domingo, 22 de janeiro de 2012

PSICOSSOMÁTICA E ACUPUNTURA

A psicossomática é uma ciência importante que integra a Medina e a psicologia, que estudo os efeitos dos fatores sociais e psicológicos sobre processos orgânicos do corpo humano e sobre o bem estar de cada pessoa.
A palavra psicossomática não deve ser compreendida apenas como um adjetivo para sintomas, pois não existe separação para mente, corpo, alma e espírito. A psicossomática é portanto empregada para qualquer tipo de sintoma, seja ele físico, mental, emocional, psíquico, espiritual, profissional, relacional, comportamental, social e familiar.
HISTÓRICO
A medicina psicossomática começou a ser definida com tal, nas primeiras décadas do século XX, mas teve seu inicio e evolução nas  investigações psicanalíticas com Jean-Martin Chacot (1825-1893) e Josefh Breuer (1842-1925). Em 1939 pode ser considaderado uma data da sua consagração tendo como marco a fundação da American Psycossomatic Society. Hoje em dia a psicossomática tem se desenvolvido sobre uma ótica multiprofissional.
IDENTIFICAÇÃO DE FATORES PSICOSSOMÁTICOS
Existem inúmeras possibilidades sob uma visão cartesiana para identificação de processos patológicos, mas com certa distinção de causas orgânicas, pois haverá múltiplas causas como genéticas, orgânicas, acidentais, ambientais, trazendo um pensamento diferenciado sobre fatores psicológicos.
Algumas doenças supostamente teriam origem exclusivamente no aspecto psíquico, ou ainda doenças de ordem neuro-vegetativas, ou sejam doenças com respostas fisiológicas exageradas causando tensão emocional.
Na visão Junguiana ou da psicologia integral, todo sintoma é psicossomático e pode ser um meio para que o processo de autoconhecimento possa acontecer.
ANALISE DE FREUD
Todo processo de relação da doença física com o aspecto emocional  já havia sido imaginada por Freud quando fez a recomendação que todo médico além de sua especialidade deveria ser treinado em psicanálise para melhor observação do ser humano no que tange a doença.
DOENÇAS PSICOSSOMÁTICAS
As doenças psicossomáticas podem se manifestar nos diversos sistemas que constituem nosso corpo como:
-GASTROINTESTINAL ( gastrite, úlcera, retocolite, prisão de ventre)
-RESPIRATÓRIO ( asma, bronquite, rinite)
-CARDIOVASCULAR ( hipertensão, taquicardia, angina)
-DERMATOLÓGICO ( vitiligo, psoríase, dermatite, herpez, urticária, eczema)
-ENDÓCRINO E METABÓLICO ( diabetes)
-NEUROLÓGICO ( enxaqueca, vertigens)
-ARTICULÇÕES ( artrite, artrose, tendinites, reumatismos)
-SEXUAL ( impotência e disfunções sexuais)
-IMUNOLÓGICO ( infecções).

RELAÇÃO CORPO E MENTE
As relações entre o corpo e mente é absolutamente intima e capaz de modular todo o comportamento do corpo, levando a supressão orgânica trazendo imensas modificações no seu funcionamento. Por exemplo: é difícil um paciente que apresenta um quadro de gastrite de relacionar isto ao seu quadro emocional, assim como a ansiedade e irritabilidade que são sentimentos comuns no quadros psicossomáticos, onde levarão a muitos sintomas como dores pelo corpo, dores de cabeça, insônia e depressão.
ENTENDER A CAUSA
Na doença psicossomática é importante entender que a causa principal desta descompensação física , que aparece no corpo humano, esta intimamente ligado à esfera emocional deste individuo, ligado ao sua mente, seus sentimentos e à sua afetividade.
No entanto o individuo normalmente negligencia seus sentimentos, e suas emoções e não admite que deveria procurar ajuda para resolver conflitos internos, considerando assim seus medos e seus “fantasmas”.
RESUMO DA ÓPERA
Todo sinal e sintoma patológico deve ser considerado e não significa que a dor física e os sofrimento não existam, pelo contrario o corpo sofre, pede ajuda pois também haverá descontrole orgânico, mas muitas vezes se não bem identificados as relações psicossomáticas os medicamentos não farão efeito.
TRATAMENTO PELA ACUPUNTURA
A Medicina Tradicional Chinesa nos mostra cinco emoções: a raiva, o medo, a tristeza, a preocupação, a alegria ou euforia.
A alegria em excesso ou euforia, reduz o funcionamento da circulação de energia nos meridianos, a tristeza oprime o coração e prejudica o pulmão, o temor dificulta a energia essencial ou ancestral, o excesso de preocupação pode prejudicar o baço-pâncreas, a cólera pode causar morte súbita por apoplexia e um medo muito grande pode enlouquecer uma pessoa ou lhe causar um acidente vascular cerebral.
Quando a Medicina tradicional Chinesa fala que os humores psíquicos são elaborados no coração, e enviados para o cérebro, quer dizer que esses humores são um conceito imaterial energético e psíquico, se dirigindo também para um coração energético, um centro organizador em contato diret

SERVIÇOS - mapa da região (clique no endereço desejado) 
Dr. José Antonio Rinaldi (Crefito3 / 12347-F)
Consultório I: Rua Salete, 117 - Santana - Telefone: (11)2973-9099
Consultório II: Rua Serra de Bragança, 1355 - Tatuapé - Telefone:(11) 3628-2125 / 3628-2129
Consultório III: Av.Onze de Junho, 357 -Vila Clementino  - Telefone: (11)3211-7105



CONTATOS
Cel: 55(11)- 993472511
email: dr.rinaldiacupuntura@gmail.com


o com os meridianos.
Contudo a atividade psíquica não está separada da atividade orgânica e quando estamos cuidando do paciente o olhamos de um





forma integral, cuidando tanto dos problemas físicos e emocionais, no sentido de equilibrá-lo amplamente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...