DEFINICAO
Autoestima é a capacidade de sentirmos a vida, estando de bem o mesma. É a confiança em nosso modo de pensar e enfrentar os problemas, e o direito de viver bem aumentando assim nossa qualidade de vida.
CONCEITO
A autoestima envolve tanto crenças como por exemplo competente/ incompetente, e emoções como exemplo triunfo/ desespero. Também encontra expressão no comportamento do individuo como exemplo confiança/ medo. De modo geral a autoestima pode ser construída como característica da personalidade ou como condição psicológica temporária. Contudo a autoestima se torna uma condição particular de viver autenticamente bem.
AUTOESTIMA RESULTA:
-A AUTO-EFICIÊNCIA – noção de eficiência pessoal, confiança nas aptidões mentais como forma e fonte de gestão, ou seja capacidade de resolver conflitos internos ou externos.
-AUTO-RESPEITO – Ter a consciência dos verdadeiros valores internos e ter certeza que deles irão nascer atitudes positivas perante a vida, onde garanta a total felicidade nos seus princípios, propiciando o desejo de ser feliz, e respeitando-se a si mesmo e dando aos outros o exemplo de como gostamos de ser tratados.
-AUTO-VALORIZAÇÃO – Consciência total e profunda sobre nos recursos internos de valorização pessoal.
-AUTO-OBSERVAÇÃO – Consciência e atenção para entender padrões, atitudes e sentimentos, para entender as crenças negativas, bloqueios e medos.
-AUTO-RESPONSABILIZAÇÃO – Consciência da total responsabilidade sobre nossa vida e o fazemos dela.
-AUTO-CONHECIMENTO – É um processo de auto-análise, observando nossas necessidades e bloqueios emocionais para podermos nos libertar e viver mais feliz.
CIÚME E BAIXA AUTO-ESTIMA
O ciúme patológico é visto pela psiquiatria como uma espécie de paranóia. A pessoa cimenta apresenta na sua personalidade um traço marcante de timidez e sentimentos de insegurança, problemas estes que costumam ter vinculo com a infância. Este sentimento também agrava o processo de baixa auto-estima, pois a pessoa não tem confiança no outro e nem em si própria.
BULLYING E AUTOESTIMA
Bullying é um termo para descrever atos de violência física ou psicológica. Neste aspecto irá comprometer e muito a autoestima do individuo, pois poderá haver desde pequenos insultos até atos de violência e humilhação.
QUALIDADE E NIVEL DA AUTOESTIMA
Estes dois termos não são sinônimos, pois poderá haver autoestima elevada mas frágil, um exemplo é o próprio narcisismo, e autoestima baixa porém segura, por exemplo a humildade. O nível da autoestima acaba por depender da estrutura de cada individuo que cultua e cultiva maior ou menor estabilidade na sua condição emocional.
TRATAMENTO POR ACUPUNTURA
A doença inicia-se por um desequilíbrio energético, onde poderá haver bloqueios, excessos ou deficiências, onde levará a alterações funcionais nos órgãos e sistemas. A Acupuntura trata as alterações energéticas e funcionais trazendo a melhora dos quadros físicos e emocionais. Utilizamos agulhas no corpo e nas orelhas, assim como sementes orgânicas. Podemos utilizar homeopáticos a base de Florais para o equilíbrio vibracional.
AUTOESTIMA VERDADEIRA
Autoestima é a nossa predisposição para vivências existenciais, assim como modo de expressão positiva para a vida.
Autoestima condiz acima de tudo nossa capacidade de acreditar que somos dotados de um pensamento inteligente capaz de compreender e enfrentar tudo com sabedoria. A confiança e convicção de ser feliz é um direito e depende apenas do individuo a sabedoria de encarar os desafios como aprendizagem, superando assim os obstáculos.
A certeza de sermos merecedores desta convicção e a confiança nos faz dignos e capazes de demonstrar nossas necessidades e nossos desejos dentro de um contexto de vida.
Dr. José Antonio Rinaldi (CrefitoSP 12347-F)
Consultórios:
Rua: Voluntários da Pátria, 654 - Sala 317 - Santana - Telefone: (11) 97372-3325
Rua: Serra de Bragança, 1355 - Tatuapé - Tel:(11) 97372-3325
Whatssap 55(11)- 99347-2511
Nenhum comentário:
Postar um comentário