terça-feira, 9 de agosto de 2011

HERNIA DE DISCO TRATADA COM ACUPUNTURA








DEFINICÃO


Hérnia de disco é a projeção da parte central do disco intervertebral (o núcleo pulposo) para além dos seus limites normais. Ocorre normalmente uma compressão póstero-lateral, em virtude da falta de ligamentos que sustentem o disco nesta região.


O disco intervertebral é uma placa cartilaginosa em forma de gel, almofada ou coxim entre os corpos vertebrais. Os quadros se classificam como abaulamento ou protrusão discal.






SINTOMAS

A dor é o principal sintoma, a chamada dor ciática, que atinge a região lombar (costas), desce pela perna, joelho e vai até o pé. Os sintomas podem se agravar com aspecto de formigamento, dormência, fraqueza, a pessoa tem dificuldade na posição de pé, andar, e quase sempre andar claudicando (de forma tortuosa).





CAUSA DA HERNIA DE DISCO



A causa mais comum é a sobrecarga, quando a pessoa usa indevidamente a sua coluna pegando peso, ma postura, onde haverá uma compressão do disco intervertebral levando a um abaulamento do mesmo ou rompimento. É muito comum ocorrer nas tarefas da vida diária, como pegar peso no trabalho, mudar moveis pesados de lugar, levando a coluna ao extremo do uso de pesos.


SINTOMAS DA HERNIA DE DISCO
-Se ocorrer na  coluna cervical, ocorrerá rigidez na nuca, nas nádegas, nos ombros e nas costas, dificuldades nos movimentos dos braços, com formigamento (parestesia).



-Se ocorrer na coluna lombar, ocorrerá dor lombar, no quadril e nas coxas, irradiando para a panturrilha e tornozelo, dor ao levantar peso, evacuar, deformidade da coluna, dor ao andar e flexionar a coluna.




SITUAÇOES DE RISCO QUE PODEM LEVAR A HERNIA

Uso de salto altos, deformando a coluna podem contribuir para  o inicio de um processo patológico, não quer dizer que ele somente levara ao processo, mas agrava. Os idosos também podem estar mais propensos ao processo, pelo estreitamento do canal ou estenose levando a uma compressão nervosa no local por conseqüência dos bicos de papagaio (osteofitos marginais) na coluna, com aspecto degenerativo. O uso de peso inadequado sobre a coluna, assim como ma postura no trabalho.


CONSEQUÊNCIAS DA HERNIA DISCAL NA COLUNA
-Incapacidade de o paciente realizar suas tarefas diárias e o próprio trabalho,
-Dor agravante com dificuldades de dormir e se alimentar,
-Quadro de baixa auto-estima, podendo levar a um quadro depressivo em situações de gravidade da doença.
-Dificuldades em manter relação sexual.


TRATAMENTO CLÍNICO
Uso de antiinflamatórios, fisioterapia e até cirurgias.


TRATAMENTO COM ACUPUNTURA



Utilizamos após um diagnostico na Medicina Chinesa, a elaboração de pontos locais e sistêmicos com agulhas, uso de moxabustão (bastão de Artemísia), uso de eletroacupuntura e Laser (luz localizada para melhora do quadro inflamatório), Uso de acupuntura auricular. Os resultados são bem promissores, se faz necessário um exame detalhado do caso, e o paciente seguir todas as orientações do profissional para que haja êxito no tratamento!





Dr. José Antonio Rinaldi (CrefitoSP 12347-F)
Consultórios:  

Rua: Voluntários da Pátria, 654 - Sala 317 - Santana - Telefone: (11) 97372-3325
Rua: Serra de Bragança, 1355 - Tatuapé Tel:(11) 97372-3325


Whatssap 55(11)- 99347-2511




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...