terça-feira, 9 de agosto de 2011

MENOPAUSA TRATADA COM NATUROPATIA E MEDICINA CHINESA
























DEFINICÃO

Menopausa caracteriza-se pelo encerramento dos ciclos menstruais e ovulatórios. Pode iniciar aos 45 ou 50 anos. Nesta fase afirma-se que a mulher entrou na menopausa, quando a mesma está sem menstruar a pelo menos um ano.
O termo menopausa vem do grego men (mês) e pausis (pausa), denominando o final da menstruação. O termo científico para a menopausa é Climatério.


FASES DA MENOPAUSA





PERIMENOPAUSA: É caracterizada pelo surgimento dos primeiros sintomas como as ondas de  calor progressivos, suor abundante, aspectos de depressão, irritabilidade,  irregularidades menstruais, secura vaginal, queda de cabelo. Surge por volta dos 45 anos.


MENOPAUSA: Esta significa que ocorreu a interrupção da fase menstrual por pelo menos 12 meses consecutivos, ocorrendo à perda da função ovariana. Surge após os 50 anos.







PÓS-MENOPAUSA: Depois da parada menstrual definitiva se instala este processo por toda a vida da mulher.

O ESTROGÊNIO

O estrogênio, hormônio produzido nos ovário, exerce efeitos em todo o organismo feminino, onde com a redução progressiva ocorrerão efeitos sistêmicos profundos.
A conseqüência em longo prazo da falta de estrogênio, propiciam sintomas desagradáveis e a probabilidade de evoluir para novas doenças.


SINTOMAS
Os mais comuns são os vasomotores como ondas de calor, sudorese noturna (suor), palpitações ou taquicardias, cefaléias ou dores de cabeça, zumbidos, insônia e tonturas.
Sintomas psicológicos como irritabilidade, fadiga, depressão e perda da libido.

EVOLUÇÃO DA MENOPAUSA
Outras situações patológicas poderão acontecer, como osteoporose (perda de massa óssea), doenças cardiovasculares, risco de Diabetes, doenças auto-imunes, doenças da tireóide,  vaginite e incontinência urinaria.

TRATAMENTO CLÍNICO
Denomina-se que será utilizado a reposição hormonal, mas apesar de oferecer uma melhora dos sintomas como as ondas de calor, o hormônio sintético irá oferecer muitos efeitos colaterais e se sabe que ocorrerá maior risco para o câncer de mama e do endométrio.

TRATAMENTO POR ACUPUNTURA
Utilizamos agulhamento sistêmico (agulhas no corpo) e acupuntura auricular (orelha), em pontos específicos, melhorando assim os sintomas de calor, irritabilidade, a depressão e o sono da paciente.




TRATAMENTO NATUROPÁTICO

Uso da soja, pois estudos epidemiológicos têm mostrado que as isoflavonas reduzem os sintomas da menopausa de forma natural, onde reduz as ondas de calor e as proteínas da soja promovem uma proteção contra as doenças cardiovasculares. A soja também é um rico fornecedor de cálcio. Uso da Amora irá tratar as ondas de calor.





NA MEDICINA CHINESA
 Iremos nutrir o Yin do Rim nutrindo-o, tratar o Yin do Fígado, harmonizando o seu Yang, trata-se a estagnação de Qi (energia vital) e o acumulo de mucosidade no organismo, Tratamos a estagnação de sangue e harmonizamos e clareamos a mente e os pensamentos.


DIETOTERAPIA
   
Uso de alimentação rica em fibras, folhas verdes, alimentos coloridos, e redução dos doces e gordura saturada, serão de extrema importância para o tratamento. É regra tomar muito liquido e a freqüência de uma atividade física no cotidiano da mulher.






Caso Clínico (Tratamento)





Dr. José Antonio Rinaldi (CrefitoSP 12347-F)
Consultórios:  

Rua: Voluntários da Pátria, 654 - Sala 317 - Santana - Telefone: (11) 97372-3325
Rua: Serra de Bragança, 1355 - Tatuapé Tel:(11) 97372-3325


Whatssap 55(11)- 99347-2511

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...