sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

DOR NO NERVO CIÁTICO E ACUPUNTURA





DEFINIÇÃO

 A dor característica nestes casos começa na região mais baixa das costas. A lombalgia é uma das grandes causas de incapacidade funcional, pois acomete o individuo de forma brusca e repentina, trazendo muitas limitações nas atividades da vida diária e no trabalho do  individuo.
A lombociatalgia é um dos tipos de dores mais comuns na pratica médica, ocorrendo quando há uma compressão nervosa na região lombar (L2,L3, L4, L5, S1). É um tipo de dor que começa na região lombar, irradiando para a nádega, parte posterior da coxa, atrás do joelho, face lateral da perna e chegando até o pé.



SINTOMAS
Os sintomas caracterizam-se por dor e irradiação para as nádegas, e face posterior da coxa, podendo chegar até o pé. A intensidade da dor pode variar desde algumas pontadas fortes na região lombar, até sensação de queimação na coluna descendo para as pernas, até sensação de formigamento.
A dor pode ter uma característica aguda ou crônica, na situação aguda ela surge devido a um esforço excessivo, como pegar peso e na situação crônica ocorrerá acometimento gradativo. Outra situação comum de dor ocorre com o travamento da coluna no período matinal que melhora com os movimentos.



FISIOPATOLOGIA DA DOR NO CIÁTICO
A dor é popularmente conhecida como “dor ciática”, sendo decorrente de uma compressão nervosa na região lombar (L3, L4, L5 e S1). Esta compressão radicular pode ser devido a própria hérnia de disco no local, assim como abaulamentos dos discos levando a situações de dor com irradiação para os membros inferiores.


O processo doloroso e inflamatório se agrava porque haverá  maior projeção de radicais livres e toxinas para o local lesado aumentando e muito o processo de desgaste e o grau de restrição aos movimentos.


  
CAUSAS DA DOR NO CIÁTICO
As causas mais comuns estão relacionadas à má postura, uso indevido da coluna ao efetuar um trabalho que impõe peso, movimentos bruscos que geram força exagerada na coluna vertebral. Se a pessoa também tem pessoas na família que tem o problema é importante que tome muito mais cuidados.



Outras causas:
-Osteofitose ( bico de papagaio)
-Doenças degenerativas
-Tumores na coluna
-Hérnia de disco.




FATORES DE RISCO
-Obesidade
-Cigarro
-Fator idade.
-Fatores genéticos.

DIAGNÓSTICO
O diagnóstico se faz através de um exame físico completo, assim como testes para saber o grau de comprometimento. Avaliar o  RX de coluna lombosacral e uma Ressonância Nuclear Magnética.



TRATAMENTO POR ACUPUNTURA
Na Medicina Chinesa iremos procurar a causa da doença e identificar os meridianos ou órgãos acometidos e tratar.
Utilizamos agulhamento sistêmico (agulhas no local da dor), uso de agulhas na orelha ( tratamento auricular), podemos utilizar também técnicas como moxa e ventosas.
Os resultados são satisfatórios logo nas primeiras sessões!


                                    CASO CLÍNICO











...A DOR QUE QUEIMA E MUTILA, SE

 AGRAVA COM O DESGASTE E O  

MEDO QUE AFETA O RIM,

 ENFRAQUECE E ADOECE...







Dr. José Antonio Rinaldi (CrefitoSP 12347-F)

Consultórios:  

Rua: Voluntários da Pátria, 654 - Sala 317 - Santana - Telefone: (11) 97372-3325
Rua: Serra de Bragança, 1355 - Tatuapé Tel:(11) 97372-3325


Whatssap 55(11)- 99347-2511




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...