quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

GANHO DE PESO NO NATAL E OS EXAGEROS NA COMIDA

É natal, é uma ocasião cristã, onde esperamos o renascimento, a paz e a fraternidade, uma época única, mas dentro desse contexto além dos gastos com presentes, nos deparamos sempre com uma mesa farta e guloseimas simplesmente irresistíveis, ai é que mora o perigo! Muitos males desses excessos irão nos acometer...

MÁ DIGESTÃO OU DISPEPSIA E ACUPUNTURA

Má digestão ou dispepsia refere-se a problemas gastrointestinais que provocam grande desconforto físico levando a complicações futuras se não diagnosticadas e tratadas.


SINTOMAS
Os sintomas incluem dor no estômago, azia, flatulência (gases), arrotos, sensação de estomago cheio, enjôos, dores abdominais, vômitos, sonolência após as refeições, sensação de inchaço e desconforto.

CAUSAS

Pode ser causada por uma doença do trato digestivo, como úlcera ou refluxo gastroesofágico, mas na maioria dos casos é por excesso de comida, ingerir muito liquido durante as refeições, comer rápido, comer gordura demais, alimentar-se durante situações estressantes. Fumar, beber muito álcool e usar medicamentos, podem piorar o quadro.

QUEBRA DE NUTRIENTES DURANTE A ALIMENTAÇÃO

Milhares de bactérias vivem no intestino grosso e não nos causam mal algum. No entanto as bactérias existentes necessitam de carboidratos e açucares para sobreviverem. No processo da quebra desses nutrientes elas geram gases como o hidrogênio, dióxido de carbono e metano. Em geral estes gases são expelidos sem maiores complicações, mas devido a quantidade e qualidade do alimento ingerido irá ocasionar a flatulência ou excesso de gases.

A FLATULÊNCIA

Com relação a flatulência é normal o organismo produzir gases, mas poderão ocorrer em situações determinadas uma produção maior de gases devido a alimentação, onde ocorrerão situações até embaraçosas, onde comer rápido demais e não mastigar direito os alimentos provocarão tudo isto. O mal cheiro nas fezes e nos gases, serão ocasionados devidos a bactérias presentes no colon. Essas bactérias estão localizadas nos alimentos não digeridos.

TRATAMENTO NATURAL

Podem ser utilizados chás naturais a base de Alcachofra, Boldo do Chile, Carqueja e Lactobacilos probióticos.

TRATAMENTO POR ACUPUNTURA
Segundo a medicina tradicional chinesa a má digestão afeta diretamente o baço e provocam estagnação de energia no estômago. Também este processo poderá afetar o fígado com bloqueios e excessos de energia. Tudo isto se estiver acompanhado de distúrbios emocionais como raiva, preocupação, magoa e ansiedade tudo irá piorar.


O tratamento será realizado com acupuntura sistêmica (pontos no corpo) para desbloquear esta energia estagnada e acupuntura auricular, dando suporte continuo melhorando o livre fluxo do Qi (energia) no estomago, melhorando assim a digestão e o mal estar.

OBSERVAÇÃO: Mudar o estilo de vida, evitando comer rápido, evite liquidos demais durante a comida, evite o estresse e inclua mais fibras a alimentação.

Tratamento Clínico






Dr. José Antonio Rinaldi (CrefitoSP 12347-F)
Consultórios:  

Rua: Voluntários da Pátria, 654 - Sala 317 - Santana - Telefone: (11) 97372-3325
Rua: Serra de Bragança, 1355 - Tatuapé Tel:(11) 97372-3325


Whatssap 55(11)- 99347-2511



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...