quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

IMUNOLOGIA E ACUPUNTURA

Imunologia é o ramo da biologia que estuda o sistema imunitário. Este estudo lida com o funcionamento fisiológico do sistema imune do individuo, estando ele sadio ou doentio.
CONCEITO       
As células responsáveis pela imunidade são os linfócitos e os fagócitos. Os linfócitos apresentam-se como linfócitos T e linfócitos B ( responsáveis pela produção de anticorpos). Estas são barreiras internas, mas também temos as externas que são as primeiras a serem comprometidas.
As células T e B são responsáveis pelo reconhecimento especifico dos antígenos (células agressoras), já  as células citotóxicas reconhecem e destroem as células que se são infectadas.
ANTICORPOS
Os anticorpos são um grupo de proteínas séricas produzidas pelos linfócitos B. Os anticorpos ligam-se especificamente aos antígenos e assim promovem efeitos secundários.
ANTIGENOS
Antigenos são quaisquer molécula que o sistema imune adaptativo possa reconhecer. O sistema imune evolui com a finalidade de reconhecer os antígenos e destruir e eliminar a sua fonte. Quando o antígeno é eliminado o sistema imune é desligado.
FISIOLOGIA DA IMUNIDADE
Ocorrerão diversos eventos no processo da imunidade como:
-NEUTRALIZAÇÃO: os anticorpos simplesmente neutralizam os antígenos por se ligarem a eles.
-FAGOCITOSE: é o englobamento e digestão do material sólido e microorganismos.
-REAÇÕES CITOTÓXICAS: são direcionadas contra células muito grandes para sofrerem fagocitose.
-A INFALAMAÇÃO: é a concentração de células do sistema imune no local da infecção compreendendo três eventos; aumento do suprimento sanguíneo no local da lesão, aumento da permeabilidade capilar e migração dos leucócitos, dos capilares para os tecidos adjacentes.
Quando o sistema imune de defronta com um agente patogênico extracelular, o seu objetivo e neutralizar e destruir os seus produtos.
QUANDO O SISTEMA IMUNE FALHA
-HIPERSENSIBILIDADE: resposta imune exagerada, por exemplo nas doenças auto-imune.
-IMUNODEFICIÊNCIA: o sistema imune não responde.
MECANISMOS DE AÇÃO DA ACUPUNTURA
>CONCEPÇÃO ENERGÉTICA
Segundo a concepção da medicina tradicional chinesa, o organismo humano é considerado como uma unidade funcional com uma organização idêntica do universo, ou seja o conceito Yin-Yang. Isto representando energeticamente o ser humano como partícula do universo.
>CONCEPÇÃO CIENTÍFICA
A acupuntura conduz uma estimulação cutânea inespecífica de certos pontos, zonas e tecidos com caráter especifico. Estes estímulos se dirigem às estruturas neurorrecptoras diferentes: terminações livres sensitivas, corpúsculos de Krauss e de Ruffini, terminações vegetativas do tipo aferente ou eferente, corpúsculos de Paccini, de Golgi, terminações de Meissner. 
Os níveis de reações são: nível local, segmentar, intraneuroeixo e nível neuro-humoral.
EFEITOS DA ACUPUNTURA
-Analgésico
-Neuromuscualares ( relaxamento, facilitando e desbloqueando)
-Antiinflamatórios
-Os efeitos imunológicos e de ativação de defesa orgânica
-Os efeitos de comando funcional de certos órgãos e sistemas orgânicos
-Os efeitos psíquicos.
AÇÃO IMUNOLÓGICA DE DEFESA DA ACUPUNTURA
Está consolidada a constatação do efeito imunológico da acupuntura no corpo, pois haverá modulação específica dos neurotransmissores, com liberação imediata do aumento do número de leucócitos, aumento de proteínas totais e das gamaglobulinas, portanto há evidencia cientifica destes mecanismos em estudos randomizados.



“As teorias e as doutrinas são divertimentos do espírito que se ligam entre si e que devem ser abandonados logo que um fato lhes resiste.” (René Laennec).



SERVIÇOS - mapa da região (clique no endereço desejado) 
Dr. José Antonio Rinaldi (Crefito3 / 12347-F)
Consultório I: Rua Salete, 117 - Santana - Telefone: (11)2973-9099
Consultório II: Rua Serra de Bragança, 1355 - Tatuapé - Telefone:(11) 3628-2125 / 3628-2129
Consultório III: Av.Onze de Junho, 357 -Vila Clementino  - Telefone: (11)3211-7105


CONTATOS
Cel: 55(11)- 993472511
email: dr.rinaldiacupuntura@gmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...