segunda-feira, 3 de outubro de 2011

FASCITE PLANTAR E ACUPUNTURA

Fasceite ou fascite plantar, refere-se a um quadro doloroso localizado na região plantar ou fascia plantar. Caracteriza-se por um processo inflamatório intenso, ocasionado por microtraumas por repetição na origem da tuberosidade medial do calcâneo.
As forças de tração durante o apoio do pé levarão a um processo inflamatório , que resulta em fibrose e degeneração das fibras fasciais. É muito comum ocorres estes processos em pessoas que estão fora do peso.
ANATOMIA DA FÁSCIA
A fáscia é uma faixa apertada de tecido conjuntivo fibroso denso que prende o calcâneo a base dos dedos do pé. O tendão de Aquiles também esta preso ao calcâneo. Se o pé fica muito plano ou chato o arco dobra e puxa a fáscia plantar, podendo levar a muita tensão e rasga-la levando a dor e inchaço conseqüente. A fáscia mantém estruturas importantes estáveis no pé como músculos, tendões e nervos e também auxilia no retorno venoso.
SINTOMAS
Caracteriza-se por dor local e ao redor da base do calcâneo e também no arco plantar, ocorre principalmente ao levantar-se da cama pela manhã e quando a pessoa fica muito tempo sentada.
CAUSAS
O processo patológico se instala devido a uma desordem nas fibras da aponeurose plantar, que pode ser causada por desordens anatômicas ou uso excessivo. Outros fatores podem estar associados como falta de flexibilidade do arco longitudinal da fascia plantar e rigidez dos músculos da panturrilha.
FATORES DE RISCO
Uso de calçados inadequados, corridas de longa distancia, muitas horas de pé, danças e exercícios em excesso e obesidade.
DIAGNÓSTICO
Exame físico, e exames complementares como RX, Ultra-som e Ressonância Magnetica.
TRATAMENTO CLINICO
Uso de antiinflamatórios e fisioterapia. Ultimo instância optar por cirurgia.
TRATAMENTO POR ACUPUNTURA
Este quadro de dor e inflamação será diagnosticado segundo princípios da medicina chinesa observando se há dor na região superior do pé, abaixo do dedão ou planta do pé, poderá haver comprometimento do canal de energia do estomago, baço, fígado e rim. Usaremos agulhamento sistêmico e local da dor, onde há maior concentração de energia perversa, assim como uso de Moxabustão (bastão de Artemísia). Usaremos também acupuntura auricular. Os resultados são excelentes logo nas primeiras sessões.


Caso Clínico (Tratamento)





SERVIÇOS - mapa da região (clique no endereço desejado) 
Dr. José Antonio Rinaldi (Crefito3 / 12347-F)
Consultório I: Rua Salete, 117 - Santana - Telefone: 2973-9099
Consultório II: Rua Serra de Bragança, 1355 - Tatuapé - Telefone: 3628-2125 / 3628-2129
Consultório III: Rua Tapajós, 78 - Centro - Guarulhos - Telefone: 2409-9996 / 2443-0523






CONTATOS
Cel: 55(11)- 993472511
email: dr.rinaldiacupuntura@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...