segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

JOANETE E ACUPUNTURA

                           



DEFINIÇÃO
A joanete é uma saliência óssea que se forma na articulação na base do seu dedão dedão do pé ou seja uma deformidade do Halux Valgo. Forma-se a joanete quando do dedão do pé aponta para o segundo dedo, forçando a articulação do dedão a ficar maior e projetada para fora. A cor da pele fica mais avermelhada e muito sensível no local.





CAUSAS DA JOANETE
As causas mais comuns se dão devido a pressão exercida sobre o dedo (Hálux) pelos sapatos, principalmente pelos de ponta estreitas e saltos, é a principal causa. Já o sapato de salto, provoca uma elevação e desloca o peso corporal para a frente do pé de forma a contribuir para a deformidade da articulação.






FOTORES DE RISCO
A joanete é mais comum em mulheres mais velhas, pois já passaram muitos anos utilizando os saltos altos, e isto pode levar a joanetes.
Outros fatores:
-uso de saltos altos
-uso de saltos mais baixos, mas apertando a ponta dos dedos
-artrites
-má formação dos pés
-problemas de hereditariedade (familiar).





SINAIS E SINTOMAS
-Dores nas juntas, devido à pressão dos saltos
-Dedão dos pés virados para o segundo dedo do pé
-Dor, inchaço e vermelhidão no dedão
-Calo se formando no dedão do pé (do lado)
-Dor continua ou intermitente no dedão do pé.





DIAGNÓSTICO DA JOANETE
O diagnóstico será feito após uma observação da dor, vermelhidão  e inchaço, assim como o RX para fechar o diagnóstico.




JOANETE E VISÃO DA MEDICINA CHINESA
Segundo a Medicina Chinesa, a joanete pode significar uma estagnação, ou uma parada do fluxo energético, isto vai piorando com a idade pois a resposta de defesa do organismo vai mudando em função do envelhicimento.
Os pensamentos que não saem da mente geram “pensamentos estagnados”, os medos, as obsessões, o frio da alma, a umidade, a raiva, as contradições do dia a dia, o vazio interno, as frustrações e as incertezas aumentam a polaridade negativa dos ossos nesta região e aumenta o percentual de cálcio no local, levando ao que chamamos de joanete.





PSICOSSOMATICA E A JOANETE
O dedão ou primeiro artelho esta ligado ao meridiano do fígado, e é o dedo do pé que nos empurra pra frente. Quando temos algum problema, significa raiva ou ressentimento reprimidos,  indicando que algo esta impedindo a pessoa de seguir em frente por conta própria. O meridiano do Baço-Pancreas também começa no dedão, e enfatiza que pensamentos  precisam ser libertados para seguir em frente.


TRATAMENTO
Utilizamos o agulhamento no local em pontos específicos, também podemos utilizar Moxabustão (Artemísia), e o próprio Laser (Laser Acupuntura). Também podemos tratar com Fitoterapia com excelentes resultados.


                                      CASO CLINICO














...OS PÉS NOS GUIAM, PORÉM A 


MENTE CLARA E LIMPA NOS 

PROMOVE

 O ÂNIMO PARA SEGUIR EM 

FRENTE...






Dr. José Antonio Rinaldi (CrefitoSP 12347-F)

Consultórios:  

Rua: Voluntários da Pátria, 654 - Sala 317 - Santana - Telefone: (11) 97372-3325
Rua: Serra de Bragança, 1355 - Tatuapé Tel:(11) 97372-3325


Whatssap 55(11)- 99347-2511




sexta-feira, 11 de novembro de 2016

TPM E IRRITABILIDADE TRATADAS POR ACUPUNTURA




DEFINIÇÃO
A Síndrome da Tensão Pré-menstrual é um conjunto de sintomas físicos e emocionais que ocorrem entre uma a duas semanas antes do período menstrual.


