quinta-feira, 22 de setembro de 2011

ARTROSE DE COLUNA LOMBAR TRATADA COM ACUPUNTURA
















DEFINICÃO

Artrose ou também chamada Osteoartrite, é uma degeneração da cartilagem articular e da porção óssea que é protegida por ela. É também uma enfermidade inflamatória que afeta grande parte das articulações, inclusive a coluna vertebral, com deterioração do próprio disco intervertebral, levando ao longo do tempo deformidades como os osteófitos marginais (Bicos de papagaio).


COLUNA LOMBAR

A região lombar é constituída por cinco vértebras maiores e é esta região que suporta a maior parte do peso do tronco , dos membros superiores, do pescoço e da cabeça quando estamos na posição sentada ou em pé. Na região da coluna vertebral lombar na altura entre a primeira e segunda vértebra  (L1 e L2) termina a medula nervosa espinhal dentro do canal vertebral em uma formação conhecida como cone medular. A partir do cone parte um aglomerado de raízes nervosas conhecido como cauda eqüina.


ARTROSE LOMBAR

A artrose da região lombar se torna mais comum em função da sobrecarga de peso.
As suas manifestações mais típicas correspondem a crises lombares, normalmente desencadeadas por esforço e movimentos bruscos, por exemplo inclinar-se para frente para apanhar um objeto.
Estas crises  que se manifestam em forma de dor aguda na parte inferior das costas, que pode irradiar para virilha e nádegas, onde podem desaparecer ao longo de uma a duas semanas. O quadro pode agravar-se com comprometimento do próprio nervo ciático, onde haverá dor no percurso ciático ao longo da coxa, perna até o pé.
Os sintomas poderão se agravar se não tratados adequadamente.

DIAGNOSTICO
O diagnostico é feito pelo exame físico, e exames complementares como o RX de coluna.

TRATAMENTO
Uso de antiinflamatórios e relaxantes musculares e fisioterapia na parte clinica.

TRATAMENTO COM ACUPUNTURA
Após diagnostico na Medicina Chinesa, interpretamos os meridianos acometidos, quase sempre haverá comprometimento dos tendino-musculares, utilizamos agulhamento local ou sistêmicos, uso de moxabustão e acupuntura auricular. Os resultados são excelentes logo nas primeiras sessões.

Caso Clínico (Tratamento)













Dr. José Antonio Rinaldi (CrefitoSP 12347-F)
Consultórios:  

Rua: Voluntários da Pátria, 654 - Sala 317 - Santana - Telefone: (11) 97372-3325
Rua: Serra de Bragança, 1355 - Tatuapé Tel:(11) 97372-3325


Whatssap 55(11)- 99347-2511

Um comentário:

  1. Gostei da explicação, porém alem da acumpultura qual o melhor exercicio no caso para quem tem mais de 50 anos.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...