segunda-feira, 16 de abril de 2012

ALOPÉCIA TRATADA COM ACUPUNTURA E NATUROPATIA

DEFINIÇÃO
Alopécia ou alopecia é a redução total ou parcial de pelos ou cabelos em uma determinada região ou área da pele.
MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS
A doença é caracterizada pela queda repentina de pelos formando placas circulares de alopecia, normalmente sem apresentar modificação da estrutura da pele no local, sem apresentar manifestações inflamatórias da pele. Este processo pode atingir até o couro cabeludo e outras áreas como a barba, supercílios, cílios ou qualquer área pilosa.
COMPLICAÇÃO DA DOENÇA
A doença pode se apresentar de forma moderada ou seja em pequenas áreas ou áreas localizadas ou poderá se tornar crônica, surgindo lesões mais graves com novas lesões e evoluindo para a alopecia total ou universal, ou seja quando caem todos os pelos do corpo.
CAUSAS
-CONGÊNITAS: Esta ligada à fatores hereditários, ou desde o nascimento.
-EFLÚVIO: Também conhecido como deflúvio, muito conhecido entre as mulheres, que consiste na quebra harmoniosa do ciclo capilar, ou seja caem tufos de cabelo.
-ANDROGÊNICO: É a causa mais comum do tipos de alopecia entre os homens, mas também acometem as mulheres, se manifesta na puberdade com as mudanças hormonais ligados a testosterona.
-TRAUMÁTICA: Ligada à contusões ou traumas no couro cabeludo.
-SEBORRÉIA: É uma dermatite do couro cabeludo com descamação, coceira e vermelhidão, normalmente não cai cabelos mas pode contribuir para tal.
-NEURÓTICA: É quando o indivíduo “arranca” literalmente mechas ou tufos de cabelo de forma consciente ou não.
-SECUNDÁRIAS: Estes casos estão relacionados ao mal funcionamento interno dos órgãos, ao uso de medicamentos e quimioterapia, onde há queda constante dos cabelos.
-EMOCIONAL: Esta relacionada aos fatores emocionais, onde esta pessoa pode estar passando por estresse demasiado, nervosismo severo, e até fatores relacionados a própria depressão.

EPIDEMIOLOGIA
A alopecia se torna mais comum entre os homens, afetando cerca de 50 a 80% e entre as mulheres esta estatística fica entre 20 e 40% dos casos.
QUEM TEM MAIS RISCO DE DESENVOVER A DOENÇA
O risco de desenvolver alopecia se torna mais evidente em pessoas que tem quadros de asma, rinite alérgica, doenças da tireóide, vitiligo, quadros de anemia e Síndrome de Down.
DEFICIÊNCIA DO QI DO PULMÃO
O pulmão governa a respiração e quando seu Qi é deficiente a respiração é curta, especialmente ao fazer esforço físico.
O timbre e a força da voz são uma expressão da força do Qi do pulmão, daí sua debilidade e indisposição neste quadro.
O Qi do pulmão influencia a pele e controla o Qi defensivo que regulariza a abertura e fechamento dos poros o que em casos de deficiência de qi do pulmão faz com que o Qi defensivo seja débil nas camadas da pele e os poros tornar- se-ão flácidos e deixarão a sudorese sair.
O Qi defensivo também tem a função de aquecer a pele e os músculos, daí a indisposição ao frio.
Finalmente o Qi defensivo é que protege o organismo dos fatores patogênicos externos e quando o Qi do pulmão está deficiente ele não será forte para desempenhar esta função de proteção e mostrar-se-á facilmente propenso a invasão do frio exterior. Este processo pode invadir a pele e o próprio couro cabeludo.
TRATAMENTO PELA ACUPUNTURA
Após anamnese e observação do padrão desarmônico, utilizamos acupuntura sistêmica para tratar a desarmonia dos órgãos internos ou (Zang Fu), utilizamos acupuntura sistêmica ou seja pontos no corpo e no próprio couro cabeludo e acupuntura auricular. Os resultados são excelentes logo nas primeiras sessões. Podemos prescrever um homeopático floral e fitoterápicos para controlar o estado emocional.

Caso Clínico

Início de tratamento




DEPOIS DE DOIS MESES E MEIO DE TRATAMENTO







                                                                RESULTADO FINAL




 


AS EMOÇÕES FORTES ABALAM AS ESTRUTURAS INTERNAS,  AFETANDO O QI DE DEFESA, DEIXANDO O PULMÃO E A PELE EXPOSTOS AO PERVERSO...



Dr. José Antonio Rinaldi (CrefitoSP 12347-F)
Consultórios: 

Rua: Voluntários da Pátria, 654 - Sala 317 - Santana - Telefone: (11) 97372-3325
Rua: Serra de Bragança, 1355 - Tatuapé Tel:(11) 97372-3325

Whatssap 55(11)- 99347-2511





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...