CAUSAS
A principal causa da TPM é de ordem hormonal, pois nesta fase poderão ocorrem mudanças hormonais importantes durante o período menstrual, que interferem no sistema nervoso central. Alguns estudos mostram que há uma correlação dos entre os hormônios sexuais femininos e as endorfinas que são substancias naturais ligadas a sensação de prazer, e os neurotransmissores, tais como a serotonina. Estes sintomas muitas vezes atrapalham o bem estar da mulher, assim como sua dinâmica no trabalho e sua vida conjugal.


SINTOMAS
.Cansaço
.Depressão
.Ansiedade
.Sonolência
.Irritabilidade
.Insônia
.Dificuldade na concentração
.Fome em excesso ou falta de apetite
.Distúrbio humoral (choro, tristeza, irritação...)
.Dores pelo corpo
.Dores de cabeça
.Inchaço nas mamas e nas pernas e barriga
.Gazes abdominais
.Acnes ou espinhas
.Ganho de peso corporal
.Mal estar geral


FASE CRÍTICA
A TPM atrapalha e muito a vida da mulher e praticamente não existe cura, pois depende da disfunção hormonal de cada pessoa. É claro que em alguns casos é preciso intervir com medicações fortes, mas entendemos que é preciso elaborar um diagnóstico na medicina chinesa e adequar a terapêutica exata. Nos Estados Unidos por exemplo o FDA (Orgão regulatório), aprovou a pílula com drospirenoma e etinilestradiol para controlar estes sintomas.


VISÃO DA MEDICINA CHINESA SOBRE MENSTRUAÇÃO
A visão da medicina chinesa é que este padrão desarmônico está relacionado à estagnação do Qi do Figado (Gan), como o fígado harmazena o sangue (Xue) e controla o fluxo suave do Qi, este órgão será sempre envolvido nos problemas menstruais. A menstruação é também chamada de mar de sangue, e este fluxo energético dirige-se para baixo.


Na medicina chinesa se diz que o fígado é o órgão mais importante para a mulher, assim como o rim é para o homem. Praticamente todo sistema reprodutor feminino é regido pelo fígado, responsável pelo ciclo menstrual, presenças de cistos no ovário, miomas uterinos, corrimentos, prurido vaginal, alterações na libido como frigidez. O fígado é responsável por manter o livre fluxo de energia total pelo corpo. O fígado direciona a circulação do sangue e regula o ciclo menstrual, mas o seu papel mais importante esta no equilíbrio emocional.

AS EMOÇÕES DO FÍGADO
Todas as boas ou más  emoções passam pelo fígado e não devemos reprimi-las, pois a repressão das emoções provoca um bloqueio da energia que leva ao excesso de calor no fígado. A estagnação do fluxo de energia do fígado frequentemente desequilibra o emocional, produzindo sentimentos de frustração e ira. Quanto mais desequilíbrio emocional a mulher sofrerá distúrbios e vice-versa, pois o fluxo  menstrual dependera disso.



TRATAMENTO NA MEDICINA CHINESA
A acupuntura atuará sobre a circulação de Qi (energia), e Xue (sangue), atuando diretamente sobre o fígado, melhorando sua dinâmica, aliviando as dores e os distúrbios emocionais e a ansiedade. Contudo a acupuntura irá atuar sobre as funções neuroendócrinas, com a liberação de neurotransmissores e hormônios.
Utilizamos também ervas medicinais chinesas, que regularão a energia do Figado (gan) e a energia vital.



                                         CASO CLÍNICO






... A ENERGIA VITAL 

REGULA O SENTIDO

 DA VIDA, E LIBERA

 OS BLOQUEIOS E A

 ESTAGNAÇÃO...



