quinta-feira, 22 de setembro de 2011

DIABETES MELLITUS E ACUPUNTURA

Diabetes Mellitus é uma doença metabólica caracterizada por um aumento anormal de açúcar ou glicose no sangue. A glicose é a principal fonte de energia do organismo, porém, quando em excesso, pode trazer várias complicações à saúde. Quando não tratada adequadamente poderão ocorrer complicações, como ataque cardíaco, derrame cerebral, insuficiência renal, problemas na visão, amputações e lesões de difícil cicatrização.
CLASSIFICAÇÕES
- Diabetes Mellitus (tipo 1):
* Destruição das células beta levando à deficiência completa de insulina, de causa desconhecida.
- Diabetes Mellitus (tipo 2):
* Apresenta complicações devido aos graus variados de diminuição de secreção e resistência à insulina
SINAIS / SINTOMAS
A tríade clássica dos sintomas da diabetes
*Poliúria (aumento do volume urinário)
*Polidipsia (sede aumentada)
*Polifagia (aumento do apetite)
OUTROS SINTOMAS IMPORTANTES
Perda de peso, visão turva, cetoacidose diabética e fadiga.
FATORES DE RISCO
Os principais são: obesidade, hipertensão arterial sistêmica, colesterol HDL (bom) abaixo de 35mg/dl e o triglicerídeos acima de 250mg/dl
CAUSAS
Existem inúmeras causas, exemplo: defeitos genéticos no funcionamento da célula beta, defeitos genéticos no processamento da insulina, defeitos do pâncreas, incluindo patologias adquiridas, endocrinopatias (doenças dos hormônios), infecções virais, fatores genéticos tanto no tipo 1 quanto no tipo 2 e drogas medicamentosas.
FISIOPATOLOGIA
O pâncreas é o responsável pela produção do hormônio denominado insulina. Como a insulina é o principal hormônio que regula a quantidade de glicose absorvida pela maioria das células a partir do sangue a sua deficiência ou insensibilidade de seus receptores irão levar à desequilíbrios e a sua quantidade insuficiente irá denominar as formas de Diabetes Mellitus.
COMPLICAÇÕES
Cegueira, Hiperglicemia, Coma Diabético, Cetoacidose Diabética, Amputação, Hipertensão arterial, Tromboses, Problemas Renais, AVC, Obesidade e Pé Diabético.
TRATAMENTO CLÍNICO
Medicamentos, Hipoglicemiantes orais, insulina.
TRATAMENTO POR ACUPUNTURA
O Diabetes segundo a medicina tradicional chinesa é uma doença caracterizada por um padrão desarmônico levando à quadros de deficiências funcionais dos Zang-Fu onde, o desejo de beber grandes quantidades de água fria, indica presença de calor no organismo e a sensação permanente de fome é um sinal de calor no estomago, onde a urina freqüente e abundante indica a deficiência do rim. Podemos ter também danos ao baço – pâncreas e ao estômago, assim como alterações do fígado.
Utilizamos pontos sistêmicos (agulhas no corpo) e acupuntura auricular. Os resultados são excelentes pois, haverá melhora dos níveis metabólicos e do equilíbrio energético do corpo, assim como melhora do aspecto emocional.




Caso Clínico (Tratamento)








SERVIÇOS - mapa da região (clique no endereço desejado) 
Dr. José Antonio Rinaldi (Crefito3 / 12347-F)
Consultório I: Rua Salete, 117 - Santana - Telefone: (11)2973-9099
Consultório II: Rua Serra de Bragança, 1355 - Tatuapé - Telefone:(11) 3628-2125 / 3628-2129
Consultório II: Av.Onze de Junho, 357 -Vila Clementino  - Telefone: (11)3211-7105



CONTATOS
Cel: 55(11)- 993472511
email: dr.rinaldiacupuntura@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...