segunda-feira, 12 de setembro de 2011

TRAUMATISMO CRÂNIO ENCEFÁLICO (TCE) E ACUPUNTURA

O traumatismo craniano é um tipo de contusão na região craniana, que pode ocorrer imediatamente ou se desenvolver lentamente no decorrer das horas sucessivas a um trauma direto.
O traumatismo craniano é hoje uma constante, pois o avanço tecnológico automobilístico e o campo industrial. No entanto os casos mais comuns são os acidentes de carro, e indivíduos abaixo dos 35 anos.
O cérebro pode ser afetado diretamente mesmo que o objeto não perfure o crânio, onde quase sempre são precedidos de aceleração súbita e impacto, ou por uma desaceleração repentina.
CAUSAS
As causas mais comuns de lesões na cabeça incluem os acidentes de transito, acidentes de trabalho, quedas, violência física e acidentes em casa.
CONSEQUENCIAS PÓS-TRAUMA
Caso Clínico (Tratamento)
Um traumatismo grave na cabeça pode produzir um rompimento ou uma ruptura de nervos, vasos sanguíneos e tecidos cerebrais. As vias nervosas podem ficar interrompidas e ocorrer hemorragia e edema grave. O sangue, a tumefação e o edema dentro do cérebro faz uma pressão para baixo, levando a um aumento da pressão intracraniana podendo danificar ou destruir o tecido cerebral. Pode ocorrer herniação devido a esta pressão no tronco cerebral, também comprometendo o forâmen magnum e a própria medula espinhal. Isto implicará em risco de morte, pois o tronco cerebral controla funções vitais como freqüência cardíaca e freqüência respiratória.
Caso Clínico (Tratamento)
Em situações mais severas ocorrerão estado vegetativo crônico em função do trauma grave.
PROGNÓSTICO
As conseqüências finais de um traumatismo craniano podem variar desde a recuperação completa até a morte. O tipo de gravidade das incapacidades dependerão dos locais lesionados no cérebro. Algumas áreas indemnes  assumem as funções que outras perderam. O sistema nervoso central conta com a possibilidade de regeneração de neurônios em função da plasticidade neural, onde possibilita recuperações parciais.
Caso Clínico (Tratamento)
TRATAMENTO CLINICO
Após o traumatismo craniano observam-se episódios de sonolência, confusão mental e até o coma,podendo significar que há um aumento de volume no cérebro. Então administram-se fármacos específicos e em alguns casos utiliza-se um dispositivo no cérebro para drenagem deste liquido e facilitar o tratamento.
TRATAMENTO POR ACUPUNTURA
Caso Clínico (Tratamento)
A acupuntura tradicional chinesa interpreta os desequilíbrios energéticos segundo a teoria Yin e Yang, e o fluxo de energia vital o Qi, tentando restabelecer o livre fluxo do Qi pelos chamados meridianos ou canais de energia.
Caso Clínico (Tratamento)
No conceito cientifico após a aplicação da agulha ocorrerá uma estimulação dos receptores sensitivos no local, enviando informações simpáticas aferentes, gerando efeitos segmentares medulares e de inibição-facilitação segmentar, com efeitos  corticoencefálicos específicos, produzindo assim diminuição do estresse local e disponibilizando liberação de substancias reparadoras para áreas lesadas. Sabe-se que acupuntura modula a ação dos neurotransmissores no cérebro.
Utilizamos agulhamento sistêmico (agulha no local lesado) e acupuntura auricular. O tempo de tratamento depende de cada caso.






SERVIÇOS - mapa da região (clique no endereço desejado) 
Dr. José Antonio Rinaldi (Crefito3 / 12347-F)
Consultório I: Rua Salete, 117 - Santana - Telefone: 2973-9099
Consultório II: Rua Serra de Bragança, 1355 - Tatuapé - Telefone: 3628-2125 / 3628-2129
Consultório III: Rua Tapajós, 78 - Centro - Guarulhos - Telefone: 2409-9996 / 2443-0523






CONTATOS
Cel: 55(11)- 993472511
email: dr.rinaldiacupuntura@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...