Dr. José Antonio Rinaldi (CrefitoSP 12347-F)

Consultórios:  

Rua: Voluntários da Pátria, 654 - Sala 317 - Santana - Telefone: (11) 97372-3325
Rua: Serra de Bragança, 1355 - Tatuapé Tel:(11) 97372-3325


Whatssap 55(11)- 99347-2511









sexta-feira, 14 de outubro de 2016

SINDROME DO TÚNEL DO CARPO E ACUPUNTURA



DEFINIÇÃO
Também conhecida como síndrome do túnel cárpico ou síndrome do canal cárpico, é o nome que se refere a compressão do nervo mediano, que passa pela região do punho chamada túnel do carpo, fica submetida a uma compressão.



CAUSAS

São varias as causas, mas a principal causa da síndrome do túnel do carpo é a L.E.R (Lesão por Esforço Repetitivo), que na verdade são movimentos repetitivos que geram uma sobrecarga importante neste segmento como digitar demais, tocar instrumentos musicais. Também existem causas traumáticas (quedas e fraturas), causas inflamatórias (artrite reumatoide), pessoas com diabetes podem ter maior facilidade para desenvolver a doença, causas hormonais e também geradas por uso de medicamentos. Os tumores também estão dentro das possíveis causas.






SINTOMAS
Os sintomas se apresentam de forma variável, porém a parestesia ou sensação de formigamentos e dormência são as mais comuns, e aparecem mais a noite principalmente para as pessoas que dormem de bruços ou em cima do braço lesado.
A doença evolui e piora gradativamente levando a quadros de dores em pontadas no segmento do nervo afetado no punho, isso ao longo do tempo irá levar a uma perda progressiva do força muscular onde a pessoa começa a ter dificuldades em segurar objetos, escrever, digitar o celular ou notebook, assim como realizar as tarefas diárias.


DIAGNÓSTICO
O diagnóstico é feito com dois testes: o teste de Phalen e o teste de Tinel.
O primeiro consiste em dobrar o punho e mantê-lo fletido por um minuto. Com essa posição irá aumentar a pressão intracarpeana, se o nervo estiver comprometido os sintomas pioram muito.
O teste de Tinel consiste em percutir o nervo mediano, se ele estiver comprometido irá apresentar um choque local e formigamento.
Pode-se pedir também uma Eletroneuromiografia.


ANATOMIA E FISIOLOGIA
O túnel do carpo é uma estrutura rígida e estreita composta de ligamento e osso na base da mão. Esse nervo percorre do antebraço à mão e transmite as sensações da face Palmar e do polegar e dos dedos. E assim como os impulsos nervosos para os pequenos músculos da mão envolvidos nos movimentos. Este túnel circunda o nervo mediano, que penetra na mão pelos ossos carpais e os tendões.


SINDROME DO TÚNEL DO CARPO E MEDICINA CHINESA
Esta síndrome na visão chinesa deve-se a obstrução da circulação de Qi e Xue do canal principal xin bao luo ( C/S), e do seu canal de energia Tendinomuscular, como consequência da invasão de Frio, Umidade e Vento.
A dor no punho deve-se a alterações do Qi (energia) e xin (Coração) e dos canais de energia Tendinomuscular que passam por esta regiao.
Os canais de energia sofrem um processo de estagnação de Qi e Xue (sangue), quando estes são acometidos pelo frio, umidade, vento, umidade calor, ocasionando assim dor e processos inflamatórios, derrames sinoviais, artrites, artroses. A síndrome do túnel do carpo pode ser de manifestação clinica da Sindrome Yang Qiao Mai ou do Yin Qiao Mai ( esta acompanhada de cervicobraquialgia).




TRATAMENTO POR ACUPUNTURA
A acupuntura irá atuar diretamente sobre a dor e a inflamação, liberando substâncias para melhorar a circulação do Qi (energia) e Xue (sangue). Com as aplicações logo ocorrerá o desbloqueio local do punho e a melhora da movimentação.
Podemos utilizar agulhamento no local da dor, assim como utilizar calor local ou utilizar também o Laser Acupuntura com a mesma finalidade.


