quinta-feira, 17 de novembro de 2011

GORDURA NO FIGADO TRATADA COM MEDICINA CHINESA E ACUPUNTURA



















DEFINICÃO

O fígado gorduroso ou a Esteatose de fígado, é uma condição em que o fígado apresenta grandes vacúolos de gordura triglicerídea acumulada nas células deste órgão.
A gordura no fígado se dá em pessoas que consomem muita bebida alcoólica e em obesos, sendo que também pode estar associadas a outras doenças.


CAUSAS
As causas mais comuns estão associadas ao uso excessivo de bebidas alcoólicas, a obesidade e ao diabetes mellitus não controlado.
Outras causas são também relevantes como falta de proteínas na dieta, uso de medicamentos como corticóides, amiodarona, aspirina, vitamina A, tetreaciclina. Outras como obesidade mórbida, algumas toxinas hepáticas e doenças hereditárias.


SINTOMAS

Quase sempre é uma doença que apresenta sintomas, mas podem ocorrer dor no lado direito do abdômen e icterícia (cor amarelada na pele e na esclerótica dos olhos).






PATOGENIA
A gordura em excesso pode vir de outros lugares do corpo como tecido adiposo do abdômen, de uma absorção excessiva de gordura pelo intestino e uma falha na degradação da gordura do próprio fígado. Porém nem toda pessoa que bebe, tem obesidade ou diabetes terá fígado gorduroso, não se conhece exatamente o porque esta gordura se acumula, mas estes fatores podem ser favoráveis a esta doença.

DIAGNÓSTICO

É feito pelo exame físico, exame de sangue, tomografia computadorizada e biopsia do fígado.
Deve-se fazer o diagnostico diferencial de outras doenças hepáticas como a Hepatite, tuberculose, leucemia e linfoma, hemocromatose, insuficiência cardíaca,  e tumores.


TRATAMENTO CLINICO

Não existe tratamento especifico para esta doença, mas desde que se faça o diagnostico deve-se eliminar os agentes causadores da mesma como álcool, obesidade e diabetes.










TRATAMENTO POR ACUPUNTURA

Após avaliação na medicina tradicional chinesa, observaremos os padrões desarmônicos e traçamos o tratamento com agulhamento sistêmico (agulhas no corpo) e acupuntura auricular.
Os padrões encontrados podem variar desde um Calor excessivo no estomago e intestino grosso, Deficiência no baço e acumulo de umidade, Estagnação de energia no fígado.
Devemos trabalhar de forma a eliminar a gordura do fígado e do excesso de gordura no corpo, melhorando assim o metabolismo energético do fígado e a energia vital funcional para o corpo.

Caso Clínico (Tratamento)





Dr. José Antonio Rinaldi (CrefitoSP 12347-F)
Consultórios:  

Rua: Voluntários da Pátria, 654 - Sala 317 - Santana - Telefone: (11) 97372-3325
Rua: Serra de Bragança, 1355 - Tatuapé Tel:(11) 97372-3325


Whatssap 55(11)- 99347-2511





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...