Úlcera é o nome genérico para qualquer lesão superficial em tecido cutâneo ou mucoso, popularmente denominado feridas. Nesse tipo de lesão ocorre ruptura do epitélio, onde haverá exposição de tecidos mais profundos na área rota.
ULCERAS DE PERNA ORIGEM VENOSA
Este processo decorre de um transtorno na circulação de retorno nas pernas, pois toda circulação de retorno para o coração ou retorno venoso se da por essas veias.
FISIOLOGIA DO RETORNO VENOSO
A circulação nas pernas é feita por 90% pelas veias profundas que vão receber as superficiais, onde o sangue corre de baixa para cima.
O fluxo de sangue de subida dos membros inferiores dependem muito da contração dos músculos gastrocnemios ( panturrilha), que fazem o sangue subir, e de válvulas que se fecham evitando que o sangue volte, impedindo o refluxo.
PATOLOGIA DO RETORNO VENOSO
-Presença de válvulas defeituosas deste o nascimento, ou adquiridas como a TVP ( Trombose venosa profunda).
-Válvulas pouco competentes como as varizes.
-Pressão demasiada no abdômen, por obesidade e gestantes.
-Estase de sangue a nível dos tornozelos, onde este sangue não oxigena e não nutre essas regiões levando as ulcerações.
TIPOS DE ULCERAS
-Ulceras traumáticas: por lesões externas.
-Ulceras de pressão: lesões por imobilidade no leito, pacientes acamados quase sempre.
-Ulceras varicosas: por lesões que ocorrem espontaneamente, ou por pequenos traumas.
-Ulceras de pé diabético: próprio de má circulação nos membros inferiores.
-Ulceras mistas: são combinações de fatores que contribuem para o surgimento das feridas.
CAUSAS DA ULCERAS
Ocorrem por sequências de eventos como: edema, rompimento dos vasos, formando pequenos pigmentos na pele. Na sequência a pele reage com fenômenos alérgicos – eczema, provocando coceira, provocando ainda mais inflamação no local e possível rompimento. Ocorrendo a lesão pela coçadura, haverá lesão e rompimento dos vasos, onde ocorrerão truamatismos e a ferida irá se instalar.
TRATAMENTO CLINICO
Curativos adequados, uso de antimicrobianos, oxigenoterapia hiperbárica.
TRATAMENTO POR ACUPUNTURA
Após avaliação segundo conceito da medicina tradicional chinesa, iremos observar os distúrbios locais da ferida, e deficiência de Qi ou estase venosa no local, e fazer fluir os liquidos corpóreos e o próprio sangue, propiciando também a limpeza de toxinas no local da ferida e promover a cicatrização local. Usaremos pontos ao redor da ferida (sistêmicos) e pontos auriculares. Observar a evolução do quadro.
TRATAMENTO COM NATUROPATIA
Utilizamos remédios e fórmulas naturais, tanto para ingerir como lavar as feridas, para diminuir o processo inflamatório e promover a cicatrizacão.
Caso Clínico (Tratamento)
Dr. José Antonio Rinaldi (CrefitoSP 12347-F)
Consultórios:
Whatssap 55(11)- 99347-2511