                                      CASO CLÍNICO










...A DOR QUE
 TRAVA, IMPEDE A DESTREZA DA ATITUDE, COM ISSO VEM MORBIDADE QUE MACHUCA E BLOQUEIA...



Dr. José Antonio Rinaldi (CrefitoSP 12347-F)

Consultórios:  

Rua: Voluntários da Pátria, 654 - Sala 317 - Santana - Telefone: (11) 97372-3325
Rua: Serra de Bragança, 1355 - Tatuapé Tel:(11) 97372-3325


Whatssap 55(11)- 99347-2511



quinta-feira, 18 de agosto de 2016

VENTOSATERAPIA (VENTOSAS)




A utilização das ventosas não é somente uma exclusividade da Medicina Chinesa, isto porque já era utilizado no Egito antigo, e também é mencionada nos escritos de Hipócrates e praticada pelo povo Grego no século IV a.C.





HISTÓRIA
A primeira ventosa a ser utilizada era um instrumento antigo feito de “cabaça”. Em regiões muito primitivas do mundo, as ventosas tem registro histórico, por exemplo os índios americanos cortavam os chifres de búfalos e utilizava como ventosa.
Paracelso também descreveu uso de ventosas no primeiro século d.C., onde ele adverte que o uso é benéfico tanto para doenças agudas como crônicas.


Também o uso de sanguessugas foi pratica comum na idade media no ocidente. Uma curiosidade em Lisboa as sanguessugas eram vendidas nas barbearias.
O uso das ventosas no oriente foi desenvolvido com base na Acupuntura, e eram utilizados nesta época chifres de animais. Logo após foram utilizados cúpulas de bambu, metal e vidro.


FISIOLOGIA DAS VENTOSAS
Segundo a Medicina Chinesa, as ventosas tem a propriedade de limpar o sangue das toxinas acumuladas no organismo, produzidas pela má alimentação, stress e outras fontes poluidoras.
O sangue escuro e estagnado nos músculos das costas e articulações são considerados pela medicina oriental como agentes causadores de doenças.
O uso das ventosas irão possibilitar uma melhora da circulação sanguínea e linfática melhorando os inchaços, assim como melhora das fibroses. Também mobiliza o funcionamento dos órgãos e quebra os bloqueios enérgicos sobre o corpo.


CONTRA-INDICAÇÕES
E contra-indicada para quadros de febre muito alta, convulsões, locais de ulcerações na pele, sobre o abdome, em gestantes.





BENEFÍCIOS E EFEITO LOCAL
A técnica consiste na utilização de copos de vidro ou acrílico, tendo como finalidade criar um vácuo na pele e fazer uma sucção no local. Quando colocamos as ventosas irá ativar a circulação no local, aumentando a nutrição para os músculos, aliviando as tensões, dores musculares e articulares.
Os benefícios das ventosas são muitos, pois esta técnica visa melhorar a circulação e desintoxicar o organismo, trata lombalgias, problemas de coluna, dores musculares, cefaleia e até quadros de hipertensão arterial. As ventosas tratam as dores e as inflamações. Os resultados são ótimos e as manchas roxas desaparecem em poucos dias, sendo uma técnica muito segura e eficaz.



TRATAMENTO COM AS VENTOSAS

As ventosas são utilizadas para dores musculares, tensões e contraturas, melhora do quadro circulatório, e até mesmo para celulite e gordura localizada. Também tratamos lombalgias, dor nas costas e cervical, assim como a hipertensão arterial.









