DEFINIÇÃO
A acupuntura é uma
ciência que nasceu na China há aproximadamente 5.000 anos e consiste na
aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo. Esses pontos são chamados
de “Pontos da Acupuntura” ou “Acupontos”.
A acupuntura é uma
técnica que trabalha o corpo no seu aspécto energético equilibrando a função
energética dos órgãos e por modulaçao
neuronal estimulando substâncias dentro do cérebro para melhorar a dor,
inflamação, alergias, alterações endócrinas, sistema imune e a regeneração
tecidual, assim como a prevenção de doenças.
Indicações:
Cefaléia, enxaqueca,
irritabilidade, insônia, úlceras, gastrites, depressão, ansiedade, síndrome do
pânico, doenças da coluna vertebral, hérnia de disco, dores na coluna, artrose,
artrite, LER (por esforço repetitivo), fibromialgia, AVC (derrame cerebral), bronquite, asma,
rinite, alergias, sinusite, zumbidos, tensão pré-menstrual, tabagismo, dores da
gravidez, distúrbios da menopausa e prisão de ventre. Além disso, utilizamos
para estética facial e rejuvenescimento, emagrecimento e redução de medidas.
Métodos:
Acupuntura sistêmica (agulhas no corpo), auricular (agulhamento na orelha, ou uso de sementes), Moxabustão ( bastão de artemisia usado para aquecimento no local da dor), Ventosas (realizada através de sucção no local da dor e inflamação), eletroacupuntura (aparelho que emite estimulo elétrico nas agulhas no corpo), e uso do Laser- acupuntura sem agulhas e sem dor.
Podemos também recomendar a fitoterapia e plantas medicinais
para a resolução do processo patológico.
A Dietoterapia Chinesa constitui um dos pilares mais importantes da Medicina Tradicional Chinesa, e tem como objetivo tonificar os órgãos, equilibrar o QI (energia), promovendo a saúde através da energia vital retirado dos alimentos.
A identificação da síndrome na medicina chinesa determina o princípio do tratamento, que é feito a partir da natureza da doença, pois o organismo é responsável por todas as reações químicas que ocorrem no corpo. O diagnóstico é feito através dos cincos órgãos ou cinco elementos da natureza: Figado (Gan), Coração (Xin), Baço (Pi), Pulmões (Fei), e Rins (Shen).
FUNCIONAMENTO E VITALIDADE
Para que todas as funções do organismo se mantenham, ele depende dos alimentos e do equilíbrio interno adequado, além disso as nossas emoções interferem e muito no correto funcionamento orgânico. O baço e o estomago são responsáveis em digerir e absorver os alimentos e nutrientes, que são responsáveis pela nossa concentração, fixação, aprendizado e tudo que vivemos.
Os alimentos são considerados o suporte para o corpo e a mente, de devem ser escolhidos através do sabor, aroma, cor , textura, temperatura, movimento, umidade, qualidades yin ou Yang e pela correspondência de cada sabor com os órgãos e vísceras. De acordo com a dietoterapia chinesa, cada alimento tem uma energia, capaz de gerar harmonia, desintoxicar e até curar problemas de saúde.
OS SABORES
Alimentos picantes; como gengibre, pimenta, alho e agrião, mobilizam a energia do pulmão e provocam a transpiração, além de ajudar a eliminar a tristeza;
Alimentos salgados; intensificam a energia dos rins;
Alimento amargo como o café, é bom para a saúde do coração;
Alimentos ácidos, como abacaxi e limão, servem para expelir toxinas;
Alimentos adocicados fortalecem a energia do Baço.
A TEMPERATURA
Para a medicina tradicional chinesa, a temperatura dos alimentos tem um papel no equilíbrio corporal. No entanto quem sente frio devem ingerir alimentos de natureza quente ou morna como canela e gengibre, curry e alho. A hortelã é fria, ótima para inflamações e para quem sente muito calor, como mulheres na menopausa. Outra característica que a medicina chinesa defende são os horários, pois ingerir determinados alimentos fora do horário de plenitude de energia irá desequilibrar as funções de outros órgãos.
...A SAÚDE PERFEITA É FEITA DAQUILO
QUE COMEMOS, SENTIMOS E
VIVEMOS...