quinta-feira, 15 de setembro de 2011

LINFEDEMA DE MEMBROS INFERIORES E ACUPUNTURA

Linfedema é uma síndrome caracterizada por acúmulo de fluído hiperproteico na derme e tela subcutânea, porém não nos tecidos profundos da parede muscular. Neste processo inclui anormalidades congênitas no desenvolvimento do sistema linfático ou secundário, a obstrução, destruição ou mau funcionamento da rede linfática.
QUADRO CLÍNICO
O linfedema divide-se em primário e secundário. O linfedema primário ou idiopático pode ser subdividido em forma congênita, linfedema precoce (doença de meige) e linfedema tardio, que aparece após os 35 anos.
O edema é inicialmente mole e desaparece durante o repouso, mas torna-se firme com o passar do tempo devido a fibrose reativa. Temperatura elevada, menstruação e gestação podem acentuar o edema.
A fase inicial do linfedema é reversível, mas uma vez ocorrida fibrose tecidual as mudanças serão irreversíveis.
DIAGNÓSTICO
O diagnóstico do linfedema é principalmente clínico é baseado na história e no exame físico.
CAUSAS
As causas mais comuns estão relacionadas à quadros infecciosos, estado pós-flebítico com estase venosa, infiltração de tecidos locais ou linfonodos regionais por células malignas e pós-linfadenectomia, com ou sem radioterapia.
COMPLICAÇÕES
As complicações mais comuns estão relacionadas à episódios recorrentes de celulite e linfangites.
TRATAMENTO
Linfedema é uma condição incurável em termos de desaparecimento total, mas podem ser tratados clinicamente com apoio mecânico e medicações. O tratamento cirúrgico é indicado para pacientes com edema não controlado e deformidade excessiva.
TRATAMENTO POR ACUPUNTURA
Após anamnese completa segundo a medicina tradicional chinesa iremos localizar pontos específicos onde atuarão no sistema de drenagem da linfa para as veias e vasos profundos propiciando assim uma nova circulação colateral que auxilia no processo de escoamento do líquido, diminuindo o edema.
Utilizamos agulhamento no local, e o uso de eletroacupuntura e acupuntura auricular. Podemos abrir mão também de tratamento com stiper de silício. Os resultados são muito positivos.

Caso Clínico (Tratamento)









SERVIÇOS - mapa da região (clique no endereço desejado) 
Dr. José Antonio Rinaldi (Crefito3 / 12347-F)
Consultório I: Rua Salete, 117 - Santana - Telefone: 2973-9099
Consultório II: Rua Serra de Bragança, 1355 - Tatuapé - Telefone: 3628-2125 / 3628-2129
Consultório III: Rua Tapajós, 78 - Centro - Guarulhos - Telefone: 2409-9996 / 2443-0523






CONTATOS
Cel: 55(11)- 993472511
email: dr.rinaldiacupuntura@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...