quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

CÂNCER X EMOÇÕES E ACUPUNTURA

PSICONEUROIMUNOLOGIA
Nos dias atuais estamos cada vez mais avançando em tecnologia, e com esta buscando mais explicações para tantos problemas de saúde.
Como relacionar a Imunologia à psiquiatria no que diz respeito aos distúrbios emocionais provocando doenças. Há uma variedade de evidências entre o sistema Psicoemocional e o sistema Imunológico, onde se justifica o desenvolvimento e o agravamento de uma ou varias doenças físicas devido ao processo emocional.
ARISTÓTELES
A sabedoria antiga já evidenciava sólido conhecimento da integração corpo-mente. Aristóteles disse que a “psique” (alma) e corpo interagem e reagem continuamente. Uma mudança do estado da psique haverá interferência no corpo, e o inverso quando ocorre mudança no físico, ocorre mudança na estrutura da psique.
INTERAÇÃO ENTRE SISTEMA IMUNOLÓGICO E SISTEMA NERVOSO CENTRAL
Alterações psicológicas no inicio ou no curso da doença trarão:
-Influências dos hormônios do estresse (cortisol e adrenalina) na imunidade
-Os efeitos sobre os neurotransmissores e neuropeptídios na imunidade
-Os efeitos das drogas psicoativas (que alteram a função cerebral) sobre a imunidade
-A ocorrência de anormalidades imunológicas em doenças psicoemocionais, como por exemplo, na depressão, no estresse e na esquizofrenia.
ALTERAÇÕES ORGÂNICAS
As reações emocionais disparam a produção de uma série de substâncias que abalam o sistema imune. Hoje a medicina e a psiconeuroimunologia tem demonstrado esta interação entre estados emocionais e reações físicas, onde haverá conseqüências orgânicas. Todo sentimento e emoção sentidos precisam ser respeitados e compreendidos, para evitar prejuízos ao corpo.
O CÂNCER
A psiconeuroimunologia do câncer é a área em constante estudo para poder evidenciar as relações entre as emoções e a doença física, assim como a progressão das metástases.
O sistema imunológico é o responsável pela vigilância do organismo contra o ataque de células cancerígenas, estas células são as NK (Natural Killer). Está provado que fatores estressantes suprimem a função especifica das células NK, onde poderá abrir portas para células invasoras neoplásicas e diminuir a capacidade de conter a proliferação metastática. Contudo os fatores estressantes e emocionais diminuem a capacidade do organismo de se proteger.
DOENÇA MENTAL E IMUNIDADE
As anormalidades imunológicas devido ao transtorno psicoemocional devem ser divididos em dois grupos: aquelas devido as desordens afetivas e aquelas ligadas a esquizofrenia.
DESORDENS AFETIVAS
Nos quadros de Depressão a função dos Linfócitos T (defesa), declina muito em função da idade da pessoa, quanto mais velha pior a imunidade. Ocorre uma maior vulnerabilidade do organismo aos vírus como o Herpes Simples. Na depressão ocorre associação na diminuição à supressão do sistema imunológico e sinais de alteração do sistema imunológico, levando alterações Autoimunes.
AS EMOÇÕES NA MEDICINA CHINESA
-RAIVA: associada ao Fígado
-TRISTEZA: associada ao Pulmão
-PREOCUPAÇÃO: associada ao Baço
-MEDO: está associado ao Rim
-ALEGRIA: associada ao Coração.
O ESTRESSE E A IMUNIDADE
O estresse do ser humano pode afetar diretamente o sistema imunológico, principalmente sem situações exaustivas onde haverá alterações nas células T de defesa, nas células NK, a resposta de anticorpos, a função dos macrófagos, assim haverá severas implicações na saúde do individuo.
 ATIVIDADE CEREBRAL E SISTEMA IMUNOLÓGICO
O Sistema imunológico afeta o cérebro e a conduta, devido aos efeitos das citocinas no Sistema Nervoso Central. As citocinas tem importante papel na regeneração dos oligodendrócitos na produção de mielina ( substância dos nervos e do cérebro).
As citocinas pós-inflamatórias são responsáveis pela ocorrência de febre, anorexia, sono e fadiga nos estágios da doença.
OBS: A psiconeuroimunologia contribui para que se conheça o corpo na somatória integrada e indissolúvel do mental e do orgânico.
TRATAMENTO POR ACUPUNTURA

Trabalharemos com o agulhamento para melhorar a função dos órgãos, vísceras e glândulas, diminuir a dor e equilibrar as emoções.
 Após a anamnese segundo o conceito da Medicina Chinesa, ai trabalharemos com pontos sistêmicos ( no corpo) e uso de Acupuntura auricular. Podemos também utilizar essências florais, trabalhando assim de forma vibracional, melhorando o estado emocional da pessoa.
“Os resultados do uso da acupuntura com pacientes com câncer São: diminuição das dores, diminuição dos efeitos da quimioterapia como vômitos, enjôos, diarréias, desidratação, diminuição do Linfedema (excesso de retenção liquido), aumenta o estado de animo e a alegria de viver”.


SERVIÇOS - mapa da região (clique no endereço desejado) 
Dr. José Antonio Rinaldi (Crefito3 / 12347-F)
Consultório I: Rua Salete, 117 - Santana - Telefone: (11)2973-9099
Consultório II: Rua Serra de Bragança, 1355 - Tatuapé - Telefone:(11) 3628-2125 / 3628-2129
Consultório III: Av.Onze de Junho, 357 -Vila Clementino  - Telefone: (11)3211-7105




CONTATOS
Cel: 55(11)- 993472511
email: dr.rinaldiacupuntura@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...