DEFINICÃO
Vitiligo é uma doença não contagiosa em que ocorre a perda da pigmentação natural da pele. Sua etiologia não é muito bem definida ou compreendida, onde o fator autoimune parece estar relacionado.
As causas estão focadas em três teorias: Teoria imunológica, citotócica, e neural.
Os fatores mais comuns estão relacionados com estresse físico, emocional e a ansiedade, que colaboram para desencadear ou agravar a doença.
Patologicamente o vitiligo caracteriza-se pela redução do numero ou função dos melanócitos, células localizadas na epiderme responsáveis pela pigmentação da pele, a melanina. A doença pode ocorrer em qualquer idade, sendo mais comum entre 10 e 15 e 20 e 40 anos.
Essa despigmentação ocorre em forma de manchas brancas (hipocromia), sendo mais comuns na face, mãos e genitais. O diagnostico é clinico e por biopsia da pele.
Em Chinês a causa é:
Agressão dos fatores emocionais aos Zang Fu;
Estagnação do Qi do fígado, má circulação ou obstrução do Qi nos Jing Luo,
Invasão de vento e umidade patogênicos no músculo e pele,
Deficiência de Qi( energia) do Rim e Xue (sangue) no fígado, levando a má nutrição da pele.
TRATAMENTO
Utilizamos agulhamento baseado nos princípios da medicina tradicional chinesa, escalonando pontos sistêmicos (ao longo do corpo) e áreas lesadas, assim como a acupuntura auricular. O objetivo das intervenções neuromoduladoras com a acupuntura devem ser o de modificar as funções do sistema nervoso central. Sabe-se que a estimulação de fibras mielinizadas não-nociceptivas na periferia corporal promovem ativações e desativações de estruturas límbicas (cerebral), envolvidas no sistema imunitário, como efeitos específicos. O tratamento pode ser longo de acordo com cada caso!
Cuidados: Usar protetor solar.
Dr. José Antonio Rinaldi (CrefitoSP 12347-F)
Consultórios:
Whatssap 55(11)- 99347-2511