quinta-feira, 17 de novembro de 2011

INCONTINÊNCIA URINÁRIA E ACUPUNTURA

Incontinência urinaria é a perda involuntária de urina. Isto ocorre quanto a pressão dentro da bexiga excede aquela que se verifica dentro da uretra ou seja há um aumento considerável da pressão para urinar dentro da bexiga.
A incontinência urinaria é mais comum entre pessoas mais idosas, mas pode ocorrer em pessoas mais jovens com distúrbios neurogênicos.
ANATOMIA
O trato urinário inclui os rins, os ureteres ( tubos que conduzem a urina dos rins para a bexiga), a bexiga ( saco que serve de reservatório para urina), a próstata ( glândula que produz semem), e uretra  ( tubo que conecta a bexiga ao exterior).
FISIOLOGIA DO PROCESSO URINÁRIO
Entendemos por micção o processo de urinar, onde este processo é controlado por nervos e músculos que compõem o processo urinário.
Pequenas quantidades de urina são continuamente esvaziadas na bexiga, quando a bexiga esta cheia o cérebro envia sinais para os músculos da bexiga contrair e os da uretra relaxa, então a pessoa urina.
FISIOPATOLOGIA DA INCONTINÊNCIA
A incontinência urinária acontece quando o estoque e o esvaziamento da urina da bexiga não funcionam de uma maneira coordenada. Esta falta de bom funcionamento ocorre devido a problemas nos nervos ou músculos da bexiga ou da uretra. E m mulheres também ocorre este processo devido a perda de sustentação da bexiga.
TIPOS DE INCONTINÊNCIA
-INCONTINÊNICA TRANSITÓRIA, esta é reversível e quase sempre é causada por infecção, constipação intestinal importante, uso de medicações, doença aguda, causas psicológicas, inflamações e desordens hormonais.
-INCONTINÊNCIA PERSISTENTE, está relacionada ao estresse (onde pequenas quantidades de urina são perdidas quando a pessoa tosse, espirra, ou atividade que aumenta a pressão no abdômen.
-URGE-INCONTINÊNCIA (refere a inabilidade em atrasar a micção, ai sai urina sem esperar).
-INCONTINÊNCIA POR TRANSBORDAMENTO ( onde a bexiga enche em excesso e sai em pequenas quantidades sem esperar.
-INCONTINÊNICA DE ORDEM NEUROGÊNICA ( disfunção da bexiga devido a uma doença do sistema nervoso central ou nervos periféricos envolvidos na micção).
DIAGNÓSTICO
É feito pelo exame físico e exames complementares como sangue, urina, urografia excretora, ultra-sonografia, e radiografia do sistema urinário.
TRATAMENTO CLÍNICO
Uso de medicamentos específicos, retreinamento vesical ( treinar a urinar ), fisioterapia urológica, e cirurgia em casos graves.
TRATAMENTO POR ACUPUNTURA
No conceito da Medicina Tradicional Chinesa, a doença é um estado de desequilíbrio, onde bloqueios, excesso e deficiência podem se instalar no trajeto dos meridianos. Com a acupuntura estimulamos os pontos redistribuindo esta energia. Utilizamos pontos sistêmicos (agulhas no corpo), e acupuntura auricular, e uso de Laser acupuntura. Os resultados são muito significantes.

Caso Clínico (Tratamento)








SERVIÇOS - mapa da região (clique no endereço desejado) 
Dr. José Antonio Rinaldi (Crefito3 / 12347-F)
Consultório I: Rua Salete, 117 - Santana - Telefone: 2973-9099
Consultório II: Rua Serra de Bragança, 1355 - Tatuapé - Telefone: 3628-2125 / 3628-2129
Consultório III: Rua Tapajós, 78 - Centro - Guarulhos - Telefone: 2409-9996 / 2443-0523







CONTATOS
Cel: 55(11)- 993472511
email: dr.rinaldiacupuntura@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...