domingo, 9 de outubro de 2011

LESÕES DA COLUNA VERTEBRAL E ACUPUNTURA

A COLUNA
A coluna vertebral corresponde ao eixo central do corpo humano, e apresenta um mecanismo de funcionamento altamente elaborado. A coluna vertebral constitui o pilar principal do tronco. Na região dorsal ela se organiza a um ¼ da espessura do tórax, abrindo espaço para os órgãos internos. Na região cervical ela se localiza à 1/3 da espessura do pescoço, devido à sua função de equilibrar o centro de gravidade da cabeça. Na região lomba, a coluna é totalmente central, para que possa suportar as forças ascendentes e descendentes a que são submetidas.
ANATOMIA REGIONAL
A coluna vertebral é constituída por ossos, chamados vértebras, que são agrupados em sete cervicais, doze vértebras torácicas, cinco vértebras lombares, cinco vértebras sacrais e de três a cinco vértebras coccígeas. Faz parte também das estruturas, os ligamentos, o disco intervertebral e os numerosos músculos.
FRATURAS
CONCEITO
A fratura é uma ruptura total ou parcial de um osso, com ou sem desvio dos fragmentos.
TIPOS
Fechada – quando não há rompimento da pele
Aberta – quando a fratura é exposta, o osso perfura a pele
TRAUMATISMO DA COLUNA TORACOLOMBAR
As fraturas da coluna torácica e lombar são as mais freqüentes do esqueleto axial e corresponde a cerca 89% das fraturas da coluna vertebral, e podem ser classificadas em dois tipos:
*Fraturas dos processos transversos lombares
*Fraturas dos processos espinhosos torácicos
Após o trauma direto sob a coluna levando à fratura, ocorrerá um processo agressivo imediato, ocorrendo exsudato hemorrágico, passando em seguida a um processo de aderências intramusculares, além de possíveis compressões radiculares.
COMPROMETIMENTO PÓS-FRATURA
Poderão ocorrer sintomas como dor na região torácica ou lombar, com irradiação para os membros inferiores, formigamento ou parestesia (dormência) e sensação de queimação na planta dos pés.
CAUSAS
Lesões traumáticas diretas, acidentes de trabalho, acidentes automobilísticos, queda de altura, mergulho em águas rasas e ferimentos de armas de fogo.
As lesões patológicas são: artrose e osteoporose.
DIAGNÓSTICO
Exame físico, ressonância magnética, RX e tomografia.
TRATAMENTO CLÍNICO
Pode ser tratamento medicamentoso ou cirúrgico e fisioterapia.
TRATAMENTO POR ACUPUNTURA
Após avaliação na medicina chinesa, observamos os graus de comprometimento neurológico e a dor e os meridianos acometidos pelo trauma, levando a estes padrões desarmônicos. Usaremos agulhamento sistêmico e no trajeto dos meridianos desobstruindo-os, assim facilitamos a liberação de substâncias como endorfinas e cortisol, relaxando a musculatura e facilitando o impulso neuromuscular. Portanto, liberando a musculatura para o restabelecimento da cinesia funcional. Uso de acupuntura auricular.

Caso Clínico (Tratamento)








SERVIÇOS - mapa da região (clique no endereço desejado) 
Dr. José Antonio Rinaldi (Crefito3 / 12347-F)
Consultório I: Rua Salete, 117 - Santana - Telefone: 2973-9099
Consultório II: Rua Serra de Bragança, 1355 - Tatuapé - Telefone: 3628-2125 / 3628-2129
Consultório III: Rua Tapajós, 78 - Centro - Guarulhos - Telefone: 2409-9996 / 2443-0523






CONTATOS
Cel: 55(11)- 993472511
email: dr.rinaldiacupuntura@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...