OBESIDADE E GANHO DE PESO.
A obesidade é uma doença crônica que afeta grande parte da população e o ganho de peso é cada vez mais comum na nossa sociedade, e vem aumentando em funçao das inúmeras disfunçoes, principalmente as alimentares e as emocionais.
A obesidade é uma doença crônica, caracterizada pelo acúmulo de gordura corporal e localizada no organismo, que tem relação direta com as diversas complicaçoes metabólicas e o desenvolvimento de outras doenças crônicas como diabetes e doenças cardiovasculares.
CAUSAS
-Dieta inadequada; muito carboidrato, gorduras e açucar.
-Inatividade; não se exercita e come muito e de forma errada.
-Genética; a genética pode desempenhar um papel na eficiência de como o corpo converte os alimentos em energia e como ele queima.
-Problemas hormonais; podem ocorrer tanto na adolescencia como na fase em que a pessoa envelhece, pois ocorrerão mudanças hormonais e no estilo de vida.
-Problemas emocionais e psicológicos; casos de baixa gestão emocional, baixa autoestima, e comer emocionalmente, evolui para quadros de ansiedade e depressão e compulsão alimentar.
-Dificuldades em dormir (apnéia do sono)
-Cansaço
-Suor excessivo
-Dores na coluna e articulações
-Dificuldades em respirar
-Problemas de pele
-Dificuldades em fazer atividades da vida diária
-Depressão
O diagnóstico será feito pelo exame clínico do paciente, assim como os índices de IMC (Indice de massa corpórea), os exames laboratoriais e o estilo de vida e alimentação.
OBESIDADE NA VISÃO CHINESA
A gordura na visão da Medicina Chinesa é considerada como um produto das mucosidades, ou seja liquidos que vão se acumulando e depois tornam-se substãncias mais sólidas, que podem ser geradas por um desequilibrio alimentar que podem ser causados por disfunçoes do Baço, Figado e Rim.
OS PRINCIPAIS TIPOS DE OBESIDADE
-Umidade e mucosidade; ocasionada por má alimentação, como alimentos crus, bebidas geladas, bolos, laticínios, enlatados, alcool, guloseimas, que dificultam a transformação do alimento pelo Estomago e Baço.
-Deficiência do Qi do Baço; se o Baço está fraco não transforma a umidade dos alimentos que se transforma em mucosidade que se transforma em gordura.
-Defiencia do Yang do Rim; na Medicina Chinesa o Rim temo o papel de "governar a água", se o rim está fraco, irá acumular água no corpo.
-Figado estagnado; significa que em funçao das emoções como raiva, frustração, stress emocional, humilhação, amarguras, sentimento de injustiça, o figado irá se desequilibrar e estagnar a energia e não faz mais circular os liquidos e haverá mais acumulo de mucosidade pelo corpo.
TRATAMENTOS
Na Medicina Chinesa buscamos melhorar o funcionamento interno, dando sustentação e equilibrio aos órgãos comprometidos, fazendo circular a energia suficiente para acelerar o metabolismo, assim como sustentação emocional para controlar a ansiedade que leva a comer compulsivamente.
-ACUPUNTURA, visa tratar pontos de equilíbrio e eliminação de gordura no corpo.
-NATUROPATIA, visa tratar os desequilibrios orgânicos através de fórmulas magistrais para emagrecer.
-HOMEOPATIA, visa equilibrar o campo vibracional e emocional do paciente.
-DIETOTERAPIA; visa orientar sobre alimentação correta para equilibrar o organismo.
-LIAN GONG; método de tratamento através de exercícios terapêuticos.
CASO CLÍNICO
...ESTAR PRESO AO CORPO QUE
NÃO QUEREMOS GERA ANGÚSTIA
E A ÂNSIA PELO QUE MAIS NOS MU
TILA, QUERO SER EU DE NOVO...
(Rinaldi)
Dr. José Antonio Rinaldi (CrefitoSP 12347-F)
Consultórios:
Rua: Voluntários da Pátria, 654 - Sala 317 - Santana - Telefone: (11) 97372-3325
Rua: Serra de Bragança, 1355 - Tatuapé - Tel:(11) 97372-3325
Whatssap 55(11)- 99347-2511