quinta-feira, 13 de outubro de 2011

RINITE ALÉRGICA E ACUPUNTURA

A rinite alérgica pode ser definida como uma reação exagerada da resposta inflamatória da mucosa que reveste o nariz, ou seja, toda vez que se inala ou entra em contato com algumas substâncias chamadas alérgenos ocorrerá um processo de irritação, esses quadros respiratórios poderão ocorrer em alguns indivíduos durante todo o ano, concentrando-se em algumas épocas.
SINAIS E SINTOMAS
Caracterizam-se por crises de espirros, coriza, coceira nasal, obstrução nasal e sintomas oculares (coceira e lacrimejamento). Alguns indivíduos apresentam sinais obstrução nasal e secreção associados, principalmente quando há mudanças de temperatura ou umidade do ar.
TIPOS DE RINITES
Podem ser classificadas como perene ou sazonal. Existe a chamada rinite infecciosa que também leva a coriza, obstrução nasal e espirros, porém o agente causador não é um alérgeno, e sim um vírus. Outros tipos de rinites podem ter seus sintomas nasais piorados por apresentar alterações anatômicas nasais, como desvio de septo ou hipertrofia das conchas nasais. Esses casos poderão ser mais graves levando até a uma sinusite. Aqueles aos quais o indivíduo for alérgico ocorrerão uma irritação na sua pele (teste positivo).
DIAGNÓSTICO CLÍNICO
O diagnóstico se dá pelo exame clínico observando hipertrofia dos cornetos inferiores, secreção hialina, vasos glândulas e nervos que geram processos inflamatórios nas vias aéreas superiores. Observam-se também a associação de sibilância nos pulmões para possíveis comprometimentos respiratórios. Poderão também ser usados testes cutâneos de hipersensibilidade para aeroalérgenos.
TRATAMENTO CLÍNICO
Poderão ser utilizados agentes farmacológicos anti histamínicos, corticóides intranasais.
TRATAMENTO POR ACUPUNTURA
Após avaliação sob o aspecto da medicina tradicional chinesa, trataremos a energia do meridiano do pulmão e outros pontos sistêmicos, onde após a estimulação dos pontos conseguiremos aumentar as imunoglobulinas A e E, que são substâncias de defesa do organismo, reduzindo assim a produção de muco aliviando os brônquios e aumentando a ventilação pulmonar. Melhorando todo o processo inflamatório. Resultados satisfatórios.




SERVIÇOS - mapa da região (clique no endereço desejado) 
Dr. José Antonio Rinaldi (Crefito3 / 12347-F)
Consultório I: Rua Salete, 117 - Santana - Telefone: (11)2973-9099
Consultório II: Rua Serra de Bragança, 1355 - Tatuapé - Telefone:(11) 3628-2125 / 3628-2129
Consultório III: Av.Onze de Junho, 357 -Vila Clementino  - Telefone: (11)3211-7105




CONTATOS
Cel: 55(11)- 993472511
email: dr.rinaldiacupuntura@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...