (sistêmica), e auricular, também podemos utilizar o Laser acupuntura sem perfurar. Também podemos utilizar a fitoterapia chinesa ou plantas medicinais no processo do tratamento. Os resultados são satisfatórios.







                                      Caso Clínico












...O VENTO REFRESCA E 
ACALENTA, MAS A DROGA
 INVADE O INTERIOR PROVOCANDO ARDOR E SECURA, ISSO RESSECA E DESTROI AS ESTRUTURAS...




SERVIÇOS - mapa da região (clique no endereço desejado) 
Dr. José Antonio Rinaldi (Crefito3 / 12347-F)

Consultório I: Rua Salete, 117 - Santana - Telefone: (11)2973-9099
Consultório II: Rua Serra de Bragança, 1355 - Tatuapé - Telefone:(11) 3628-2125 / 3628-2129
Consultório III: Av.Onze de Junho, 357 -Vila Clementino  - Telefone: (11)3211-7105


CONTATOS
Cel: 55(11)- 993472511

email: dr.rinaldiacupuntura@gmail.com




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...