Dr. José Antonio Rinaldi (CrefitoSP 12347-F)

Consultórios:  

Rua: Voluntários da Pátria, 654 - Sala 317 - Santana - Telefone: (11) 97372-3325
Rua: Serra de Bragança, 1355 - Tatuapé Tel:(11) 97372-3325


Whatssap 55(11)- 99347-2511





sexta-feira, 12 de agosto de 2016

DOR NO QUADRIL E DOR LOMBAR E ACUPUNTURA






ARTICULAÇÃO DO QUADRIL OU COXOFEMORAL


É uma articulação entre a cabeça do fêmur e a cavidade do acetábulo. Ela é classificado como sinovial esferoide e permite movimentos amplos em todos os eixos como rotação, adução, abdução, flexão, extensão e circundução. Revestindo parcialmente o acetábulo encontramos uma cartilagem, nesta face encontramos uma depressão onde é preenchida com tecido gorduroso  envolto pela membrana sinovial. Também encontramos o ligamento redondo ai conectado. Os ligamentos que unem esta articulação: Ligamento iliofemoral, Ligamento pubofemoral, Ligamento ísquiofemoral, e Ligamento redondo da cabeça do fêmur.


DEFINIÇÃO DA DOR NO QUADRIL
A  principal  articulação do quadril une a cabeça do fêmur à bacia. Esta articulação é responsável pela sustentação do peso do corpo e também sofrera pressões com possíveis lesões.
A dor no quadril se caracteriza por dor em quaisquer uma das articulações ou proximidades. As dores podem ser sentidas tanto no quadril como também no meio da coxa e virilha. Mas também poderão ocorrer dores no quadril com projeção da coluna. As dores afetam todas as idades, mas o maior acometimento esta na faixa acima dos 40 anos.




CAUSAS
As dores no quadril podem originar devido a inúmeras situações por exemplo: vida sedentária, causando envelhecimento e artroses, assim como esportes de impacto. Outras possíveis causas:
-Artrite, bursite trocantériana ou isquiática
-Dor lombar
-Tendinite e torção
-Pós fratura
-Obesidade
-Gravidez, devido ao aumento do abdome e o alargamento do quadril.


EVOLUÇÃO DAS DORES NO QUADRIL
As dores podem evoluir de varias formas, dependendo do estado lesional  se for por uma fratura a dor será evidente até que se restabeleça a função da articulação do quadril, já se for por desgaste (artrose), a dor será constante e com limitação dos movimentos.



FISIOPATOLOGIA
O sintoma mais comum nesta situação é a dor no quadril devido a Bursite Trocanteriana que se caracteriza por dor na região lateral da coxa.
A explicação para o surgimento da dor no quadril devido a Bursite esta na biomecânica da articulação, ou seja nas forças determinadas pelo posicionamento ósseo e muscular desta região. Isto irá levar a um desarranjo nas cadeias musculares, levando à desordens posturais e consequentemente alterações biomecânicas desta articulação.


DOR NO QUADRIL E DOR NA COLUNA LOMBAR
 Esta comprovado que existe uma relação direta entre patologias da coluna lombar e as dores no quadril ou Bursite. Isto pode ser observado em pacientes com hérnias, discopatias, escoliose, compressão dos nervos da coluna.







MEDICINA CHINESA ACUPUNTURA
Quadril: as lesões do quadril quase sempre estão associadas a erosão ou à destruição osteoarticular, então a acupuntura irá melhorar muito. Podemos utilizar os pontos VB30, VB40, E32, VB34.
Coluna Vertebral: estão associados quadros de dor devido a contraturas da musculatura paravertebral, podendo ocorrer hérnia discal e compressão dos nervos. Pontos utilizados B40, B23, B25 e VB30, B54, B60.
Também podemos utilizar Laser Acupuntura, Ventosas, e Acupuntura Auricular.






O CAMINHO DA VIDA É 

TRILHADO PELA IMENSA

 BUSCA DA FELICIDADE, E

 ASSIM CADA UM PODE 

ATINGI-LA...

Dr. José Antonio Rinaldi (CrefitoSP 12347-F)

Consultórios:  

Rua: Voluntários da Pátria, 654 - Sala 317 - Santana - Telefone: (11) 97372-3325
Rua: Serra de Bragança, 1355 - Tatuapé Tel:(11) 97372-3325


Whatssap 55(11)- 99347-2511


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...