DEFINIÇÃO
As dores na coluna, na parte alta chama-se cervicalgia, e e na lombar lombalgia, onde póde afetar o nervo ciático, levando a dores fortes e piorando a qualidade de vida das pessoas, pois a junturas envelhecem e se desgastam, assim poderão ocorrer degenerações das cartilagens, dos nervos e fraqueza dos músculos levando a dores e limitação dos movimentos.
A dor lombar pode começar na região da cintura, região da virilha, nas coxas e bumbum, migrando para as pernas, ocasionando queimação e até formigamentos no local, o que caracterizamos como lombociatalgia, levando a dificuldades na locomoção.
SINTOMAS
A dor e a inflamação pode ser referida no quadril e região lombar, e essa problemática se agrava com limitação das tarefas simples como: vestir-se, amarrar os sapatos, subir escadas e executar seu trabalho, onde o processo inflamatório vai se tornando crônico e ocorrerá então desgastes das juntas.
FATORES EMOCIONAIS
Todo processo das dores serão agravadas pelo aspecto psicológico como ansiedade, estresse e insatisfação, claro muito piorados com a má postura e o esforço no trabalho.
EFEITOS DE GRAVIDADE
Quase sempre as pessoas começam com um quadro de dor localizada que não dão importância, então vão tomando remédios por conta própria, e sem uma avaliação detalhada da gravidade do problema e sem acompanhamento de um profissional o quadro se agrava.
MANIFESTAÇÕES NO CORPO
Quando o processo se agrava a pessoa irá desenvolver uma marcha claudicante (mancar), ocasionando limitação funcional dos movimentos e rigidez nas juntas, pois com o nível de contratura e rigidez da musculatura causada pela dor lombar, podera ocorrer compressão radicular, ou seja os nervos que saem da coluna passam a sofrer com a sobrecarga no local, então os mecanismos de defesa do corpo não suportam e a dor se agrava.
TESTES E MANOBRAS
EXAMES LABORATORIAIS
TRATAMENTOS ESPECÍFICOS
A Medicina Chinesa e Acupuntura representa uma opção terapêutica para dor lombar com ou sem radiculopatia, pois o efeito analgésico e antiinflamatório são muito satisfatórios, já que o tratamento com remédios não surtem resultados. A ação central da acupuntura se dá pela modulação de neurotransmissores no cérebro, liberando opióides endógenos.
O tratamento com Acupuntura é feito com agulhas no local da dor, associamos as Ventosas e o tratamento auricular (orelha), diminuindo assim a dor e a inflamação. Podemos utilizar as ventosas para tratar as dores e melhorar a circulação, usamos também Acupuntura a Laser sem agulhas e sem dor, com melhora rápida.
Neste casos complexos também utilizamos o tratamento fitoterápico com remédios a base de plantas medicinais, que combatem as dores e as inflamações locais. O tratamento terá excelente resultado acompanhado por um profissional com uma conduta adequada.
Doenças mais comuns tratadas com Naturopatia e Acupuntura:
... A DOR LATENTE PERTURBA, CAUSA LIMITAÇOES E PIORA A QUALIDADE DE VIDA DAS PESSOAS...