DEFINICÃO
CLASSIFICAÇÃO
São classificadas em 5 grupos: Displasica – anomalia da porção superior do sacro, Ístmica – lesão por fratura do ístimo vertebral, Degenerativa – processo degenerativo do disco ou da vértebra, Traumática – Fratura aguda do arco posterior da vértebra, Patológica – Enfermidade óssea (tumor).
Dor lombar, dor ciática irradiada, dor nas pernas ao caminhar, parestesia ou formigamento, encurtamento da musculatura posterior das pernas, perda de força e coordenação dos movimentos das pernas, incapacidade de andar.
As causas mais comuns estão relacionadas aos adultos e idosos, quase sempre com aspecto degenerativo que é provocado pelo desgaste das articulações facetarias, fazendo parte dos mais variados quadros de degeneração da coluna vertebral.
A espondilolistese Istimica ocorre no entanto devido a um defeit das articulações facetarias, devido a lesões ocorridas na infância e a situações genéticas associadas. Esses quadros são comuns na infância e adolescência.
RX, Ressonância Magnetica.
TRATAMENTO CLINICO
Uso de antiinflamatórios, relaxantes musculares e analgésicos e Fisioterapia.
TRATAMENTO POR ACUPUNTURA
Após diagnostico na medicina chinesa, observaremos os meridianos acometidos pelo quadro patológico.
Utilizamos agulhamento sistêmico (agulhas no corpo e local), acupuntura auricular, uso de moxabustão (Artemísia), e também utilizamos eletroacupuntura com efeito mais rápido e duradouro. Os resultados são positivos, com alivio logo nas primeiras sessões.
CASO CLÍNICO (Tratamento)
Dr. José Antonio Rinaldi (CrefitoSP 12347-F)
Consultórios:
Rua: Voluntários da Pátria, 654 - Sala 317 - Santana - Telefone: (11) 97372-3325
Rua: Serra de Bragança, 1355 - Tatuapé - Tel:(11) 97372-3325
Whatssap 55(11)- 99347-2511
Nenhum comentário:
Postar um comentário